Bloqueador de anúncios detectado: Nosso site é possível exibindo anúncios online para nossos visitantes. Por favor, considere nos apoiar desativando seu bloqueador de anúncios em nosso site.
Considerando as coordenadas geográficas, a estátua do Cristo Redentor, tombada como patrimônio cultural, localiza-se no
A) fuso horário +3 GMT.
B) norte do Trópico de Capricórnio.
C) leste do Meridiano de Greenwich.
D) Hemisfério Setentrional em baixas latitudes.
E) trópico iluminado perpendicularmente no solstício.
Resposta
B) norte do Trópico de Capricórnio.
Anexos
859689568956859685096890890534.png (200.4 KiB) Exibido 2361 vezes
De acordo com a imagem de satélite, a estátua do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, localiza-se mais próxima da latitude 22° 57’ sul e da longitude 43° 13’ oeste. Essa latitude indica que o monumento está no norte do Trópico de Capricórnio (23° 27’ 30” sul). As alternativas A e C estão incorretas, pois as longitudes informadas estão a oeste do Meridiano de Greenwich, consequentemente, as horas diminuem em relação ao meridiano central. No caso do Rio de Janeiro, o fuso é –3 GMT. A alternativa D está incorreta porque o patrimônio cultural está no Hemisfério Sul (Meridional ou Austral). A alternativa E está incorreta, pois nos solstícios os trópicos de Câncer e de Capricórnio são iluminados perpendicularmente e a latitude do Cristo Redentor localiza-se ao norte do Trópico de Capricórnio e ao sul do Trópico de Câncer.
Olá, estava resolvendo o exercício logo abaixo, mas minha resposta não bateu com o gabarito, fiquei "encafifado", pois não estou encontrando uma maneira de resolver para chegar no resultado do gabarito.
Na minha opinião o primeiro do outro forum que resolveu esta quetão erro quando foi a achar a diferença entre as horas de Rio Branco e Fernando de Noronha, pois como eu ja coloquei no meu post acima para...
Os fusos horários, faixas esféricas imaginárias de quinze graus de longitude situadas entre dois meridianos, determinam as horas na superfície da Terra com base no meridiano de Greenwich. O território brasileiro, localizado a oeste do meridiano de...
csmarcelo, mesmo raciocínio. Quem estiver mais a leste (a direita do mapa) o dia para essa pessoa começa primeiro. X está a leste de Y e ambos tem o mesmo fuso horário. Vamos dizer (para visualizar melhor) que quando bate o raio solar começa o dia...
A tabela apresenta os horários locais de partida e de chegada de voos diretos de avião realizados entre duas cidades, X e Y, em um mesmo dia. Considerando-se essa informação, os dados da tabela e sabendo-se que as duas cidades estão situadas em...
[tex3]t_{xy}[/tex3]: tempo gasto para viajar de X para Y [tex3]t_{yx}[/tex3]: tempo gasto para viajar de Y para X Velocidade e tempo são grandezas inversamente proporcionais. Logo,
Em um voo internacional, um avião saiu de Tóquio, capital do Japão, às 00h19min do dia 1° de janeiro de 2019, com destino a Los Angeles, cidade localizada na costa oeste dos Estados Unidos da América, distante de Tóquio cerca de 8.700 km em via...
Um jatinho particular levanta vôo de uma cidade localizada a 15º oriental do Meridiano de Greenwich às 22h do dia 10 de janeiro, em direção à cidade de São Paulo. Depois de nove horas do início da viagem, o avião pousa na capital paulista. Sabendo...
"O que não entendi nessa questão é que ele não me da o fuso que esta a cidade de são paulo , então como vou descobrir que horas é lá para somar as 9 horas de viagem ?"
Seria preciso saber o fuso de São Paulo. Sugiro que você procure no...