Química Geral ⇒ Fraçao Molar
Nov 2015
10
11:12
Fraçao Molar
Caros Membros
poderiam me ajudar nesta duvida minha, sff?
Numa mistura de Hidrogenio (H2) e de Hélio (He), a fraçao molar do Hélio é igual a 0.50
podemos afirmar que nesta mistura:
a) o numero de atomos de helio é metade do numero de atomos de hidrgenio
b) o numero de atomos de helio é igual ao numero de atomos de hidrgenio
qual das alineas a) ou b) esta correta?
Obrigado
poderiam me ajudar nesta duvida minha, sff?
Numa mistura de Hidrogenio (H2) e de Hélio (He), a fraçao molar do Hélio é igual a 0.50
a) o numero de atomos de helio é metade do numero de atomos de hidrgenio
b) o numero de atomos de helio é igual ao numero de atomos de hidrgenio
qual das alineas a) ou b) esta correta?
Obrigado
o homem cessa de progredir quando diz: eu sei
- Nietzsche Offline
- Agradeceu: 53 vezes
- Agradeceram: 14 vezes
Nov 2015
10
13:09
Re: Fraçao Molar
Veja bem: se a fração do Hélio é 0.50,significa que ele representa metade do total de átomos do sistema. Por tanto,a letra A está errada.
Agora veja novamente: Se há apenas hélio e hidrogênio na mistura,e o hélio representa metade,a outra metade só pode ser o hidrogênio. Por tanto,a B está correta.
Agora veja novamente: Se há apenas hélio e hidrogênio na mistura,e o hélio representa metade,a outra metade só pode ser o hidrogênio. Por tanto,a B está correta.
Editado pela última vez por Nietzsche em 10 Nov 2015, 13:09, em um total de 1 vez.
Há mais semelhanças entre Nietzsche e a Matemática do que casas decimais no π
Nov 2015
10
13:14
realmente respondi B , mas no entanto a correçao da professora diz ser a A.
Muito Obrigado
Muito Obrigado
- Nietzsche Offline
Nov 2015
10
13:31
Não descarte a possibilidade de eu ter errado
[...edit...]
Uma outra forma de pensar a mesma situação:
a fração molar do He será sua quantidade de mol dividia pelo número total de átomos no sistema.
Suponhamos que temos 1Mol de Hélio,entao, [tex3]\frac{1}{2}[/tex3]= [tex3]\frac{He}{He+H2}[/tex3] --> [tex3]\frac{1}{2}[/tex3]= [tex3]\frac{1}{1+x}[/tex3] , onde "x" representa o número de H2 no sistema.
resolvendo,você encontra x = 1. Isso significa que há 1mol de H2,porém cada molécula de H2 possui 2Hidrogênios,por tanto,há 2mols de hidrogênio no sistema. Assim,a letra a seria a correta.
[...edit...]
Uma outra forma de pensar a mesma situação:
a fração molar do He será sua quantidade de mol dividia pelo número total de átomos no sistema.
Suponhamos que temos 1Mol de Hélio,entao, [tex3]\frac{1}{2}[/tex3]= [tex3]\frac{He}{He+H2}[/tex3] --> [tex3]\frac{1}{2}[/tex3]= [tex3]\frac{1}{1+x}[/tex3] , onde "x" representa o número de H2 no sistema.
resolvendo,você encontra x = 1. Isso significa que há 1mol de H2,porém cada molécula de H2 possui 2Hidrogênios,por tanto,há 2mols de hidrogênio no sistema. Assim,a letra a seria a correta.
Editado pela última vez por Nietzsche em 10 Nov 2015, 13:31, em um total de 1 vez.
Nov 2015
11
21:12
Pois, o fato de a molécula de H ter 2 átomos é que faz a professora dizer a resposta A.
Mas a dúvida surge aí, pois penso que está incorreto, como se pode fazer a proporção entre duas medidas que não iguais ( no hélio usamos átomo, no hidrogénio a molécula composta por dois átomos)
Até porque pensando na molécula CO2, se formos calcular a fraçao molar de carbono é 1/3, e nunca poderemos dizer que é 0,50. Mas por outro lado podemos dizer que os átomos de carbono são metade dos de oxigénio.
A resposta A parece não ser válida em nenhuma situação.
obrigado
Mas a dúvida surge aí, pois penso que está incorreto, como se pode fazer a proporção entre duas medidas que não iguais ( no hélio usamos átomo, no hidrogénio a molécula composta por dois átomos)
Até porque pensando na molécula CO2, se formos calcular a fraçao molar de carbono é 1/3, e nunca poderemos dizer que é 0,50. Mas por outro lado podemos dizer que os átomos de carbono são metade dos de oxigénio.
A resposta A parece não ser válida em nenhuma situação.
obrigado
- Nietzsche Offline
Nov 2015
12
00:48
Seu raciocínio tem sentido,mas eu acho que fico com a professora. Perceba que a própria questão fala em "número de átomos",e não de moléculas. Quando trabalhamos com km e m,fazemos a conversão pra uma única unidade,acho que o mesmo se aplica aqui.
Perceba tambem que a fração molar do carbono no CO2 não é 1/3, --> 12/44 [tex3]\neq 1/3[/tex3]
acho que você confundiu com a proporção de átomos na molécula.
Perceba tambem que a fração molar do carbono no CO2 não é 1/3, --> 12/44 [tex3]\neq 1/3[/tex3]
acho que você confundiu com a proporção de átomos na molécula.
Editado pela última vez por Nietzsche em 12 Nov 2015, 00:48, em um total de 1 vez.
