Off-Topic ⇒ Estudos - Livros, Cursinho etc.
Mar 2023
24
19:43
Re: Estudos - Livros, Cursinho etc.
Olá a todos! Este é meu primeiro post no fórum. Desculpe, o português não é minha língua nativa, então peço desculpas antecipadamente por qualquer erro. Eu estudo baixas temperaturas. Eu gostaria de aprender sobre congelamento em biologia e medicina.
Jul 2023
12
09:57
Usar livros de forma eficiente no estudo é um assunto importante e estou feliz em ajudar com suas perguntas. Tenha em mente que cada pessoa tem seu próprio estilo de aprendizado, e o que funciona para um pode não funcionar para outro. 
Comece definindo seus objetivos e o propósito do seu estudo. Isso ajudará você a se concentrar em tópicos específicos e escolher literatura relevante. A leitura ativa tornará o processo mais interativo. Destaque os pontos-chave, faça anotações, resumos ou mapas mentais. Isso ajudará a absorver e organizar as informações.

A prática também é uma parte crucial do aprendizado. Se o seu livro contiver exercícios ou problemas, faça-os regularmente. Isso ajudará a solidificar o conhecimento e desenvolver habilidades práticas.

Estabeleça uma rotina de estudo regular. Divida o tempo de estudo em sessões menores e mantenha-se consistente. Isso o ajudará a permanecer no caminho certo e evitar a procrastinação.

Quanto aos livros do Professor Marcelo Rufino, eles geralmente são elogiados por sua qualidade e relevância para a preparação de concursos militares. No entanto, a escolha da literatura é uma decisão pessoal. Recomendo ler avaliações de outros estudantes para obter uma visão mais completa sobre a qualidade do material.

Em relação aos cursinhos preparatórios, eles podem ser úteis, especialmente se você prefere uma abordagem mais estruturada e orientada. Além do material, muitos cursinhos oferecem aulas, simulados e suporte de professores, o que pode ser benéfico para o seu progresso.

No final das contas, o melhor método de estudo depende das suas preferências, recursos disponíveis e estilo de aprendizado. Experimente diferentes abordagens e encontre o que funciona melhor para você. Lembre-se de que consistência, disciplina e determinação são essenciais para alcançar seus objetivos de estudo. Boa sorte em seus estudos e não hesite em fazer mais perguntas!

