• 🔴 [ENEM 2025 PPL Live 03] Matemática - Resolução de 146 até 150
  • 🔴 [ENEM 2025 PPL Live 02] Matemática - Resolução de 141 até 145
  • 🔴 [ENEM 2025 PPL Live 01] Matemática - Resolução de 136 até 140
  • 🔴 [ENEM 2025 Belém Live 09] Matemática - Resolução de 176 até 180
  • 🔴 [ENEM 2025 Belém Live 08] Matemática - Resolução de 171 até 175
  • 🔴 [ENEM 2025 Belém Live 07] Matemática - Resolução de 166 até 170

Links e LivrosReferência para estudar química

Aqui você encontra indicações de sites e Livros. Você pode divulgar seu trabalho ou indicar sites, blogs ou canais bons para o estudo de nossa comunidade.
kluis37 Offline
sênior
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 19 vezes
Mai 2014 11 16:18

Referência para estudar química

Mensagem por kluis37 »

Eu queria saber se existe alguma referência (pode ser em inglês), sobre química geral, e até orgânica, que cubra bem, se não mais, esse conteúdo básico escolar, e até dê alguma introdução a um conteúdo superior. Na verdade, eu queria um livro que tivesse um enfoque bem fundamentalista, que fosse bem claro, conciso, desde os porquês das coisas mais simples. Tentei ler alguns livros de química, desses que se usam nas escolas e não gostei muito da maneira como apresentam o conteúdo. Eu até vi uns vídeos interessantes no youtube, bem mais claros, indo direto no que interessa, nas ideias gerais.
Minha formação escolar, nem preciso comentar que basicamente não existiu, então é como começar do zero.

Só para citar um exemplo, no caso da matemática, eu vejo a coleção fundamentos da matemática elementar como algo próximo do que eu desejo agora. Eu não quero ir muito longe, nem ficar no muito raso. Tenho todo o tempo do mundo, é um estudo próprio, não envolve provas. Também não tem problema, se caso existir, os livros sejam de ensino superior.
Vinisth Offline
4 - Sabe Tudo
Agradeceu: 44 vezes
Agradeceram: 910 vezes
Mai 2014 11 17:51

Re: Referência para estudar química

Mensagem por Vinisth »

Os livros de química do ensino superior abrangem muito mais que do nível escolar, com certeza, mas sempre deixam a desejar algumas coisas. De química vale muito é a prática dela, para poder entender legal. Muito das vezes, em química do ensino superior, você vai se deparar com o uso de derivadas, integrais e resoluções de equações diferenciais que são um tipo de matemática avançada que lidam com taxas de variações que são importantíssimas. Alias, muita coisa, senão quase tudo está em constante variação a todo tempo. Aí vai alguns livros do ensino superior :

Química Geral :
Chemistry for Engineering Students 2nd - Brown, Holme -> Gostei
Chemistry and Chemical Reactivity 8th Edition --> Esse eu gostei

Química Orgânica :
Organic Chemistry 4th Ed. - Paula Yurkanis Bruice --> Gostei um pouco

Os livros em inglês são melhores, pois eles são coloridos, alta resolução, além de serem arquivos menores também. Estes livros do ensino superior tem uma desvantagem para você, mesmo você dizendo que tem tempo em abundancia. Eles contextualizam bastante coisa e não vão ao cerne da questão rápido. Sugiro que se vc for começar do 0, comece com algum livro de 3º colegial. Por exemplo :

Livros do Feltre e internet mesmo.

Sugiro que você pegue livros mais simplificados da química, tipo de 3º colegial, pq ela é mais simples e já dá uma base muito boa tbm. Química do 3º colegial é muito pequena também, você estudando por conta terminará relativamente rápido. Na parte de físico-química, você tem que entender mais matemática do que química.
Abraço.
kluis37 Offline
sênior
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 19 vezes
Mai 2014 11 18:15

Re: Referência para estudar química

Mensagem por kluis37 »

Muito obrigado pelas referências, vou procurar cada uma.

Atualmente eu estou lendo um livro de ensino médio, está bem tranquilo até então, é divertidinho os assuntos...

A parte da matemática é tranquilo pra mim.

Quanto a questão de ir direto ao ponto: eu entendo como funciona o pensamento nas ciências naturais, e como meu cérebro foi treinado pra um pensamento matemático, eu tenho muita dificuldade de ler livros em tais áreas, pra ser bem sincero, eu quase não entendo a lógica dos livros de física hehe, a livro do spivak novo "an introduction to physics for mathematicians" está me ajudando, ele apresenta de uma maneira mais precisa, mais direta, mais clara.

Eu sei que existe uma certa divisão entre química aplicada e química teórica. Essas referências que você citou, tinham quais objetivos? São livros gerais? São livros voltados para aplicação em engenharia por exemplo? Ou são livros teóricos voltados para o estudante que quer entrar mais na linha de pesquisa.... na verdade sou leigo no assunto, não sei bem como se dá essa divisão, eu sei que existe, assim como na matemática e na física. Eu não estou muito interessado na parte prática, por mim pode ser só teoria.

Pergunto isso, porque existem zilhões de livros de álgebra linear por exemplo, e alguns deles são tão elementares que podem ser dados pra um aluno de ensino médio, outros são tão complicados que acho que só num curso de pós graduação em matemática pro cara ver aquilo. Eu gostaria de ter alguma "medida" da dificuldade, e do objetivo desse material.
Responder