Bloqueador de anúncios detectado: Nosso site é possível exibindo anúncios online para nossos visitantes. Por favor, considere nos apoiar desativando seu bloqueador de anúncios em nosso site.
Caramba, de onde você retirou esta questão ?
Eu considerei o triângulo ser retângulo. Acho que não tem como resolver isso sem ser retângulo.
Tirando as relações trigonométricas do triângulo é fácil chegar em : [tex3]2\tan (x)+\tan(2x)-\tan(3x)=0[/tex3]
Faça : [tex3]\tan (2x)=\frac{2\tan x}{1-\tan^2x}[/tex3] [tex3]\tan (3x)=\frac{3\tan x-\tan^3 x}{1-3\tan^2x}[/tex3] [tex3]\tan(x) = y[/tex3] [tex3]2y+\frac{2y}{1-y^2}-\frac{3y-y^3}{1-3y^2}=0[/tex3]
Arrumando temos : [tex3]y(5y^4-10y^2+1)=0[/tex3] [tex3]y=0 \Rightarrow[/tex3] Não é solução ! [tex3]\tan x = y= \pm\sqrt{1\pm\frac{2\sqrt{5}}{5}}[/tex3]
O valor da tangente deve ser o menor possível, então :
Em um triangulo ABC tem-se que [tex3]\angle A=2 \angle C[/tex3] e a bissetriz do do ângulo [tex3]\angle A[/tex3] intercepta
o lado [tex3]BC[/tex3] no ponto [tex3]D[/tex3] tal que [tex3]AB=CD[/tex3]. determine a medida do ângulo [tex3]\angle A[/tex3].
Olá Rean, Da figura tiramos que o [tex3]\Delta CDA[/tex3] é isósceles, sendo assim [tex3]CD=DA=AB[/tex3], desta forma [tex3]\Delta ABD[/tex3] também é isósceles.
Temos que [tex3]\angle CDA=180^{\circ}-\beta[/tex3]
Pensando melhor, a definição de ângulo diz:
Chama-se ângulo à reunião de duas semi-retas de mesma origem, não contidas numa mesma reta.
Se as semi-retas estiverem apontando para o lado oposto ou seja fazendo 180 graus, elas necessariamente estão na...
Um triângulo é retângulo em R. A altura RP forma com a bissetriz RT um ângulo de 15°. Determine a medida de S e T.
Eu consegui achar as medidas dos ângulos, 30 ° e 60°, contudo me veio a dúvida em qual vértice atribuir essas medidas. O vértice S é a...