Bloqueador de anúncios detectado: Nosso site é possível exibindo anúncios online para nossos visitantes. Por favor, considere nos apoiar desativando seu bloqueador de anúncios em nosso site.
Um corpo A é abandonado de um ponto situado a 12 m acima do solo. No mesmo instante, um corpo B é lançado verticalmente do solo de baixo para cima, com velocidade inicial Vo, e atinge a altura máxima de 12 m. Desconsiderando a resistência do ar, considerando g = 10 [tex3]\frac{m}{s^{2}}[/tex3] e chamando respectivamente Va e Vb os módulos da velocidade dos corpos A e B quando se localizam a 6 m de altura do solo, o valor da razão [tex3]\frac{Va}{Vb}[/tex3] é:
758_Especex00_12_questo_1.jpg (10.52 KiB) Exibido 111 vezes
a) [tex3]\frac{-1}{4}[/tex3]
b) 0
c) [tex3]\frac{1}{4}[/tex3]
d) 1
e) 2
Olá galera, para variar, mais uma questãozinha que não consigo resolver, se alguém puder ajudar-me ficarei muito grato.
Se puderem resolver de uma forma bem didática para facilitar a compreensão me ajudaria muitoooooooooooo!!!!!
AGRADEÇO ANTECIPADAMENTE
SEM MAIS. JOÃO.
Editado pela última vez por JOÃO ANTÔNIO VIEIRA em 21 Dez 2007, 13:25, em um total de 1 vez.
O corpo B possui velocidade inicial, sabemos que quando a velocidade é zero o corpo atingiu sua altura máximo que no caso vale 12m, usando Torricelli. (o sinal negativo deve-se ao fato que o movimento é contra a força gravitacional):
[tex3]V^2 = V_0^2 - 2\cdot a \cdot \Delta S[/tex3]
[tex3]0 = V_0^2 - 2\cdot 10 \cdot 12[/tex3]
[tex3]V_0 = \sqrt{240}[/tex3]
Agora achei o tempo para que o corpo B chegasse a 6m (acredito que tenha errado alguma coisa a partir daqui, nao deu mto certo)
[tex3]S = S_0 + V_0\cdot t - \frac{a \cdot t^2}{2}[/tex3]
[tex3]6 = 0 + \sqrt{240}\cdot t - \frac{10\cdot t^2}{2}[/tex3]
em ambos casos o tempo é positivo entao fica dificil excluir um, eu pensei em escolher o maior tempo pois temos uma velocidade incial de [tex3]\sqrt{240}[/tex3] que maior que a aceleração da gravidade, portanto não é suficiente para 6 segundos... vamos pegar o maior tempo e fazer o teste,substituindo na equação do espaço, ser S der 6 é porque o maior tempo é o correto
a relação é essa mesmo, porém ess questão é conceitual e não requer cálculos:
a pedra que é lançada para cima, .parte com velocidade [tex3]v_o[/tex3] e sobe até que [tex3]v=0[/tex3] atingindo a altura máxima de [tex3]12m[/tex3]. Em seguida começa a cair (agora extamente como a pedra que cai abandonada de 12m) e vai ganhando velocidade até que [tex3]v=v_o[/tex3] novamente, no instante de atingir o solo.
Como o tempo de subida é igual ao de descida:
37_FIS_16.jpg (12.05 KiB) Exibido 111 vezes
Editado pela última vez por Thales Gheós em 03 Jan 2008, 16:24, em um total de 1 vez.
Pessoal, tenho uma dúvida. Uma questão que não consigo entender:
veja bem. Se tenho uma equação, seja de 1º ou de 2º grau, tenho uma variável x. Como sei se esse x é positivo ou negativo? Pelo número que o multiplica, certo?. Por exemplo,...
Um carrinho em uma montanha-russa desce pela trilha mostrada abaixo. A partir do ponto mostrado na figura, conforme o carrinho anda, o que acontece com os módulos de sua velocidade e sua aceleração na direção do movimento? O módulo da componente da...
Por energia e desconsiderando dissipaçoes , percebe-se que em cada instante a energia potencial vai se convertendo em velocidade , assim a velocidade aumenta.
Logo se a velocidade aumenta com o tempo (nao necessariamente de maneira linear) ,...