Bloqueador de anúncios detectado: Nosso site é possível exibindo anúncios online para nossos visitantes. Por favor, considere nos apoiar desativando seu bloqueador de anúncios em nosso site.
Metanol pode ser sintetizado diretamente a partir do monóxido de carbono e do hidrogênio. Sabendo-se que os calores de combustão do monóxido de carbono e do metanol a 25°C, são respectivamente, 283,12 kJ/mol e 726,97kJ/mol, calcule o calor de reação na formação de 2,0 g de metanol a 25°C, pela reação de hidrogenação direta do monóxido de carbono.
Dados: Massas atômicas: H = 1 u.m.a. C = 12 u.m.a. O = 16 u.m.a.
Calores de formação a 25°C: ([tex3]\Delta Hf^{\circ}[/tex3])[tex3]CO_{2}[/tex3] = - 393,70 kJ/mol
([tex3]\Delta Hf^{\circ}[/tex3])[tex3]H_{2}O[/tex3] = - 281,79 kJ/mol
Resposta
42,2 kJ
Editado pela última vez por kevin22 em 23 Ago 2014, 16:18, em um total de 1 vez.
A equação química do processo proposto é: [tex3]CO_{(g)}+2H_{2_{(g)}} \rightarrow CH_3OH_{(\ell)}[/tex3]
A variação da entalpia [tex3](\Delta H)[/tex3] dessa reação é: [tex3]\Delta H_{reacao} = \sum \Delta H_{formacao\ dos \ produtos}-\sum \Delta H_{formacao\ dos \ reagentes}[/tex3] [tex3]\Delta H_{reacao}=\left(\Delta H_{f_{CH_3OH}}\right)-\left(\Delta H_{f_{CO}}+2\cdot \Delta H_{f_{H_2}}\right)[/tex3]
Como [tex3]\Delta H_{f_{H_2}}=0[/tex3], ficamos: [tex3]\Delta H_{reacao}=\Delta H_{f_{CH_3OH}}-\Delta H_{f_{CO}}[/tex3][tex3](I)[/tex3]
A combustão do metanol: [tex3]CH_3OH+\frac{3}{2} O_2 \rightarrow CO_2 +2H_2O[/tex3] [tex3]\Delta H_{reacao}=\left(\Delta H_{f_{CO_2}}+2 \cdot \Delta H_{f_{H_2O}}\right)-\left(\Delta H_{f_{CH_3OH}}+\frac{3}{2}\cdot \Delta H_{f_{O_2}}\right)[/tex3]
2 gramas de metanol correspondem a 0,0625 mol. Por uma regra de três, obtemos que a enregia liberada na formação desa quantidade é [tex3]0,0625 \times 119,3=7,49 \ kJ[/tex3].
Não cheguei ao seu gabarito, mas creio que ao menos posso ter dado uma luz na solução.
Espero ter ajudado!
Editado pela última vez por cajuADMIN em 14 Jun 2024, 00:08, em um total de 2 vezes.
Razão:tex --> tex3
As erupções vulcânicas são responsáveis pela emissão de diversos gases na atmosfera, entre eles o dióxido de carbono. Em temperaturas elevadas, esse gás decompõe-se em monóxido de carbono e oxigênio, com absorção de calor, segundo a equação abaixo. ...
Sobre os lados [tex3]AB[/tex3] e [tex3]BC[/tex3] de um quadrado [tex3]ABCD[/tex3] são construídos os triângulos equiláteros [tex3]ABM[/tex3], interiormente, e [tex3]BCP[/tex3], exteriormente ao quadrado. Demonstre que os pontos, [tex3]D[/tex3], [tex3]M[/tex3] e [tex3]P[/tex3] são colineares.
Determine os parâmetros [tex3]\alpha,\ \beta ,\ \gamma[/tex3] e [tex3]\delta[/tex3] da transformação complexa, [tex3]W=\frac{\alpha Z+\beta}{\gamma Z+ \delta}[/tex3], que leva os pontos [tex3]Z=0,[/tex3][tex3]-i[/tex3], [tex3]-1[/tex3] para...
Cara, eu criei uma conta aqui só pra te mandar a solução, mas eu não entendo como a plataforma funciona e como fazer as letrinhas especiais. Se não se importar, tem como me chamar no Whats? Eu mando a imagem da resolução por lá, e você publica aqui,...
Uma soma finita de números inteiros consecutivos, ímpares, positivos ou negativos é igual a [tex3]7^{3}[/tex3]. Determine a razão dessa P.A. a) [tex3]4[/tex3]. b) [tex3]3[/tex3]. c) [tex3]2[/tex3]. d) [tex3]1[/tex3] e) [tex3]-1[/tex3].
(IME-1998) A magnetita é um minério formado em sua maior parte por óxido misto de ferro [tex3]Fe_{3}O_{4}[/tex3]. Ao fazer o tratamento de 100,0 g de uma amostra do minério, com ácido sulfúrico, obtém-se 29,5g de água. Determine: