Bloqueador de anúncios detectado: Nosso site é possível exibindo anúncios online para nossos visitantes. Por favor, considere nos apoiar desativando seu bloqueador de anúncios em nosso site.
Poste aqui questões de Vestibulares ou questões que você obteve durante seu estudo para Vestibulares.
Informe a fonte, o ano e o assunto. Exemplo: (FUVEST - 2008) Logaritmos.
Sabe-se que [tex3]P(x)[/tex3] é um polinômio que dividido por [tex3](x - 1)[/tex3] deixa resto [tex3]2[/tex3] e, quando dividido por [tex3](x - 3),[/tex3] deixa resto [tex3]6.[/tex3]
Qual é o resto da divisão de [tex3]P(x)[/tex3] por [tex3]x^2 - 4x + 3?[/tex3]
Minha Resposta:
2x
Minha dúvida: para resolver o exercício, eu deduzi que [tex3]P(x)[/tex3] possui grau [tex3]2[/tex3]. Existe um método, digamos, menos intuitivo, de resolver esse tipo de problema?
Até mais!
Editado pela última vez por Daniel Hartmann em 02 Nov 2006, 13:10, em um total de 4 vezes.
"Nessa história de olho por olho, dente por dente, alguém sempre acaba cego." - Ditado popular Guia de Problemas Matemáticos - Um projeto integrante do Wikilivros.
Caraca, é incrível a coincidencia! Eu tive essa mesma duvida a duas semanas atras!
Tive duas duvidas, essa e uma sobre o grau do resto, que vai ser usada no final da questao.
A regrinha é que nem pros números.
Diz ae, se tu divide um número A por um B o resto tem que ser menor que B sempre,né?
Pros polinomios tem uma regra parecida. Quando tu divide [tex3]P(x)[/tex3] por [tex3]Q(x)[/tex3] o grau do resto vai ser sempre menor que o grau de [tex3]Q(X)[/tex3].
No exercício da EFEI, no final, o polinomio é dividido por um do segundo grau que nos mostra que o grau do resto pedido vai ser menor do que 1.
A primeira dúvida (a mesma que a sua) não existe por que o grau do [tex3]P(x)[/tex3] não é 2, pode ser qualquer um.hehehe, eu também fiquei assustado.
Mas o que tem que usar éo teorama do resto e algoritmo de euclides para divisão.
[tex3]P(1)=2[/tex3] pq P(x) dividido por (x-1) dá resto 2 (teorema do resto) [tex3]P(3)=6[/tex3]
algoritmo de euclides para divisao de [tex3]P(x)[/tex3] por [tex3]x^2-4x+3=(x-1)(x-3)[/tex3] dando qociente [tex3]Q(x)[/tex3] e resto [tex3]R(X)[/tex3]
[tex3]Q(X) \cdot (x-1)(x-3) + R(X) = P(X)[/tex3]
Substitui o valor de [tex3]p(1)[/tex3] e [tex3]p(3)[/tex3] e acha
[tex3]R(1)=2[/tex3] [tex3]R(3)=6[/tex3]
que agora dá pra achar [tex3]R(x)[/tex3] que é do primeiro grau, [tex3]R(X)=ax+b[/tex3]
[tex3]2=a+b[/tex3] [tex3]6=3a+b[/tex3]
[tex3]a=2[/tex3] [tex3]b=0[/tex3]
que é a resposta que você achou!!
flw :twisted:
Editado pela última vez por bigjohn em 02 Nov 2006, 16:00, em um total de 4 vezes.
Muito obrigado pelo auxílio bigjohn!!! Eu li sim que o grau do resto sempre será menor que o grau do divisor.
Até mais!
Editado pela última vez por Daniel Hartmann em 02 Nov 2006, 17:42, em um total de 3 vezes.
"Nessa história de olho por olho, dente por dente, alguém sempre acaba cego." - Ditado popular Guia de Problemas Matemáticos - Um projeto integrante do Wikilivros.
Em uma estrada de pista única, um carro de 4,0m de comprimento, cuja velocidade tem módulo igual a 22,0m/s, quer ultrapassar um caminhão longo, de 28,0m, que está com velocidade constante de módulo igual a 10,0m/s. O motorista do carro inicia a...
Um ferreiro prepara ferraduras para cavalos aquecendo-as ao fogo até que cheguem a 800ºC, afim de moldá-las. Uma ferradura de ferro de massa igual a 500g, naquela temperatura, foi jogada num tanque contendo 50L de água à temperatura ambiente, 25ºC....
Um dos problemas mais antigos de que se tem registro na história da Matemática é o da divisão da circunferência em arcos de mesma medida. O grau teve sua origem por volta de 5000 a.C. Acredita-se que seu surgimento se deu pela necessidade da...
Olá, marcos _aps. A cada [tex3]60min[/tex3] o ponteiro das horas percorre [tex3]30^\circ[/tex3] então, em [tex3]40min[/tex3] ele percorrerá [tex3]20^\circ[/tex3], logo, o ângulo [tex3]\theta[/tex3] será igual ao valor das cinco partes da...
20 gramas de cobre a 60ºC são colocados dentro de um calorímetro que contém 10g de água a 10ºC. Se a temperatura final do sistema constituído pelo calorímetro e pela mistura de água e cobre for 15ºC, qual é a equivalência em água do calorímetro? ...
A partir do experimento abaixo (numa solução aquosa de Na2SO4), foram feitas as seguintes seguintes afirmações: I. A e B são respectivamente O2(g) e H2(g). II. A e B são respectivamente H2O(g) e H2S(g). III. Forma-se 2 vezes mais B do que A. IV. B é...