Bloqueador de anúncios detectado: Nosso site é possível exibindo anúncios online para nossos visitantes. Por favor, considere nos apoiar desativando seu bloqueador de anúncios em nosso site.
Aqui deverão ser postadas questões desses vestibulares e de outras instituições militares (EN, CN, EsPCEx etc.) ou questões de estilo militar que você obteve durante seus estudos para esses vestibulares.
Para que o sistema linear [tex3]\begin{cases}
x+y+az=1 \\
x+2y+z=2 \\
2x+5y-3z=b
\end{cases}[/tex3] , em que [tex3]a[/tex3] e [tex3]b[/tex3] são reais, seja possível e indeterminado, o valor de [tex3]a+b[/tex3] é igual a
[A] 10 11 12
[D] 13
[E] 14
Editado pela última vez por lflusao em 04 Out 2015, 21:23, em um total de 1 vez.
O Brasil têm milhões de alunos e pouquíssimos estudantes.
Coloquemos [tex3]x[/tex3] em função de [tex3]y[/tex3] e [tex3]z[/tex3], na segunda equação; por conseguinte, substituímos [tex3]x[/tex3] nas equações I e III do sistema.
Temos que [tex3]x = 2 - 2y - z[/tex3]. Com efeito,
[tex3]\\ \begin{cases}(2 - 2y - z) + y + az = 1 \\ 2(2 - 2y - z) + 5y - 3z = b \end{cases} \\\\\\ \begin{cases} - y + (a - 1)z = - 1 \\ y - 5z = b - 4 \end{cases} \\ ------------ \\ (a - 1 - 5)z = - 1 + b - 4 \\ (a - 6)z = (b - 5)[/tex3]
Ora, o sistema será possível e indeterminado se [tex3]0z = 0[/tex3]. Portanto, concluímos que [tex3]\boxed{a = 6}[/tex3] e [tex3]\boxed{b = 5}[/tex3].
Opção b!
A propósito, quanto a questão de logaritmos a equação é essa mesmo: [tex3]y = e^x - e^{- 1}[/tex3]?? O expoente do segundo "e" é {- 1}?
Editado pela última vez por cajuADMIN em 05 Mar 2025, 14:41, em um total de 2 vezes.
Razão:tex --> tex3
"Sabedoria é saber o que fazer;
habilidade é saber como fazer;
virtude é fazer."
(David S. Jordan)
Olá, boa noite, desculpem "ressuscitar" esse tópico, é que eu gostaria de saber se a forma que eu utilizei pra resolver(com matrizes) foi usada de forma correta.
Sejam A e B duas matrizes quadradas de ordem 3. Se os autovalores de A são 8, 10 e 14 e os autovalores de B são -1, 2 e 5, então a soma dos dígitos do traço de 54A + 47B é:
Somando as três: [tex3]\frac{1}{x}+\frac{1}{y}+\frac{1}{z}=0\rightarrow xy+xz+zy = 0[/tex3]
Sendo assim: [tex3]\begin{cases}
x^2+1=yx \\
y^2+1=zy \\
z^2+1=xz
\end{cases}[/tex3]
Ou seja: [tex3]x^2+y^2+z^2+3 = 0 [/tex3]
Absurdo já que [tex3]x,y,z\neq 0[/tex3]
Então não existem soluções reais
Sejam P e Q matrizes quadradas de mesma ordem. Analise as sentenças: i. Se uma das matrizes P ou Q é não singular, então PQ e QP têm os mesmos autovalores ii. Se -1 é um autovalor de P, então 1 é autovalor de P² iii. Se existe matriz invertível C...
Gab tá errado, eu acho. Acho que é isso. Na demosntração da IV, eu usei matrizes em blocos. Não especifiquei ali, mas o determinante de uma matriz triangular em blocos, é dado pelo produto dos determinantes dos blocos que estão na diagonal...
Seja Pm(x) = det(xI-M) o polinômio característico da matriz quadrada M. Sejam A e B matrizes quadradas tais que o polinômio característico de A² é [tex3]P_{A^2}(x)=x^n-2006x^{n-1}+7[/tex3] e o polinômio característico de B² é...