Bloqueador de anúncios detectado: Nosso site é possível exibindo anúncios online para nossos visitantes. Por favor, considere nos apoiar desativando seu bloqueador de anúncios em nosso site.
Poste aqui questões de Vestibulares ou questões que você obteve durante seu estudo para Vestibulares.
Informe a fonte, o ano e o assunto. Exemplo: (FUVEST - 2008) Logaritmos.
Uma elipse é o conjunto de pontos no plano cuja soma das distâncias a dois pontos fixos [tex3]F_{1}[/tex3] e [tex3]F_{2}[/tex3] é uma constante igual a k.
A) Determine a equação da elipse em que [tex3]F_{1}=(-\sqrt{15},0)[/tex3], [tex3]F_{2}=(\sqrt{15},0)[/tex3] e k = 8.
B) Seja C uma circunferência de centro (1,0) e raio r. Determine os valores de r para os quais a interseção de C com a elipse do item A seja não vazia.
Obs: A letra A eu sei resolver. Se achar melhor, poste apenas a letra B.
Uma figura revela que, estando o centro (1,0) no interior da região da elipse, fica fácil estabelecer que a resposta será da forma [tex3]r_0\leq r\leq r_1[/tex3].
De fato, com raios muito pequenos a circunferência fica muito colada com seu centro e não chega a tocar a elipse. E com raios muito grandes ela passa por fora da elipse, ou seja, a elipse é que fica interior à região delimitada pela circunferência.
A mesma figura permite avaliar que [tex3]r_1=5[/tex3], sendo o ponto (-4,0) o ponto de tangência entre as duas curvas. Além disso, o caso r=3 causa uma tangência interessante no ponto (4,0), só que as curvas se cruzam de forma secante em dois outros pontos, ficando com 3 interseções.
Passando a limpo, [tex3]r_0\leq r\leq5[/tex3].
Agora, para descobrir o raio mínimo, vejo duas maneiras:
a) formando um sistema com as equações das duas curvas, com parâmetro r, e igualando o discriminante com zero; e
b) usando retas normais e derivadas (pode ser implícita ou até mesmo multiplicadores de Lagrange, quem sabe?).
Não sei se rola também um híbrido combinanando retas normais e discriminante. Vou usar Lagrange:
Sistema [tex3]\begin{cases}\vec{\bigtriangledown f}=\lambda\times\vec{\bigtriangledown g}\\g=0\end{cases}[/tex3]
onde [tex3]g(x,y)=x^2+16y^2-16[/tex3] e [tex3]f(x,y)=x^2-2x+y^2-1-r^2[/tex3]
Resumindo, de zero a infinito, o número de interseções é nulo desde zero até [tex3]\frac{\sqrt{210}}{15}[/tex3], exclusive. Pula pra dois quando atinge esse raio (primeira tangência). Aí pula pra quatro (secantes) e quando chega em r=3 ocorre aquela tangência no ponto (4,0) e são 3 interseções. Passando de r=3 voltamos a ter 2 interseções, mas dessa vez são secantes. Continuando o crescimento do raio, ocorre a última tangência no ponto (-4,0) quando r=5, sendo ali a única interseção. E após isso, ou seja, com r>5, nunca mais as curvas se tocam.
Tem Geogebra? Roda isso lá que deve ficar maneiro.
Editado pela última vez por cajuADMIN em 01 Out 2017, 22:34, em um total de 2 vezes.
Razão:TeX --> TeX3
O raciocínio dele está certo. Mas é complicar demais para um questão simples. . De fato, a resposta está certinha. Use o raciocínio que ele fez para encontrar o ponto máximo (veja a figura!).
Temos o sistema: [tex3]\begin{cases} \dfrac{x^2}{16}+y^2=1 \\ (x-1)^2+y^2=1 \end{cases}[/tex3]
Subtraindo uma da outra ficamos com: [tex3]x^2-16(x-1)^2 = 161-16r^2[/tex3]
Que após algumas simplificações: [tex3]15x^2-32x+32-16r^2=0[/tex3]
Agora, basta tomar [tex3]\Delta \geq 0 \Rightarrow (-32)^2 - 4(15)(32-16r^2) \geq 0 \Rightarrow 15r^2-14 \geq 0 \Rightarrow r \geq \frac{\sqrt{210}}{15}[/tex3]
Obs 1: Ele usou Cálculo, na minha opinião uma das melhores ferramentas matemáticas que o homem já criou.
Obs 2: Aprenda o Geogebra cara, vale muito a pena!! Que curso você quer fazer ? E em qual faculdade ?
Editado pela última vez por cajuADMIN em 01 Out 2017, 22:34, em um total de 2 vezes.
Razão:TeX --> TeX3
Então, futuramente, eu pretendo fazer Engenharia Civil. Irei prestar a UNICAMP, FUVEST, UNESP e ENEM. Porém, meu foco maior é na UNICAMP e na FUVEST. Vou dar uma procurada na internet sobre aulas que ensinem a mexer no Geogebra. Ele parece ser realmente útil.
Uma dúvida. Então meu gabarito está errado, certo?
Então, Lucas, estou certo sim sobre Engenharia Civil, mas irei dar uma olhada em Engenharia Química. Sempre é bom ter uma segunda opção . E muito obrigado aos dois pela resolução!
Dada a elipse E cuja equação é 12 [tex3]x^{2}[/tex3]+19 [tex3]y^{2}[/tex3]=21. Seja C a circunferência de centro na origem do plano cartesiano e que tangencia E em exatamente dois pontos . Assinale a alternativa que representa o menor valor possível...
Sabe-se que uma elipse de equação [tex3]\(\frac{x^{2}}{a^{2}}\) + \(\frac{y^{2}}{b^{2}}\) = 1[/tex3] tangencia internamente a circunferência de equação [tex3]x^{2} + y^{2}= 5[/tex3] e que a reta de equação [tex3]3 x+ 2y = 6[/tex3] é tangente à...
@sawdreas, Como a elipse tangencia internamente a circunferência, os seus vértices mais afastados devem tocar a borda do círculo. Isso implica que o semieixo maior da elipse deve ser igual ao raio da circunferência.Temos dois casos possíveis: Caso...
Nessa figura, reta [tex3]r[/tex3] determina uma corda [tex3]\overline{AB},[/tex3] de comprimento [tex3]4\sqrt{6},[/tex3] na circunferência de equação [tex3]x^2-18x+y^2-16y+96=0.[/tex3] Além disso, a reta [tex3]r[/tex3] faz com o...
Nessa figura, a circunferência tangencia a reta de equação [tex3]y = 2x[/tex3] no ponto [tex3]P[/tex3] de abscissa [tex3]x=2[/tex3] e tangencia, também, o eixo [tex3]x.[/tex3] Determine o raio e as coordenadas do centro da circunfêrencia.
Outro jeito (pois o colega matbatrobin já postou uma solução). Da figura: [tex3]\tan(2\theta )=\frac{2\tan(\theta )}{1-\tan^2(\theta )}=\frac{PE}{CE}=\frac{4}{2}=2\ \therefore \tan(\theta )=\frac{\sqrt{5}-1}{2}[/tex3].