Bloqueador de anúncios detectado: Nosso site é possível exibindo anúncios online para nossos visitantes. Por favor, considere nos apoiar desativando seu bloqueador de anúncios em nosso site.
Problemas sobre assuntos estudados no Ensino Médio que você obteve durante seu estudo de Ensino Médio.
Se o problema for de Vestibular, poste-o no fórum Pré-Vestibular
[tex3]\log_{\frac{1}{3}} (x^2-2x) \geq -1 \Rightarrow \log_{\frac{1}{3}} (x^2-2x) \geq \log_{\frac{1}{3}} 3[/tex3] (i)
Pela condição de existência do log, devemos ter [tex3]x^2-2x > 0 \Rightarrow x(x-2) >0 \Rightarrow x>2[/tex3] ou [tex3]x<0[/tex3]
Logo, o domínio de [tex3]f(x)=\log_{\frac{1}{3}} (x^2-2x)[/tex3] é[tex3]\{x\in\mathbb{R}:x>2 ;\ x<0 \}[/tex3]
Como a base é menor do que 1, invertemos a ordem na desigualdade (i) [tex3]x^2-2x \leq 3 \Rightarrow x^2-2x-3 \leq 0 \Rightarrow (x+1)(x-3)\leq 0 \Rightarrow -1 \leq x\leq 3[/tex3]
Fazendo a intersecção desse resultado, com o do domínio, obtemos [tex3]-1 \leq x<0\ \cup \ 2<x\leq 3[/tex3]
você esqueceu de inverter a ordem na desigualdade! tome cuidado com isso.
Flwz bro
Editado pela última vez por LucasPinafiMOD em 30 Mai 2015, 13:07, em um total de 1 vez.
Pô cara, muito obrigado (sempre me ajudando hehe). No caso da inversão da desigualdade foi pura falta de atenção mesmo. Eu fiz esta questão, porém, ao passá-la para cá eu estava sem a folha, e fui fazendo direto no Latex mesmo, ai nem percebi. Enfim, valeu, esse estudo do sinal é que me tirava a paciência. Irei treinar mais esta parte. FLW!!
Como se trata de um quociente, vc estudará o sinal das funções do denominador e do numerador! E usará a regra de sinais de um produto (ou quociente), i,e: "mais vezes mais dá mais" , menos vezes menos dá mais" e "menos vezes mais dá menos"...
A...