rgsantos escreveu:[tex3]V1[/tex3] ([tex3]\Delta T1 + \Delta T2) + V2[/tex3] [tex3]\Delta T1 = Vmed[/tex3] ([tex3]\Delta T1 + \Delta T2 + \Delta T1)[/tex3]
[tex3]V2[/tex3] [tex3]\Delta T1 --- V2 \Delta t2 = V1 (\Delta T1 + \Delta T2)[/tex3]
[tex3]Vm[/tex3]= [tex3](\frac{3V1+ V2}{3V2+V1})V2[/tex3]
só subistituir os valores que encontra a resposta do primeiro
Fala rgsantos tudo beleza?!?!? Aproveitando de sua boa vontade teria como você me explicar como chegou nesse raciocínio, no livro do saraeva a resolução está igual a sua, tem também um gráfico e tudo bunitinho mas eu não entendi a explicação que eles colocaram no livro, acho que se outra pessoa explicar é mais fácil de entender, desculpa o incomodo, abraço t+
ALDRIN escreveu:OLÁ PESSOAL, O ITA LANÇOU UMA QUESTÃO COM ESSE MESMO RACIOCÍNIO, NÃO SEI QUEM COPIOU DE QUEM, SEGUE A QUESTÃO
(ITA 1988) Três turistas, reunidos num mesmo local e dispondo de uma bicicleta que pode levar somente duas pessoas de cada vez, precisam chegar ao centro turístico o mais rápido possível. O turista A leva o turista B, de bicicleta até um ponto x do percurso e retorna para apanhar o turista C que vinha caminhando ao seu encontro. O turista B, a partir de x, continua a pé sua viagem rumo ao centro turístico. Os três chegam simultaneamente ao centro turístico. A velocidade média como pedestre é v1, enquanto que como ciclista é v2. Com que velocidade média os turistas farão o percurso total?
Aldrin num demo do livro do saraeva que eu baxei da net, ta falando que este livro foi traduzido para portugues em 1977, bem antes dessa questão sair no ITA, então o ITA deve ter baseado nessa questão para fazer a que você posto acima. Abraço t+