Comece definindo seus objetivos e o propósito do seu estudo. Isso ajudará você a se concentrar em tópicos específicos e escolher literatura relevante. A leitura ativa tornará o processo mais interativo. Destaque os pontos-chave, faça anotações, resumos ou mapas mentais. Isso ajudará a absorver e organizar as informações.
A prática também é uma parte crucial do aprendizado. Se o seu livro contiver exercícios ou problemas, faça-os regularmente. Isso ajudará a solidificar o conhecimento e desenvolver habilidades práticas.
Estabeleça uma rotina de estudo regular. Divida o tempo de estudo em sessões menores e mantenha-se consistente. Isso o ajudará a permanecer no caminho certo e evitar a procrastinação.
Quanto aos livros do Professor Marcelo Rufino, eles geralmente são elogiados por sua qualidade e relevância para a preparação de concursos militares. No entanto, a escolha da literatura é uma decisão pessoal. Recomendo ler avaliações de outros estudantes para obter uma visão mais completa sobre a qualidade do material.
Em relação aos cursinhos preparatórios, eles podem ser úteis, especialmente se você prefere uma abordagem mais estruturada e orientada. Além do material, muitos cursinhos oferecem aulas, simulados e suporte de professores, o que pode ser benéfico para o seu progresso.
No final das contas, o melhor método de estudo depende das suas preferências, recursos disponíveis e estilo de aprendizado. Experimente diferentes abordagens e encontre o que funciona melhor para você. Lembre-se de que consistência, disciplina e determinação são essenciais para alcançar seus objetivos de estudo. Boa sorte em seus estudos e não hesite em fazer mais perguntas!
-
Auto Excluído (ID: 23699)
Jul 2023
12
16:20
É o momento de questionar quanto às soluções do ChatGPT aqui no fórum? 
-
Usuário Excluído 27962
Out 2024
27
10:35
1 1. Não precisa escrever com as mãos pra aprender algum conhecimento (pois se assim fosse alguém cego não podera aprender nada). Não precisa falar em voz alta (mudos podem aprender). Contudo, é claro que esses recursos aceleram o processo de se aprender e são todos necessários e imprescindíveis pra se fazer qualquer coisa.MarceloAncap9 escreveu: 31 Dez 2022, 16:28 Eu, que sou só um curioso que não é formado em nada e leio e faço continhas malmente, ficava com o problema de ter aproveitamento de 100% de algo, cheguei até pensar em pegar todos meus pnld, anteriores ao ensino médio, de exatas (tenho pelo menos uns 15 deles, todos do antigo ensino médio) e transcrever as resoluções das questões dele pra folhas de papel A4 e deixar guardado. Hoje em dia eu acho que fazer isso não é valido e não tem fundamento nenhum. Nesse caso, recomendo só pegar o livro original/colorido e, de alguma forma, imprimir todo dele em preto em branco. Só como forma de conservar os livros, tenho um de 2004-2006 e outro de 2012-2014 que se desprenderam todas as páginas (isso é pra mim é um grande golpe). Como esses livros possuem no máximo 500 páginas (nenhum dos meus chegas a isso, chega no máximo a 300 páginas), acho bom, pra conservar, dividir o livro a cada 250 páginas a xerox.
Quando eu for resolver as questões do PDF do tópicos de física vou resolver tudo no papel, fazendo o mínimo de pressão possível, e apagar conforme a página lota. Só vou fazer isso por causa que eu acredito na memoria mecânica quando se escreve. Se não fosse por isso ia usar só o paint (no mouse mesmo) pra usar como rascunho das questões: vou usar o paint como rascunho pra resolver meus pnlds, visto que quando eu for resolver esses pnld eu já vou ter aprendido os assuntos de exatas através dos PDFs.
O negócio é ler e não anotar nada, só usando aquilo que é possível guardar no pensamento, e o tendo como única ferramenta (isso é pelo menos o que eu vou colocar em prática algum dia).
1.2. Imprimir um livro por inteiro não pode, pois não respeita os direitos autorais. É preciso universalizar uma forma de estudo que possa ser feita por todos, isto é, PDF também não é valido, pois vai contra os direitos autorais.
2. Memória mecânica (escrever com lápis) representará uma parcela muito pequena do conhecimento se houver uma revisão permanente. Entendo por revisão permanente nunca aceitar como dado a resolução de questões, as desenvolvendo-as e acertando ou as errando, e sempre fazê-las sempre quando for revisar, por exemplo. Isso aceleraria a assimilação de um dado assunto, tanto no livro em questão como em qualquer outro livro.
2.1. Não recomendo computador pra quem quer estudar, pois além de ser caro pode parar de funcionar. Na pior das hipóteses tu terá que ter uma noção de vinte seis séculos de pensamento ocidental, saber geometria análtica e ainda vai ter que que entender de computador. Então aí não dá, é melhor parar. Recomendo um celular smarthphone mais barato possível e instalar algum aplicativo de rabiscar a tela (pra fazer continhas. Além de poder escrever texto bruto pra responder questões escritas de livros de história, por exemplo). O negócio, mesmo, seria não depender em nada de objetos eletrônicos. Só não acho mais necessário usar papel quando se pode rabiscar na tela do celular ou num computador (e olha que nem precisa de mesa digitalizadora ou qualquer coisa além do básico, visto poder usar o mouse). O restante é tudo físico, desde livros até dicionários. Nada de usar internet, salvo caso de baixar un PDF de domínio público (pois respeita os direitos autorais).
3. Eu recomendo decorar os conceitos acadêmicos, visto que é assim que funciona qualquer ciência, são baseadas em definições rigorasas e exatas na qual dificilmente pode ser diferente de como ela é. Até pra um dia pode ser dizer que não há fundamentos, hipótese essa que eu não acredito (pois se tudo fosse relativo não valia de nada qualquer racionalidade), é necessário que antes se tenha fundamentação.
-