• 🔴 [ENEM 2025 PPL Live 05] Matemática - Resolução de 156 até 160
  • 🔴 [ENEM 2025 PPL Live 04] Matemática - Resolução de 151 até 155
  • 🔴 [ENEM 2025 PPL Live 03] Matemática - Resolução de 146 até 150
  • 🔴 [ENEM 2025 PPL Live 02] Matemática - Resolução de 141 até 145
  • 🔴 [ENEM 2025 PPL Live 01] Matemática - Resolução de 136 até 140
  • 🔴 [ENEM 2025 Belém Live 09] Matemática - Resolução de 176 até 180

Física IDeslocamento e velocidade...

Mecânica: Estática e Dinâmica
JOÃO ANTÔNIO VIEIRA Offline
Elite
Agradeceram: 1 vez
Mai 2008 08 16:59

Deslocamento e velocidade...

Mensagem por JOÃO ANTÔNIO VIEIRA »

Olá todos, estou com algumas dúvidas que vou relacionar logo abaixo:

Se o deslocamento e a velocidade são grandezas vetoriais, porque e para que se usa o deslocamento e velocidade escalar? Qual seria o valor real de um deslocamento e uma velocidade em determinadas situações, a escalar ou vetorial? Por exemplo, a situação de um carro em que percorre uma determinada trajetória (curvilínea) em um determinado tempo. Qual valor real de seu deslocamento e velocidade que eu poderia considerar como sendo o "verdadeiro, o vetorial ou escalar?

Se alguém puder sanar essas dúvidas, eu ficarei muito grato!!!

Um abraço a todos e até breve!!!João. :?:
Editado pela última vez por JOÃO ANTÔNIO VIEIRA em 08 Mai 2008, 16:59, em um total de 1 vez.
" Uma mente que se expande nunca voltará ao seu tamanho original" ALBERT EINSTEIN
Auto Excluído (ID:276)
Mai 2008 08 21:08

Re: Deslocamento e velocidade...

Mensagem por Auto Excluído (ID:276) »

oi , João . Deslocamento é a distância entre dois pontos. Deslocamento e espaço percorrido são coisas diferentes que em certos casos podem até ser a mesma coisa. dá uma olhada na figura

imagine um móvel que fará esta trajetória entre os pontos A e B. o móvel irá se deslocar do ponto A ao B , ou seja, o deslocamento é a linha reta preta. o espaço percorrido é o trajeto que ele resolveu optar, que está representado pela linha azul.

não entendi oq vc quis dizer com ''valor real'' , mas a velocidade escalar e a vetorial podem ser ambas determinadas...velocidade escalar tem a ver com o quão rápido um móvel percorreu uma trajetória. a velocidade vetorial é um vetor que descreve a distância, tempo e direção

imagine também um carro que dá uma volta de 100m num circuito fechado em 10 segundos. A sua velocidade escalar média é de 10m/s , pois é a razão entre o espaço percorrido e o intervalo de tempo. já a sua velocidade vetorial média é nula , pois não houve deslocamento do móvel, ele saiu de um ponto ( linha de saída ) e retornou ao mesmo ponto ( linha de chegada ).

blz ? té +
Anexos
Untitled 1.jpg
Untitled 1.jpg (5.7 KiB) Exibido 7047 vezes
Elite
Mai 2008 09 15:23

Olá pedro123, pelo que eu entendi deste assunto, a velocidade escalar é o "módulo ou a intensidade" da velocidade vetorial, ou seja, a velocidade vetorial é mais completa que a velocidade escalar (pois nos dá a direção, sentido, não apenas o módulo).
Mas a velocidade escalar para ser encontrada, nós precisamos saber o espaço e o tempo não é? Já velocidade vetorial nós precisamos saber o deslocamento e o tempo não é?

1º) Qual a diferença entre deslocamento e espaço? E porque um é grandeza vetorial (deslocamento) e o outro não (trajetória)?

2º) Sendo o deslocamento uma grandeza vetorial e o espaço a trajetória de um móvel (veja a figura no final do post) e a velocidade escalar a "intensidade" de uma velocidade vetorial, como é que aquela é a intensidade desta ? Pois como eu havia dito antes, deslocamento é diferente de espaço (não sei o porque, mas pelo o que entendi é), sendo assim, a velocidade vetorial será diferente da escalar (quando a trajetória não for retilínea).

Veja o exemplo para entender o 2º íten:

Imagine um carro que dá uma volta de 100m num circuito fechado em 10 segundos. A sua velocidade escalar média é de 10m/s , pois é a razão entre o espaço percorrido e o intervalo de tempo. Já a sua velocidade vetorial média é nula , pois não houve deslocamento do móvel, ele saiu de um ponto ( linha de saída ) e retornou ao mesmo ponto ( linha de chegada ).
Usando este exemplo, como é que isso pode acontecer, sendo que velocidade vetorial é uma escalar mais completa (poi possui sentido, direção e não apenas módulo como a escalar).
E esse papo de trajetória e deslocamento, como é que pode ser diferente um do outro?
Deslocamento x trajetória.GIF
Deslocamento x trajetória.GIF (3.93 KiB) Exibido 7014 vezes
Desculpe-me pela ignorância, mas se puder sanar todas estas dúvidas relatadas logo acima, ficarei muito grato, pois estão dando um nó em minha cabeça.

