• 🔴 [ENEM 2025 PPL Live 03] Matemática - Resolução de 146 até 150
  • 🔴 [ENEM 2025 PPL Live 02] Matemática - Resolução de 141 até 145
  • 🔴 [ENEM 2025 PPL Live 01] Matemática - Resolução de 136 até 140
  • 🔴 [ENEM 2025 Belém Live 09] Matemática - Resolução de 176 até 180
  • 🔴 [ENEM 2025 Belém Live 08] Matemática - Resolução de 171 até 175
  • 🔴 [ENEM 2025 Belém Live 07] Matemática - Resolução de 166 até 170

Física I(Vunesp) Componentes da força resultante

Mecânica: Estática e Dinâmica
retlaw Offline
Pleno
Agradeceu: 23 vezes
Agradeceram: 12 vezes
Jul 2015 15 11:09

(Vunesp) Componentes da força resultante

Mensagem por retlaw »

Pessoal não consegui entender a resolução desse exercício, se alguém puder me ajudar a entender ficarei muito grato, obrigado e bons estudos!!

Para investigar o geotropismo (resposta à gravidade) das partes aéreas das plantas, um pesquisador colocou duas sementes idênticas para germinar em pontos opostos, I e II, de uma plataforma horizontal circular, que foi mantida em movimento de rotação, com velocidade angular [tex3]\omega[/tex3] constante, durante várias semanas. Outros fatores, como iluminação, temperatura, umidade, etc., foram idênticos para as duas plantas durante o experimento. Ao final, parando-se a plataforma, observou-se que as plantas cresceram nas direções mostradas na figura adiante. A distância entre cada um dos vasos e o eixo de rotação é R e o valor da aceleração local da gravidade é g.
IMG-20150714-WA0120.jpeg

a) Redesenhe as duas plantas (a plataforma não é necessária) e represente, por meio de vetores aplicados aos pontos I e II, a respectiva aceleração g da gravidade simulada a que cada plântula respondeu enquanto estava em rotação.

b) Mostre que o valor do ângulo š pode ser determinado pela relação [tex3]tg(\theta)=\frac{w^2R}{g}[/tex3]

Resposta:
a)
IMG-20150714-WA0122.jpeg
b)
IMG_20150715_112705813.jpg
[tex3]tg(\theta)=\frac{a_{cp}}{g}=\frac{\omega^2R}{g}[/tex3]
Editado pela última vez por retlaw em 15 Jul 2015, 11:09, em um total de 1 vez.
aleixoreis Offline
5 - Mestre
Agradeceu: 63 vezes
Agradeceram: 770 vezes
Jul 2015 23 22:19

Re: (Vunesp) Componentes da força resultante

Mensagem por aleixoreis »

FLOR.png
FLOR.png (2.65 KiB) Exibido 1843 vezes
retlaw:
Quando é dito gravidade simulada pode-se pensar em referencial não inercial.
Neste caso é como se um observador estivesse sobre a plataforma o qual então sentiria a ação de uma força (na verdade fictícia) no sentido para a direita.
Esta força tem o mesmo módulo e direção da força centrípeta mas com sentido oposto.
Em se tratando de referenciais não inerciais é a força centrífuga. [tex3]F_{centrifuga}=\frac{mv^2}{R}\rightarrow a_{centrifuga}=\frac{v^2}{R}[/tex3]
Fazendo a composição desta aceleração e a aceleração da gravidade tem-se a gravidade simulada [tex3]A[/tex3], como está na figura.

Sendo [tex3]v=\omega R[/tex3]:
[tex3]tan\theta=\frac{a_{centrifuga}}{g}=\frac{\frac{v^2}{R}}{g}=\frac{\omega^2R^2}{R.g}=\frac{\omega^2.R}{g}[/tex3]
Como as flores estão em simetria o que vale para a da direita vale para a da esquerda.
Penso que é isso.
[ ]'s.
Editado pela última vez por caju em 18 Abr 2025, 06:07, em um total de 2 vezes.
Razão: tex --> tex3
Só sei que nada sei.(Sócrates)
retlaw Offline
Pleno
Agradeceu: 23 vezes
Agradeceram: 12 vezes
Jul 2015 27 22:35

Mensagem por retlaw »

Alexois perfeito cara, comecei a estudar física a pouco tempo e preciso começar a aprender algumas manhas que tem, assim como na matemática, deixa eu ver se eu entendi, para ter força centrífuga é preciso ser um referencial não inercial, nesse caso posso pensar no referencial como um ponto na mesa que está em rotação junto com as plantinhas e há uma força empurrando essa plantinha pra fora, contrária a força centrípeta e com mesma intensidade, se estiver algo errado ou alguma coisa faltando nessa linha de raciocínio me corrija!

Muito grato pela resolução e parabéns, pois ninguém conseguiu me explicar isso aqui!!!
aleixoreis Offline
5 - Mestre
Agradeceu: 63 vezes
Agradeceram: 770 vezes
Jul 2015 28 12:47

Mensagem por aleixoreis »

retlaw:
Creio que vc entendeu o conceito de força centrífuga.
O emprego de um referencial não inercial muitas vezes facilita a resolução de problemas.
Sugiro, para aprofundamento do assunto, o livro "Fundamentos da Mecânica" 1º volume e da autoria de Renato Brito e editado pela Vestseller Editora.
[ ]'s.
Só sei que nada sei.(Sócrates)
Responder