Algumas dúvidas abaixo e minhas tentativas de analisar. Só tenho gabaritos de perguntar específicas, não das orações inteiras analisadas. Último post de análise sintática que eu faço, agradeço de mais a quem sanar minhas dúvidas.
1. “Não me preocupa o futuro, julgo-me capaz de enfrentar qualquer dificuldade.”
De acordo com o gabarito:
me: Objeto direto.
O futuro: Sujeito.
Capaz: predicativo do objeto. -> Não entendi isso de jeito nenhum.
Dificuldade: Objeto direto.
2. "Todos nós consideramos a sua atitude infantil".
Minha tentativa:
Todos nós: Sujeito simples.
Consideramos: VTD ou VTI? Considera alguma coisa ou a alguma coisa. Eu iria de VTD aqui.
A sua atitude: Objeto direto.
Infantil: Predicativo do objeto.
3. "A criançada continua no jardim".
A criançada: Sujeito simples.
Continua: Neste caso, me parece ser VTI.
No jardim: Objeto indireto.
4.“Quando enxotada por mim foi pousar na vidraça.”
Ela: Sujeito oculto e paciente. -> Não faço ideia se isso é possível.
Quando enxotada: Locução verbal. -> Isso pode ser classificado em termos de verbo?
Por mim: Agente da passiva.
Foi pousar: VTI. Quem pousa, pousa em algum lugar.
Na vidraça: Adjunto adverbial de lugar.
Sinto que nesse questão posso estar errado em quase tudo.
5. "Aqui se trabalha".
Trabalha: Verbo intransitivo?????
se: ???
Aqui: Adjunto adverbial de lugar???
6. "A jovem passeava tranquilamente".
A jovem: sujeito simples.
Passeava: Verbo intransitivo.
Tranquilamente: Predicativo do sujeito?? Adjunto adverbial de modo??
7. "Mariana fez o concurso esperançosa".
Mariana: Sujeito simples.
Fez: Neste caso, VTD.
O concurso: Objeto direto.
Esperançosa: Predicativo do sujeito.
Gramática ⇒ Análise sintática - dúvidas Tópico resolvido
- Borracha94 Offline
-
Usuário Excluído 30973
Nov 2024
01
19:15
Re: Análise sintática - dúvidas
Olá
1. capaz funciona como predicativo do sujeito "eu", que está implícito na forma verbal "julgo-me".
O predicativo do sujeito é uma palavra ou expressão que caracteriza o sujeito, dando pra ele uma qualidade ou estado. No caso, capaz descreve uma característica do sujeito que é a pessoa que julga. Assim,"julgo-me capaz" indica que a pessoa se considera habilitada ou apta para enfrentar dificuldades.
2.
o verbo "consideramos" é VTD. Isso porque, ele exige um objeto direto, que no caso é "a sua atitude infantil". Não há preposição que ligue o verbo a esse complemento, caracterizando, assim, a transitividade direta.
3.
"continua" é um verbo de ligação e, portanto, não é VTD nem VTI. O verbo "continuar" pode ser considerado um verbo intransitivo nesse caso, pq não exige objeto direto ou indireto. O complemento "no jardim" funciona como um adjunto adverbial de lugar, indicando onde a ação ocorre.
4. essa aí eu achei meio difícil kkkkkkkk vou tentar depois e mando aqui
5.
trabalha é considerado VI, pq não exige um objeto direto ou indireto. A construção "se trabalha" indica uma ação impessoal, onde não se especifica quem realiza a ação.
A expressão "se" indica que a ação é realizada de forma impessoal, ou seja, não especifica quem trabalha.
aqui é adjunto adverbial de lugar. indica onde a ação acontece.
6.
tranquilamente é um adjunto adverbial de modo. Esse adjunto indica a maneira como a ação de passear é feita.
7. ok!
Não sei se tirei todas as dúvidas, qualquer coisa, só mandar
1. capaz funciona como predicativo do sujeito "eu", que está implícito na forma verbal "julgo-me".
O predicativo do sujeito é uma palavra ou expressão que caracteriza o sujeito, dando pra ele uma qualidade ou estado. No caso, capaz descreve uma característica do sujeito que é a pessoa que julga. Assim,"julgo-me capaz" indica que a pessoa se considera habilitada ou apta para enfrentar dificuldades.
2.
o verbo "consideramos" é VTD. Isso porque, ele exige um objeto direto, que no caso é "a sua atitude infantil". Não há preposição que ligue o verbo a esse complemento, caracterizando, assim, a transitividade direta.
3.
"continua" é um verbo de ligação e, portanto, não é VTD nem VTI. O verbo "continuar" pode ser considerado um verbo intransitivo nesse caso, pq não exige objeto direto ou indireto. O complemento "no jardim" funciona como um adjunto adverbial de lugar, indicando onde a ação ocorre.
4. essa aí eu achei meio difícil kkkkkkkk vou tentar depois e mando aqui
5.
trabalha é considerado VI, pq não exige um objeto direto ou indireto. A construção "se trabalha" indica uma ação impessoal, onde não se especifica quem realiza a ação.
A expressão "se" indica que a ação é realizada de forma impessoal, ou seja, não especifica quem trabalha.
aqui é adjunto adverbial de lugar. indica onde a ação acontece.
6.
tranquilamente é um adjunto adverbial de modo. Esse adjunto indica a maneira como a ação de passear é feita.
7. ok!
Não sei se tirei todas as dúvidas, qualquer coisa, só mandar
- Aragao01 Offline
- Nome completo: Luan Souza Aragão de Oliveira
Nov 2024
11
10:35
Re: Análise sintática - dúvidas
Na 4 , quando ela foi enxotada por mim, ou seja "ela" o sujeito oculto está sofrendo a ação, dessa forma sujeito oculto paciente.
-