• 🔴 [ENEM 2025 PPL Live 05] Matemática - Resolução de 156 até 160
  • 🔴 [ENEM 2025 PPL Live 04] Matemática - Resolução de 151 até 155
  • 🔴 [ENEM 2025 PPL Live 03] Matemática - Resolução de 146 até 150
  • 🔴 [ENEM 2025 PPL Live 02] Matemática - Resolução de 141 até 145
  • 🔴 [ENEM 2025 PPL Live 01] Matemática - Resolução de 136 até 140
  • 🔴 [ENEM 2025 Belém Live 09] Matemática - Resolução de 176 até 180

Físico-Químicareação acetato de metila e hidroxido de sódio: pH final Tópico resolvido

Argean Offline
Veterano
Agradeceu: 43 vezes
Agradeceram: 20 vezes
Mar 2026 26 09:43

reação acetato de metila e hidroxido de sódio: pH final

Mensagem por Argean »

Bom dia, Forum.

----------------------------------------------------
FUVEST ) Em uma experiência, realizada a 25 °C, misturaram-se volumes iguais de soluções aquosas de hidróxido de sódio e de acetato de metila, ambas de concentração 0,020 mol/L. Observou-se que, durante a hidrólise alcalina do acetato de metila, ocorreu variação de pH.

Calcule o pH da mistura de acetato de metila e hidróxido de sódio no instante em que as soluções são misturadas
(antes de a reação começar).

Resposta:
[OH] = 0,02 mol em 2 litros (mistura das duas soluções, considerando 1 L em cada)
[OH]= 0,01 mol/L = [tex3]10^{-2}[/tex3]
pOH=2
pH= 12
-----------------------------------------------------------

Tenho uma dúvida sobre essa reação. No gabarito dessa questão, foi considerada apenas a concentração das hidroxilas vindas da base (NaOH). Achei estranho no início, pois pensei que o acetato de metila também contribuísse com a concentração de OH realizando hidrolise em solução. Mas pesquisando, vi que o acetato, um éster, reage muito pouco em agua pura.
Então, seria essa a razão para considerar só as OH vindas do NaOH?
Editado pela última vez por Argean em 26 Mar 2026, 15:41, em um total de 1 vez.
Disciplina, disciplina, disciplina... um dia eu consigo.
lmtosta Offline
2 - Nerd
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 74 vezes
Mar 2026 26 10:13

Re: reação acetato de metila e hidroxido de sódio: pH final

Mensagem por lmtosta »

@Argean

Você pode verificar esta hipótese que levantou da seguinte maneira:

1) Acesse um "Handbook", ou algum outro material, contendo dados da Variação de Energia Livre Padrão de formação das espécies envolvidas na hidrólise do íon acetato, ou seja, a água propriamente, o íon acetato, o ácido acético e o íon hidróxido;

2) Calcule a Variação de Energia Livre Padrão de Reação para a hidrólise do íon acetato em água, com base nos dados do item 1;

3) Aplique a relação existente entre Energia Livre e Equilíbrio Iônico, usando a equação "K = e^(-dGº/RT)", com "e" sendo o inverso do logaritmo natural (Neperiano), tomando-se por base T = 298,15 K, por padrão;

4) Por fim, se "K <<< 1", você terá a comprovação de que, de fato, a hidrólise do acetato ocorreria em uma extensão muito pequena, desprezível para fins práticos.

Não estou podendo realizar este cálculo no momento, pois estou em um compromisso de trabalho, mas tente lá e depois nos diga o que achou!!!!!!!!

Abraços.
Argean Offline
Veterano
Agradeceu: 43 vezes
Agradeceram: 20 vezes
Mar 2026 26 10:25

Re: reação acetato de metila e hidroxido de sódio: pH final

Mensagem por Argean »

@lmtosta , bom dia.
Mais uma vez, muito obrigado por conseguir um tempo entre suas atividades pra me retornar. Sua preocupação com os detalhes sempre me surpreende. Não se incomode com os cálculos. Farei isso aqui. É interessante observar que a química tem pequenas sutilezas que, quando conhecidas, abrem uma janela.

Abs
Disciplina, disciplina, disciplina... um dia eu consigo.
Responder