- VALDECIRTOZZI Offline
- Agradeceu: 197 vezes
- Agradeceram: 1599 vezes
Nov 2015
12
08:19
Vejam:
A fração molar (X) é dada por:
[tex3]X=\frac{n_1}{n_1+N_2}[/tex3]
onde [tex3]n[/tex3] é o número de mols de cada substância
No caso do exercício:
[tex3]X_{He}=\frac{n_{He}}{n_{He}+n_{H_2}}[/tex3]
[tex3]0,5=\frac{n_{He}}{n_{He}+n_{H_2}}[/tex3]
[tex3]n_{He}=n_{H_2}[/tex3]
Como os respectivos número de mol são iguais, há o mesmo número de moléculas (já que 1 mol de moléculas é sempre [tex3]6,023 \times 10^{23}[/tex3] moléculas).
Já que as moléculas são ambas diatômicas, o número de átomos de hidrogênio e hélio são iguais.
Espero ter ajudado!
A fração molar (X) é dada por:
[tex3]X=\frac{n_1}{n_1+N_2}[/tex3]
onde [tex3]n[/tex3] é o número de mols de cada substância
No caso do exercício:
[tex3]X_{He}=\frac{n_{He}}{n_{He}+n_{H_2}}[/tex3]
[tex3]0,5=\frac{n_{He}}{n_{He}+n_{H_2}}[/tex3]
[tex3]n_{He}=n_{H_2}[/tex3]
Como os respectivos número de mol são iguais, há o mesmo número de moléculas (já que 1 mol de moléculas é sempre [tex3]6,023 \times 10^{23}[/tex3] moléculas).
Já que as moléculas são ambas diatômicas, o número de átomos de hidrogênio e hélio são iguais.
Espero ter ajudado!
Editado pela última vez por caju em 18 Mar 2025, 15:54, em um total de 2 vezes.
Razão: tex --> tex3
So many problems, so little time!
- Nietzsche Offline
Nov 2015
12
13:51
VALDECIRTOZZI ,a questão não falou em He2,disse apenas He. Deve-se considerar,ainda assim,como sendo diatômico?
- VALDECIRTOZZI Offline
- Agradeceu: 197 vezes
- Agradeceram: 1599 vezes
Nov 2015
13
08:10
Obrigado Nietzche, fiz uma burrice inominável escrevendo [tex3]He_2[/tex3]!
Agora vamos lá:
Temos que [tex3]n_{He}=n_{H_2}[/tex3], onde [tex3]n[/tex3] é o número de mols
Como He é monoatômico, há [tex3]n[/tex3] mols de átomos de He e [tex3]2n[/tex3] mols de átomos de H.
Sem dúvida, a resposta correta é a A.
Valdecir
Agora vamos lá:
Temos que [tex3]n_{He}=n_{H_2}[/tex3], onde [tex3]n[/tex3] é o número de mols
Como He é monoatômico, há [tex3]n[/tex3] mols de átomos de He e [tex3]2n[/tex3] mols de átomos de H.
Sem dúvida, a resposta correta é a A.
Valdecir
Editado pela última vez por caju em 18 Mar 2025, 15:54, em um total de 2 vezes.
So many problems, so little time!
Nov 2015
14
20:48
obrigado pelas vossas contribuições
mas continuo com dúvidas
O problema não nos diz que tem de existir 1 He por cada H2, por isso na mistura não poderá haver 50 átomos de He separados e 25 moléculas de H2, cada com 2 átomos de H, o que perfaz 50 átomos de H?
Entretanto, encontrei num manual a mesma questão exposta pela professora, mas com uma ligeira adaptação:
" uma mistura de Hidrogénio (H2) e de Hélio (He), a fração molar do Hélio é igual a 1/3.
a) o número de átomos de hélio é metade do numero de atomos de hidrogenio
b) o número de átomos de hélio é igual ao numero de atomos de hidrogenio
Nas soluções do livro, a resposta dada como correta é aqui sim a A.
Dentro da minha interpretação correta, pois por definição de fraçao molar, em três mols de mistura, há 1 mol de átomos de He e 2 mols de átomos de H.
Peço desculpa pela minha insistência.
obrigado
mas continuo com dúvidas
nao vai de encontro ao que eu referi, não podemos por um lado contar com umm mol de H2 (molecula) e dizer ao mesmo tempo uma mol de He (átomo)Nietzsche escreveu:Perceba que a própria questão fala em "número de átomos",e não de moléculas. Quando trabalhamos com km e m,fazemos a conversão pra uma única unidade,acho que o mesmo se aplica aqui.
O problema não nos diz que tem de existir 1 He por cada H2, por isso na mistura não poderá haver 50 átomos de He separados e 25 moléculas de H2, cada com 2 átomos de H, o que perfaz 50 átomos de H?
ao usar a massa molar, calculamos a fraçao mássica, certo?Nietzsche escreveu:Perceba tambem que a fração molar do carbono no CO2 não é 1/3, --> 12/44\neq 1/3
Entretanto, encontrei num manual a mesma questão exposta pela professora, mas com uma ligeira adaptação:
" uma mistura de Hidrogénio (H2) e de Hélio (He), a fração molar do Hélio é igual a 1/3.
a) o número de átomos de hélio é metade do numero de atomos de hidrogenio
b) o número de átomos de hélio é igual ao numero de atomos de hidrogenio
Nas soluções do livro, a resposta dada como correta é aqui sim a A.
Dentro da minha interpretação correta, pois por definição de fraçao molar, em três mols de mistura, há 1 mol de átomos de He e 2 mols de átomos de H.
Peço desculpa pela minha insistência.
obrigado
Editado pela última vez por Mii em 14 Nov 2015, 20:48, em um total de 1 vez.
-