Bloqueador de anúncios detectado: Nosso site é possível exibindo anúncios online para nossos visitantes. Por favor, considere nos apoiar desativando seu bloqueador de anúncios em nosso site.
O caráter ácido de uma espécie química depende de
fatores como as eletronegatividades dos átomos, a estabilidade da base conjugada e a solvatação. Assinale a sequência correta para a acidez de algumas espécies.
A) AsH3 < PH3 < NH3
B) HCl < HClO < HClO2
C) H2TeO4< H2SeO4 < H2SO4
D) HCO2H < CH3CO2H < C2H5CO2H
E) C6H5CO2H < O2N–C6H4(OH) < Cl–C6H4(OH)
Resposta
c
Editado pela última vez por JigsawMOD em 01 Nov 2021, 18:23, em um total de 1 vez.
Razão:readequação do título (regra 4)
O aumento da eletronegatividade do elemento central leva a um aumento da polarização da ligação com o grupo hidroxila, facilitando a saída do [tex3]H^+[/tex3]. Também poderíamos observar que o aumento dessa eletronegatividade aumenta a estabilidade da base conjugada dispersando melhor a carga negativa.
Como na letra c) temos o aumento da eletronegatividade, há também o aumento da força ácida. Alternativa correta.
Editado pela última vez por Tassandro em 01 Nov 2021, 11:47, em um total de 1 vez.
Relacione as substâncias da coluna A com os valores de Ka na coluna B.
Coluna A
1. Ácido 4-nitrobenzoico
2. Ácido benzoico
3. 4-nitrotolueno
4. Fenol
5. 4-metilfenol
6. 4-metiltolueno
Coluna B
a. 1,3x10^–10
b. 6,5x10^–11
c. 6,3x10^–5
d. 3,8x10^–4
A...
Não, veja que o nitrogênio nem mesmo tem um par de elétrons livres na função nitro, isso só ocorre nas aminas. Além do mais, mesmo que tivesse, todos os oxigênios já causam impedimento estérico suficiente para que nada chegue ali perto.
A maneira...
Bom domingo galera, A composição de um dos refrigerantes mais ácidos mundialmente consumido é mantida em segredo pelos seus produtores. Existe uma grande especulação em torno da “fórmula” dessa bebida, a qual envolve algumas das seguintes...
Basta você ver qual das substâncias é um ácido, uma vez que ele fala no enunciado "refrigerante ácido". Você verá que a resposta deve ser D, uma vez que é o único ácido (ácido fosfórico). Inclusive, se você pegar e olhar a...
Oi, gente. How you doin'? Atualmente eu estou estudando químia orgânica (início), mas já ouvi falar no conceito de ácido, base e pH. Mas só isso mesmo, por enquanto. Estava fazendo essa questão aqui (abaixo) e me perguntei: "ácido carboxílico ...
Os grupos responsáveis pela acidez e basicidade são aminas e ácidos carboxílicos porque um pode receber um íon H+ e outro doá-lo. Ésteres não contribuem para esse fenômeno, ou sua participação é desprezível. Ele só aparece na...
Oi, gente? Poderiam me ajudar nessa questão? Até que dá pra acertar facilmente essa questão através da fórmula molecular. Mas e se não desse? Eu provalmente precisaria do significado dessas palavrinhas, seja nessa questão ou em outra: básico,...
GAB:C, A formula da IBOGAINA é C20H26N2O, o que já eliminaria A e B/ ela é alcalina pela presença de amina secundária(mais forte e alcalina que as outras duas aminas)
Básico=Alcalino são a mesma coisa,ou seja,sinónimos
Adstringente=São Substâncias...