Bloqueador de anúncios detectado: Nosso site é possível exibindo anúncios online para nossos visitantes. Por favor, considere nos apoiar desativando seu bloqueador de anúncios em nosso site.
Poste aqui questões de Vestibulares ou questões que você obteve durante seu estudo para Vestibulares.
Informe a fonte, o ano e o assunto. Exemplo: (FUVEST - 2008) Logaritmos.
Editado pela última vez por cajuADMIN em 11 Jun 2024, 09:38, em um total de 2 vezes.
Razão:tex --> tex3
"Se você se sente menos e menos satisfeito com suas respostas a perguntas que você mesmo elabora mais e mais perfeitamente, é sinal de que sua capacidade intelectual está aumentando."
Charles Churchman
Qual é o nome desta regra [tex3]\dfrac{a}{b}-\dfrac{c}{d}=\dfrac{ad-bc}{bd}[/tex3], e também, é possível resolver com Racionalização, pois é o tema que estou estudando?
Editado pela última vez por RickMath em 02 Abr 2014, 13:37, em um total de 1 vez.
Olá,
Não é bem uma "regra", ele apenas fez m.m.c das incógnitas,ou seja, trocou, de modo que tenhámos mesmo denominadores, consequentemente ele multiplicam o numerador(é uma coisa elementar), e no Exercício não precisamos de usar racionalização. Esse Exercício não é um Exercício necessariamente de racionalização mas está ligado a simplificação de uma expressão. Tirando o m.m.c, temos: [tex3]\dfrac{1}{2-\sqrt 2}-\dfrac{1}{2+\sqrt 2}=\dfrac{1\cdot(2+\sqrt 2)-1\cdot (2-\sqrt 2) }{(2-\sqrt 2)(2+\sqrt 2)}[/tex3]. Sabemos que pelo caso notável que: [tex3]a^{2}-b^{2}=(a-b).(a+b)[/tex3] logo [tex3](2-\sqrt 2)\cdot (2+\sqrt 2)=2^{2}-(\sqrt{2})^{2}=4-2=2[/tex3]. Depois teremos [tex3]\sqrt{2}-1[/tex3], lembra que tinhámos aquele -1 do lado, evitamos usar ele para evitar com que a expressão tornasse-se extensa(longa) e com um olhar complexo. A resposta é mesmo letra D.
Espero ter contribuído.
Editado pela última vez por cajuADMIN em 11 Jun 2024, 09:38, em um total de 2 vezes.
Razão:tex --> tex3
Sem querer entrar numa discussão inútil, nunca achei "correto" falar que isso é tirar o m.m.c, uma vez que m.m.c é entre números inteiros ou polinômio.
"Se você se sente menos e menos satisfeito com suas respostas a perguntas que você mesmo elabora mais e mais perfeitamente, é sinal de que sua capacidade intelectual está aumentando."
Charles Churchman
O enunciado diz para considerar as afirmativas, eu consegui resolver as outras, mas fiquei empacado nesta: II. [tex3]\sqrt{2+\sqrt{2}} = \frac{\sqrt{2+\sqrt{2}}}{\sqrt{2}} + \frac{\sqrt{2-\sqrt{2}}}{\sqrt{2}}[/tex3]
wilney,
O correto é [tex3]\sqrt{2-\sqrt3}[/tex3],
Pesquise sobre radical duplo [tex3]\sqrt{A-\sqrt{B}}=[/tex3] [tex3]\frac{\sqrt{A+C}}{2}-\frac{\sqrt{A-C}}{2}\\
C= \sqrt{A^2-B}\\
\sqrt{\frac{{2+1}}{2}}-\sqrt{\frac{{2-1}}{2}}=\sqrt{\frac{3}{2}}-\sqrt{\frac{1}{2}}=\\
\frac{\sqrt{3}-1}{\sqrt{2}}=\frac{\sqrt{6}-\sqrt{2}}{2}[/tex3]...
Acho que por que em III as raízes SECUNDÁRIAS se transformaram em órgãos de reserva, e não a principal.
Se alguém mais habilitado que eu puder responder... Também fiquei curiosa. Mas acredito que seja isso que eu falei