• 🔴 [ENEM 2025 PPL Live 05] Matemática - Resolução de 156 até 160
  • 🔴 [ENEM 2025 PPL Live 04] Matemática - Resolução de 151 até 155
  • 🔴 [ENEM 2025 PPL Live 03] Matemática - Resolução de 146 até 150
  • 🔴 [ENEM 2025 PPL Live 02] Matemática - Resolução de 141 até 145
  • 🔴 [ENEM 2025 PPL Live 01] Matemática - Resolução de 136 até 140
  • 🔴 [ENEM 2025 Belém Live 09] Matemática - Resolução de 176 até 180

GramáticaTempo verbal Tópico resolvido

RypKai Offline
Pleno
Agradeceu: 21 vezes
Agradeceram: 6 vezes
Jul 2024 16 13:29

Tempo verbal

Mensagem por RypKai »

(USCS 2023. 1 semestre)
“Nunca conheci quem tivesse levado porrada.
Todos os meus conhecidos têm sido campeões em tudo.”
(1a
estrofe)
Ao se substituir o tempo verbal composto por sua forma simples, o segundo verso assume a seguinte redação:
(A) Todos os meus conhecidos seriam campeões em tudo.
(B) Todos os meus conhecidos foram campeões em tudo.
(C) Todos os meus conhecidos eram campeões em tudo.
(D) Todos os meus conhecidos são campeões em tudo.
(E) Todos os meus conhecidos serão campeões em tudo.
Resposta

B
Olá,
por que o exercício considerou "têm sido" como pretérito perfeito, e não presente do indicativo? Para facilitar a pergunta, será que não existe alguma locução verbal que seja equivalente à "têm sido", a qual demonstre esse pretérito perfeito?
FelipeMartin Offline
4 - Sabe Tudo
Agradeceu: 119 vezes
Agradeceram: 169 vezes
Jul 2024 16 14:17

Re: Tempo verbal

Mensagem por FelipeMartin »

Palpite não acadêmico:

Acho que acontece uma certa ambigüidade sim. Pois associamos ao presente hábitos também, e você poderia argumentar talvez a letra D que faz até mais sentido para mim. Se a competição está ocorrendo no momento da fala, a mim o presente parece mais adequado.

Justificação do pretérito perfeito: Sido é o particípio do verbo ser. O particípio transmite uma noção de conclusão da ação verbal, indicando uma ação que já está finalizada. É utilizado majoritariamente na voz passiva, em tempos compostos e em locuções verbais: tem sido, tenho sido, tenha sido, tivesse sido, havia sido.

De novo, para mim, "têm sido" dá um sentido de hábito que se prolonga até o presente, não faz muito sentido não usar o "foram" em vez dessa locução.Talvez seja um vício meu.

Infelizmente, a conjugação é essa mesmo.
conjugacao.png
φως εσύ και καρδιά μου εγώ πόσο σ' αγαπώ.
RypKai Offline
Pleno
Agradeceu: 21 vezes
Agradeceram: 6 vezes
Jul 2024 17 11:02

Mensagem por RypKai »

FelipeMartin escreveu: 16 Jul 2024, 14:17 Palpite não acadêmico:

Acho que acontece uma certa ambigüidade sim. Pois associamos ao presente hábitos também, e você poderia argumentar talvez a letra D que faz até mais sentido para mim. Se a competição está ocorrendo no momento da fala, a mim o presente parece mais adequado.

Justificação do pretérito perfeito: Sido é o particípio do verbo ser. O particípio transmite uma noção de conclusão da ação verbal, indicando uma ação que já está finalizada. É utilizado majoritariamente na voz passiva, em tempos compostos e em locuções verbais: tem sido, tenho sido, tenha sido, tivesse sido, havia sido.

De novo, para mim, "têm sido" dá um sentido de hábito que se prolonga até o presente, não faz muito sentido não usar o "foram" em vez dessa locução.Talvez seja um vício meu.

Infelizmente, a conjugação é essa mesmo.

conjugacao.png
Muito obrigado pela ajuda, FelipeMartin. Realmente, os tempos verbais na gramática, às vezes, não fazem sentido no ponto de vista coloquial.
FelipeMartin Offline
4 - Sabe Tudo
Agradeceu: 119 vezes
Agradeceram: 169 vezes
Jul 2024 17 11:06

Mensagem por FelipeMartin »

Faz pensar se foi uma distorção vulgar que criou esse sentido para a gente. Talvez os grandes escritores entendam a expressão no pretérito perfeito em vez do presente do indicativo.
φως εσύ και καρδιά μου εγώ πόσο σ' αγαπώ.
Responder