OBS: Desculpe-me de usar sua figura e o seu exemplo, mas achei que usando-os seria mais fácil de você entender as minhas dúvidas.

Um abraço amigo e até breve!!João. :?:
Editado pela última vez por JOÃO ANTÔNIO VIEIRA em 09 Mai 2008, 15:23, em um total de 1 vez.
" Uma mente que se expande nunca voltará ao seu tamanho original" ALBERT EINSTEIN
Mai 2008 10 11:41

oi , João . vou tentar descrever em tópicos

. trajetória - é um lugar que contém todas as posições ocupadas por um objeto que se move

. deslocamento - variação da posição de um móvel . o deslocamento é um vetor que une o ponto de partida ao ponto de chegada.

. velocidade escalar e vetorial - a escalar tem a ver com rapidez e não é a ''intensidade'' da velocidade vetorial e a velocidade vetorial ela é mais ''completa'' por dar além da intensidade ( módulo ) , o sentido e a direção , mas são duas coisas diferentes . as duas são independentes entre si , como eu citei no exemplo. a velocidade vetorial existe se há deslocamento e a escalar se há movimento.

por exemplo... considere 3 modos de ir a cidade B partindo da cidade A como mostra a figura anexada. imagine que uma pessoa deslocou-se da cidade A até a B , ou seja, o deslocamento dele é definido pelo vetor [tex3]\vec{AB}[/tex3]. porém o modo que ele optou para chegar a cidade B foi qualquer um dos arcos AB ( na figura eles são iguais ) . Então qual o lugar por onde ele chegou a cidade B ( trajetória ) ? o arco AB . E qual o espaço percorrido por ele nesta trajetória ? [tex3]\frac{2 \pi r}{2}[/tex3] ( onde r é o raio desta circunferência ) .

té + . abraço
Anexos
,,,,.jpg
,,,,.jpg (7.82 KiB) Exibido 6993 vezes
Editado pela última vez por Auto Excluído (ID:276) em 10 Mai 2008, 11:41, em um total de 1 vez.
Elite
Mai 2008 11 12:57

Olá pedro123!!!

Então significa que o deslocamento é o "caminho" mais curto entre uma origem e um destino, por ser ele uma reta? E a velocidade vetorial média(por ser uma grandeza vetorial) ela estará sempre "apontando" para a direção e sentido do vetor deslocamento, sendo ela a menor velocidade que o móvel poderia desenvolver num mesmo [tex3]\Delta[/tex3] t, quando a trajetória não for retilínea?

E em uma situação do tipo que vou expor logo abaixo,haverá ou não haverá deslocamento? E porquê?

Situação:

Um carro sai de Campinas à São Paulo e ao chegar em São Paulo, após 2h de sua chegada, retorna a Campinas.

Desculpe-me a ignorância, mas se puder terminar de sanar as dúvidas que expus logo acima, ficarei muito grato!!!

Um abraço amigo e até breve!!!!! :?:
Editado pela última vez por JOÃO ANTÔNIO VIEIRA em 11 Mai 2008, 12:57, em um total de 1 vez.
Mai 2008 11 23:21

creio que dependerá do tipo de pergunta , João.

por exemplo , suponhamos que a viagem campinas - sp dure 1,5h e que ele leva exatamente este tempo na viagem de ida e na volta. aí vai a pergunta : ao fim de 5 horas ( 1,5 + 1,5 + 2 ) , houve deslocamento ? a resposta é não. ou se tudo isso foi feito com um movimento, a resposta tb é não. bom, pelo menos eu acho q seja isso.
Elite
Mai 2008 13 13:11

Olá pedro123!!!

Então significa que o deslocamento é o "caminho" mais curto entre uma origem e um destino, por ser ele uma reta, e a velocidade vetorial média(por ser uma grandeza vetorial) ela estará sempre "apontando" para a direção e sentido do vetor deslocamento, sendo ela a menor velocidade que o móvel poderia desenvolver num mesmo [tex3]\Delta[/tex3] t, quando a trajetória não for retilínea?

Desculpe-me o excesso de ignorância!!!

Abraços amigo e até breve!!!João. :lol:
Editado pela última vez por JOÃO ANTÔNIO VIEIRA em 13 Mai 2008, 13:11, em um total de 1 vez.
Mai 2008 13 19:57

oi , João. sim, o vetor velocidade tem a mesma direção e sentido do vetor deslocamento.

''sendo ela a menor velocidade que o móvel poderia desenvolver num mesmo [tex3]\Delta t[/tex3]'' - c está dizendo isso em relação a velocidade escalar desenvolvida no mesmo deslocamento ? se for , creio que sim. pq veja, sendo o intervalo de tempo o mesmo, e o deslocamento, o menor possível, por consequência a velocidade será menor também. abraços
Editado pela última vez por Auto Excluído (ID:276) em 13 Mai 2008, 19:57, em um total de 1 vez.
Responder