Olá
pedro123, pelo que eu entendi deste assunto, a velocidade escalar é o "módulo ou a intensidade" da velocidade vetorial, ou seja, a velocidade vetorial é mais completa que a velocidade escalar (pois nos dá a direção, sentido, não apenas o módulo).
Mas a velocidade escalar para ser encontrada, nós precisamos saber o espaço e o tempo não é? Já velocidade vetorial nós precisamos saber o deslocamento e o tempo não é?
1º) Qual a diferença entre deslocamento e espaço? E porque um é grandeza vetorial (deslocamento) e o outro não (trajetória)?
2º) Sendo o deslocamento uma grandeza vetorial e o espaço a trajetória de um móvel (veja a figura no final do post) e a velocidade escalar a "intensidade" de uma velocidade vetorial, como é que aquela é a intensidade desta ? Pois como eu havia dito antes, deslocamento é diferente de espaço (não sei o porque, mas pelo o que entendi é), sendo assim, a velocidade vetorial será diferente da escalar (quando a trajetória não for retilínea).
Veja o exemplo para entender o
2º íten:
Imagine um carro que dá uma volta de 100m num circuito fechado em 10 segundos. A sua velocidade escalar média é de 10m/s , pois é a razão entre o espaço percorrido e o intervalo de tempo. Já a sua velocidade vetorial média é nula , pois não houve deslocamento do móvel, ele saiu de um ponto ( linha de saída ) e retornou ao mesmo ponto ( linha de chegada ).
Usando este exemplo, como é que isso pode acontecer, sendo que velocidade vetorial é uma escalar mais completa (poi possui sentido, direção e não apenas módulo como a escalar).
E esse papo de trajetória e deslocamento, como é que pode ser diferente um do outro?

- Deslocamento x trajetória.GIF (3.93 KiB) Exibido 7014 vezes
Desculpe-me pela ignorância, mas se puder sanar todas estas dúvidas relatadas logo acima, ficarei muito grato, pois estão dando um nó em minha cabeça.
OBS: Desculpe-me de usar sua figura e o seu exemplo, mas achei que usando-os seria mais fácil de você entender as minhas dúvidas.
Um abraço amigo e até breve!!João.

" Uma mente que se expande nunca voltará ao seu tamanho original" ALBERT EINSTEIN