Bloqueador de anúncios detectado: Nosso site é possível exibindo anúncios online para nossos visitantes. Por favor, considere nos apoiar desativando seu bloqueador de anúncios em nosso site.
Um dinamômetro acusa 12N ao sustentar uma corrente formada por 60 elos idênticos e independentes. Apoiando-se completamente 15 elos sobre uma superfície horizontal: (g=10m/s²)
a) qual será o valor da massa da parte suspensa da corrente?
b) qual será o valor da força exercida pela superfície sobre os 15 elos?
Eu não entendi algumas resoluções que vi, dizendo que a massa de cada elo era [tex3]\frac{12}{60}[/tex3] porque pra mim o peso da corrente toda era 12N
Editado pela última vez por nathyjbdl em 16 Abr 2014, 17:41, em um total de 1 vez.
Olá Nathyjbdl,
Primeiramente, sabemos que o pesso é dado por [tex3]P(F)=m.a[/tex3], onde [tex3]a=10m/s^{2}[/tex3], e [tex3]P(F)=12N[/tex3], logo a massa [tex3]m[/tex3], será dada por [tex3]m=\frac{P(F)}{a}\rightarrow \frac{12N}{10m/s^{2}}=1,2Kg[/tex3], uma vez que procuramos a massa da parte suspensa, podemos aplicar 3 simples: [tex3]1,2Kg\rightarrow 60\text {elos}[/tex3] [tex3]m(Kg)\rightarrow 45\text{elos}[/tex3]. Repara que como procuramos a da parte suspensa, então consideremos como [tex3]T_e{}[/tex3] o número total de elos, logo [tex3]T_e=T_{2}-T_{1}=60\text{elos}-15\text{elos}=45\text{elos}[/tex3]. Logo da relação tirámos que [tex3]\boxed{m(Kg)=0,9Kg}[/tex3]. Agora indo para o segundo, o fiu de racíocinio é o mesmo, mas repare que agora queremos a força exercida, então o [tex3]12N[/tex3] estará para o número de elos inicial que o enunciado deu [tex3]60[/tex3], e antes nós usamos a massa, pois é fácil ver que o enunciado não nos dava a massa(basta usar um pouco de lógica).Sabemos que: [tex3]12N\rightarrow60[elos][/tex3] [tex3]F(N)\rightarrow 15\text{elos}[/tex3], logo tirámos que [tex3]\boxed{F=3N}[/tex3].
Espero ter ajudado
Editado pela última vez por cajuADMIN em 30 Mar 2025, 09:52, em um total de 2 vezes.
Razão:tex --> tex3
Oi, eu não sei informar a data desse vestibular por causa que este problema está no meu livro: (Vunesp - SP) O gráfico a seguir mostra a deformação x sofrida por uma mola em fundção da intensidade da força aplicada: Considerando g=10 m/s², os fios...
Sabemos que [tex3]F=k\Delta x\Longleftrightarrow k=\frac{F}{\Delta x}[/tex3].
Olhando o gráfico, observamos que [tex3]k[/tex3] é constante e igual à [tex3]2,5\text{ N/m}[/tex3].
A força que age na mola é a força de tração, aqui que deve estar a...
Imaginem que eu tenha um corpo preso a um dinamômetro, que passe a indicar 2 N, sendo que nesse corpo só atue a força peso (sistema em equilíbrio; logo, a tração do fio do dinamômetro também terá 2 N).
Acho que entendi sua dúvida... Lembre-se que o dinamômetro é composto de uma mola... Assim, para o caso em que o corpo está carregado positivamente, a força elástica deveria ser menor que a força que age no corpo no caso em que está...
Se,em um dinamômetro, eu aplicar uma força de,por exemplo,30N para cima e 50N para baixo. Quanto o dinamômetro vai medir? Sendo que o sistema de molas encontra-se em baixo, vaí medir 20N(50-30) ou apenas 50N?
Dois dinamômetros ideais, A e B estão ligados como mostra a figura ao lado. Sejam [tex3]F1[/tex3] e [tex3]F2[/tex3] as leituras nos dinamômetros A e B, respectivamente, quando se aplica uma força [tex3]F[/tex3] na extremidade livre do dinamômetro B....
O fio é um só, e ele está sendo tracionado com uma força F. É que o desenho sacaneia, fazendo você achar que os dinanômetros são blocos que sofrem forças de cada lado, mas não é assim que funciona já que eles são ideais. A marcação vai ser a tração...
Seja g o módulo da aceleração da gravidade em um laboratório terrestre. Nesse laboratório, suspende-se um bloco A de um dinamômetro e coloca-se um bloco B em um dos pratos de uma "balança de pratos". A leitura é [tex3]2kgf[/tex3] no dinamômetro; o...
a) Na balança de pratos, a indicação não irá mudar, pois ela apenas compara os pesos de ambos os lados.
b) Irá indicar metade do anterior, ou seja, 1 kgf (já que g se reduz a metade).