Bloqueador de anúncios detectado: Nosso site é possível exibindo anúncios online para nossos visitantes. Por favor, considere nos apoiar desativando seu bloqueador de anúncios em nosso site.
Dentro de um recipiente encontra-se uma vasilha flutuando sobre um líquido em repouso. No fundo dessa vasilha há um objeto maciço, homogêneo e com densidade maior que a do líquido. Olhando essa cena, um professor se imagina retirando o objeto da vasilha e abandonando-o sobre a superfície do líquido. O professor esboça quatro desenhos (A, B, C e D) que representam o objeto no fundo da vasilha (posição A) e três posições (B, C e D) do objeto durante seu deslocamento até o fundo do recipiente. O professor, propositadamente, não se preocupa em desenhar corretamente o nível do líquido. Em seguida, mostra esses desenhos aos seus alunos e pergunta a eles em qual das posições (A, B, C ou D) o volume do líquido deslocado pelo objeto é maior.
Screenshot_2.jpg (10.94 KiB) Exibido 3599 vezes
Entre as alternativas, assinale aquela que indica a resposta correta à pergunta do professor.
a) A
b) B
c) C
d) D
Acreditava que a resposta tinha que ser a letra c ou d, pois os 2 objetos deslocariam o liquido,
Resposta
a
Editado pela última vez por MateusQqMDMOD em 07 Mai 2020, 09:58, em um total de 1 vez.
Razão:arrumar título (regra 4).
Perceba que o volume do líquido deslocado na C e na D são os mesmos e maiores que na situação B.
Já no caso de A, como o sistema está em equilíbrio e as forças atuantes sobre a esfera são peso e empuxo temos:
[tex3]E=P=>dVg=mg\\Vdeslocado=\frac{m}{d}[/tex3]
Porém, se substituirmos a massa da esfera pelo produto da sua densidade pelo seu volume temos:
[tex3]Vdeslocado=\frac{dsól.×Vesfera}{d}[/tex3]
No encunciado, ele diz que a densidade da esfera é maior que a do líquido, sendo assim, o resultado da fração obtido será maior que 1, então teremos o seguinte:
[tex3]Vdeslocado=Vesfera +xVesfera[/tex3]
Ou seja, o volume deslocado na situação A será o maior.
Espero ter ajudado
Editado pela última vez por Ósmio em 07 Mai 2020, 10:26, em um total de 1 vez.
Ósmio, caramba rsrsrs, essa linha eu não entendi [tex3]Vdeslocado=Vesfera +xVesfera[/tex3]
Volume deslocado tem que ser maior que 1 mais dai como você pode afrimar que ele é igual a vesfera + uma porcentagem do v da esfera porque?
Bom se você me disser que voce está considerando assim: o volume da vasilha é maior que o volume da esfera logo o volume deslocado, é volume da vasilha = volume da esfera + xVolume da esfera... Sim concordo, eu acho rsrsrsrs...
Mas po, nos 2 últimos casos, visualmente, o volume deslocado é maior, so que se voce considerar hipoteticamente por exemplo que a vasilha ela vai ficar emersa depois de tirar a bolinha, realmente o volume deslocado da primeira figura é maior do que da ultima, fora isso, se eu tenho 2 objetos e eles estão submersos separados, se eu colocar um dentro do outro eu devo considerar só o volume do que ta de fora, não do que ta de dentro não? kkk
Editado pela última vez por JW7BR em 07 Mai 2020, 11:18, em um total de 2 vezes.
Perceba que o volume total deslocado será o volume da esfera, mais 50% do volume dela, justamente porque a densidade do sólido é maior que a do líquido (ver enunciado), assim, mesmo se nós não soubessemos as densidades de cada um, saberíamos que o volume deslocado seria o volume da esfera + uma fração do seu volume.
Gostaria de disponibilizar para vocês os gabaritos provisórios da EEAr de todos os anos que eu encontrei
OBS: Os gabaritos provisórios não estão marcando as questões que formam anuladas!!!! Porém acredito que isso não vá prejudicar seu estudo.
Link...
Leia: “O meu amanhecer tem o cantar do galo O cheiro do mato com gota de orvalho...” As palavras destacadas nos versos acima são formadas, respectivamente, por derivação a) parassintética, imprópria, parassintética. b) imprópria, regressiva,...
Uma amostra de um gás ideal sofre a transformação termodinâmica do estado A para o estado B representada no gráfico P (pressão) em função de T (temperatura) representada a seguir: Entre as alternativas, assinale aquela que melhor representa o...
Um jogador de basquete lança manualmente de uma altura “h” uma bola com uma velocidade de módulo igual a [tex3]v_0[/tex3] e com um ângulo em relação a horizontal igual a [tex3]\theta[/tex3], conforme o desenho. No mesmo instante, o jogador sai do...
Uma determinada turma de eletrônica da EEAr resolveu construir um transmissor que operasse na freqüência de [tex3]100\text{ MHz}[/tex3]. Além disso, os alunos projetaram uma antena receptora que possuía comprimento igual a [tex3]\frac{1}{4}[/tex3]...