Bloqueador de anúncios detectado: Nosso site é possível exibindo anúncios online para nossos visitantes. Por favor, considere nos apoiar desativando seu bloqueador de anúncios em nosso site.
Poste aqui questões de Vestibulares ou questões que você obteve durante seu estudo para Vestibulares.
Informe a fonte, o ano e o assunto. Exemplo: (FUVEST - 2008) Logaritmos.
Três bastões cilíndricos de mesmo raio r (vide figura) devem ser colocados dentro de um prisma quadrangular regular, de modo a ficarem presos sem folga. Qual é o valor do lado da base do prisma?
Screen Shot 2014-10-17 at 21.50.40.png (16.06 KiB) Exibido 3478 vezes
a) [tex3]r\left(2+\sqrt{3}\right)[/tex3]
b) [tex3]r\left(1+\frac{\sqrt{3}}{2}\right)[/tex3]
c) [tex3]2r\left(1-\frac{\sqrt{3}}{2}\right)[/tex3]
d) [tex3]r\left(1+\frac{\sqrt{3}}{3}\right)[/tex3]
e) [tex3]2r\left(1+\frac{\sqrt{2}}{2}\right)[/tex3]
Resposta
Gabarito A
Editado pela última vez por cajuADMIN em 18 Mar 2025, 15:49, em um total de 5 vezes.
Razão:tex --> tex3
Note que o prisma formado será de base triangular regular assim.
E o primeiro circulo circunscreve um triangulo também equilátero, assim sendo a altura deste 3r
1° Altura do triangulo formado pela união dos centros das circunferências.
Nesse caso o raio da circunferência faz o papel também do apótema, sendo o apote [tex3]\frac{1H}{3}[/tex3] logo a altura desse pequeno será [tex3]3r[/tex3]
Sem título.png (4.01 KiB) Exibido 3506 vezes
Editado pela última vez por cajuADMIN em 18 Mar 2025, 15:49, em um total de 2 vezes.
O homem está sempre disposto a negar tudo aquilo que não compreende.
"Blaise Pascal"
Eu só fiquei com dúvida porque a questão diz que os cilindros vão ser colocados em um prisma quadrangular regular,no caso, se eu achar o lado através da base de triangulo regular e considerar como o lado do prisma quadrangular estaria certo?
Oi, então eu considerei isso, estava tentando fazer de outra forma e não obtive sucesso, de repente o avaliador deve ter se enganado na hora de elaborar.
Fiz basicamente isso da imagem
3c.jpg (24.83 KiB) Exibido 3495 vezes
Ops esqueci de colocar a altura do grande na imagem mas é [tex3]r\sqrt{3}+3r[/tex3]
Editado pela última vez por cajuADMIN em 18 Mar 2025, 15:49, em um total de 3 vezes.
Oi estava olhando com um amigo e o lado do prisma vai ser a altura do triângulo equilátero de dentro mais dois raios. Que também será igual ao lado do triângulo equilátero maior, depois coloco uma figura pra ficar melhor a visualização é que estou respondendo do cel.
O homem está sempre disposto a negar tudo aquilo que não compreende.
"Blaise Pascal"
Considere um quadrado de lado [tex3]2[/tex3]. Unindo os pontos médios do lados desse quadrado, obtém-se um novo quadrado. Unindo os pontos médios desse novo quadrado obtém-se outro quadrado. Repetindo-se esse processo indefinidamente, a soma das...
Questão de PG ILIMITADA ( infinitos termos) e decrescente. Nestas condições, podemos considerar que no limite teremos an = 0. Àrea do quadrado ABCD: [tex3]S_q=2.2=4[/tex3] Àrea do quadrado amarelo: [tex3]S_y=\sqrt{2}\cdot \sqrt{2}=2[/tex3]...
Sabe-se que um paralelogramo é um quadrilátero com lados opostos paralelos e congruentes. Considere que as medidas de seus ãngulos sejam proporcionais a 1:5. Qual é a medida do elemento de seu menor ângulo?
Em um paralelogramo os ângulos opostos são iguais justamente pelo paralelismo, então temos dois ângulos diferentes dentro do quadrilátero, um agudo e um obtuso. Também pelo paralelismo, ou se quiser pelo fato da soma interna ser...
Um resultado interessante de se decorar é que a altura interna do tetraedro será [tex3]H=\frac{l\sqrt6}{3}[/tex3], sendo [tex3]l[/tex3] o lado, e vale em relação a qualquer vértice pois tudo é perfeitamente simétrico. Para demonstrar isso basta...
Uma escala termométrica X assinala 33ºX e 90ºX nos pontos de fusão do gelo e ebulição da água, respectivamente. A equação de conversão desta escala para a escala Fahrenheit é: