Bloqueador de anúncios detectado: Nosso site é possível exibindo anúncios online para nossos visitantes. Por favor, considere nos apoiar desativando seu bloqueador de anúncios em nosso site.
Problemas sobre assuntos estudados no Ensino Médio que você obteve durante seu estudo de Ensino Médio.
Se o problema for de Vestibular, poste-o no fórum Pré-Vestibular
Estou estudando para concurso público e me deparei logo de cara com o seguinte problema:
A apostila ensina sobre critério de divisibilidade somente até o número 10, porém, nos exercícios propostos, segue a seguinte equação:
O número 3744X será divisível por 15 se X for o algarismo:
a) 7
b) 5
c) 3
d) 1
e) 0
Devo gravar o critério de divisibilidade até o 15 ? o que aconteceria se fosse um número superior a 15 ? Existe uma maneira mais fácil de resolver um problema como este ?
Logo a frente, me deparo com uma questão também complexa:
O número 43Y72 será divisível por 6 se Y for o algarismo:
a) 0
b) 1
c) 2
d) 3
e) 4
poderiam me ajudar a entender ?
Editado pela última vez por williammatos em 06 Abr 2015, 13:55, em um total de 1 vez.
Há critério de divisibilidade para qualquer número, mas muitas vezes, sabendo até 10 é suficiente e não vale a pena ficar decorando mais casos. Muitas vezes, é melhor efetuar a divisão.
No caso, note que [tex3]15=3 \cdot 5[/tex3], ou seja, para ser divisível por 15, o número deve ser divisível por 3 e 5 ao mesmo tempo.
Para uma número ser divisível por 5 deve terminar em 0 ou 5 e para ser divisível por, 3, a soma dos algarismos do número deve ser um número divisível por 3.
No caso o número 3744X, tem a soma: [tex3]3+7+4+4=18[/tex3]. Para satisfazer às duas condições acima, X = 0.
Da mesma forma, um número para ser divisível por 6 deve ser divisível ao mesmo tempo por 2, ou seja, ser par e por 3.
No caso: [tex3]4+3+7+2=16[/tex3], se Y = 2, a soma será 18 e será tanto divisível por 3 como por 2 e, portanto, por 6.
Espero ter ajudado!
P.S. Noto que você é novo no fórum, é necessário ler as regras de utilização do fórum, para poder usá-lo adequadamente. Pelas regras, deve-se apenas postar uma questão por tópico criado.
Editado pela última vez por cajuADMIN em 10 Mar 2025, 09:50, em um total de 2 vezes.
Razão:tex --> tex3
VALDECIRTOZZI escreveu:Há critério de divisibilidade para qualquer número, mas muitas vezes, sabendo até 10 é suficiente e não vale a pena ficar decorando mais casos. Muitas vezes, é melhor efetuar a divisão.
No caso, note que [tex3]15=3 \cdot 5[/tex3], ou seja, para ser divisível por 15, o número deve ser divisível por 3 e 5 ao mesmo tempo.
Para uma número ser divisível por 5 deve terminar em 0 ou 5 e para ser divisível por, 3, a soma dos algarismos do número deve ser um número divisível por 3.
No caso o número 3744X, tem a soma: [tex3]3+7+4+4=18[/tex3]. Para satisfazer às duas condições acima, X = 0.
Da mesma forma, um número para ser divisível por 6 deve ser divisível ao mesmo tempo por 2, ou seja, ser par e por 3.
No caso: [tex3]4+3+7+2=16[/tex3], se Y = 2, a soma será 18 e será tanto divisível por 3 como por 2 e, portanto, por 6.
Espero ter ajudado!
P.S. Noto que você é novo no fórum, é necessário ler as regras de utilização do fórum, para poder usá-lo adequadamente. Pelas regras, deve-se apenas postar uma questão por tópico criado.
Primeiramente, agradeço pela prontidão em responder. Isto estava realmente tirando minha paz ! E sim ! sou novo no fórum e este é meu primeiro tópico. Vou dar uma lida nas regras e me informar direito.
Agradeço novamente pela ajuda.
Editado pela última vez por cajuADMIN em 10 Mar 2025, 09:49, em um total de 2 vezes.
Razão:tex --> tex3
Olá usuários do TutorBrasil.
Essa é uma contribuição à quem estuda por conta própria e não possui listas de exercícios. Os links abaixo trazem milhares de questões que provavelmente vão te ajudar. Espero que gostem!
alguém poderia me ajudar com a seguinte questão?
Sabendo-se que os restos da divisão por 37 de [tex3]10^0[/tex3],10¹,10² e 10³ são, respectivamente, 1, 10, 26 e 1, determine e demonstre um critério de divisibilidade por 37.
Pelos critérios de divisibilidade que temos para os inteiros de 1 a 10, os critérios para 3 e por 9 parecem se encaixar perfeitamente com essa questão, pois ambos envolvem a soma dos algarismos do número em questão.
Uma empresa possui, em 01.10.20XX, um estoque inicial de 20 unidades de um produto que foi adquirido a R$ 20,00 cada, dando um total de R$ 400,00. Suponha a seguinte movimentação no mês para este produto:
O lucro bruto é dado pela diferença entre o valor adotado na venda ( os valores do enunciado ) e o valor real da venda ( aqueles encontrados aplicando o conceito do PEPS).