• 🔴 [ENEM 2025 PPL Live 06] Matemática - Resolução de 161 até 165
  • 🔴 [ENEM 2025 PPL Live 05] Matemática - Resolução de 156 até 160
  • 🔴 [ENEM 2025 PPL Live 04] Matemática - Resolução de 151 até 155
  • 🔴 [ENEM 2025 PPL Live 03] Matemática - Resolução de 146 até 150
  • 🔴 [ENEM 2025 PPL Live 02] Matemática - Resolução de 141 até 145
  • 🔴 [ENEM 2025 PPL Live 01] Matemática - Resolução de 136 até 140

Física III(UFMG) Campo Magnético Tópico resolvido

Eletricidade e Magnetismo
mapll Offline
sênior
Agradeceu: 15 vezes
Agradeceram: 3 vezes
Abr 2016 13 09:45

(UFMG) Campo Magnético

Mensagem por mapll »

Uma placa metálica é ligada, nos pontos P e Q, aos polos de uma bateria.
Aplicando-se à placa um campo magnético uniforme B , verifica-se que uma diferença de potencial VMN aparece entre as laterais M e N da placa.
O aparecimento dessa diferença de potencial deve-se ao fato de que os elétrons livres da placa, ao estabelecer-se nela a corrente elétrica, movem-se:

a) de Q para P e são deslocados pelo campo magnético para a lateral N.
b) de Q para P e são deslocados pelo campo magnético para a lateral M.
c) de P para Q e são deslocados pelo campo magnético para a lateral N.
d) de P para Q e são deslocados pelo campo magnético para a lateral M.
e) de Q para P e são deslocados pelo campo magnético no sentido contrário ao vetor B .

Estou com MUITA dificuldade para entender esse exercício, se alguém puder explicar detalhadamente e ajudar com os vetores da regra da mão esquerda, agradeço!
Resposta

A
Editado pela última vez por mapll em 13 Abr 2016, 09:45, em um total de 1 vez.
"E a persistir assim quando, exausto, contudo, resta a vontade em ti, que ainda te ordena: Persiste!"
-Rudyard Kipling-
Gauss Offline
2 - Nerd
Agradeceu: 222 vezes
Agradeceram: 179 vezes
Abr 2016 13 11:37

Re: UFMG- campo magnético

Mensagem por Gauss »

Olá, mapll!

1°) Ao estabelecer uma DDP entre os polos da bateria os elétrons se moverão para os locais de maior potencial, pois eles estão em busca da menor energia potencial possível. Então, eles se moverão de Q para P.

2°) Vamos imaginar que em vez de elétrons, as cargas que estão em movimento sejam prótons. Então, pela Regra da Mão Esquerda, temos:

- Campo magnético entrando na placa;
- Prótons com velocidade na direção vertical e com sentido para cima;
- Consequentemente, a força magnética teria direção horizontal, com sentido de N para M.

O que vimos acima ocorreria caso as cargas fossem prótons. Como estamos tratando de elétrons a situação é a mesma, porém devemos inverter o sentido da força magnética, que neste caso seria M para N.

Penso que seja isto!
mapll Offline
sênior
Abr 2016 13 17:42

Re: UFMG- campo magnético

Mensagem por mapll »

Gauss escreveu:Olá, mapll!

1°) Ao estabelecer uma DDP entre os polos da bateria os elétrons se moverão para os locais de maior potencial, pois eles estão em busca da menor energia potencial possível. Então, eles se moverão de Q para P.

2°) Vamos imaginar que em vez de elétrons, as cargas que estão em movimento sejam prótons. Então, pela Regra da Mão Esquerda, temos:

- Campo magnético entrando na placa;
- Prótons com velocidade na direção vertical e com sentido para cima;
- Consequentemente, a força magnética teria direção horizontal, com sentido de N para M.

O que vimos acima ocorreria caso as cargas fossem prótons. Como estamos tratando de elétrons a situação é a mesma, porém devemos inverter o sentido da força magnética, que neste caso seria M para N.

Penso que seja isto!

Gauss,
1)como pede o movimento dos elétrons na placa eu posso, para facilitar, adotar o vetor V/corrente (da regra da mão esquerda) apontado para baixo? No sentido de Q... Com isso já teria a força apontando de M para N. É correto?

2)também aprendi a usar a regra da mão esquerda normalmente e no final inverter APENAS o vetor que estava procurando. Exemplo, se temos campo e velocidade, vamos obter força, então invertemos esta. Mas se eu fizesse dessa forma ia ter campo entrando, velocidade/ corrente em direção a Q e força para direita :. força de M -> N, invertendo ficaria N-> M, o que é errado... :roll: :roll:

Agradeço pela ajuda!
Editado pela última vez por mapll em 13 Abr 2016, 17:42, em um total de 1 vez.
"E a persistir assim quando, exausto, contudo, resta a vontade em ti, que ainda te ordena: Persiste!"
-Rudyard Kipling-
Gauss Offline
2 - Nerd
Abr 2016 13 23:03

Re: (UFMG) Campo Magnético

Mensagem por Gauss »

Olá, mapll!

Buscando esta questão pela internet consegui uma imagem que ilustra melhor o que eu disse em minha primeira resolução, veja:
Screenshot_7.jpg
Screenshot_7.jpg (7.87 KiB) Exibido 5700 vezes
1)como pede o movimento dos elétrons na placa eu posso, para facilitar, adotar o vetor V/corrente (da regra da mão esquerda) apontado para baixo? No sentido de Q... Com isso já teria a força apontando de M para N. É correto?
Olha, mapll, para esta dúvida eu realmente não sei te responder, pois não sei se isso funcionaria em todos os casos.
também aprendi a usar a regra da mão esquerda normalmente e no final inverter APENAS o vetor que estava procurando. Exemplo, se temos campo e velocidade, vamos obter força, então invertemos esta. Mas se eu fizesse dessa forma ia ter campo entrando, velocidade/ corrente em direção a Q e força para direita :. força de M -> N, invertendo ficaria N-> M, o que é errado... :roll: :roll:
Neste link (https://www.youtube.com/watch?v=T8LvsjHkFo8) tem um vídeo que pode te ajudar a utilizar melhor a Regra da Mão Esquerda. Tente vê-lo para ver se ajuda.
Editado pela última vez por Gauss em 13 Abr 2016, 23:03, em um total de 1 vez.
mapll Offline
sênior
Abr 2016 14 08:34

Mensagem por mapll »

Gauss escreveu:Olá, mapll!

Buscando esta questão pela internet consegui uma imagem que ilustra melhor o que eu disse em minha primeira resolução, veja:
Screenshot_7.jpg
Olha, mapll, para esta dúvida eu realmente não sei te responder, pois não sei se isso funcionaria em todos os casos.
também aprendi a usar a regra da mão esquerda normalmente e no final inverter APENAS o vetor que estava procurando. Exemplo, se temos campo e velocidade, vamos obter força, então invertemos esta. Mas se eu fizesse dessa forma ia ter campo entrando, velocidade/ corrente em direção a Q e força para direita :. força de M -> N, invertendo ficaria N-> M, o que é errado... :roll: :roll:
Neste link (https://www.youtube.com/watch?v=T8LvsjHkFo8) tem um vídeo que pode te ajudar a utilizar melhor a Regra da Mão Esquerda. Tente vê-lo para ver se ajuda.
Muito obrigada pela ajuda, Gauss!! Vou dar uma olhada :)
Editado pela última vez por mapll em 14 Abr 2016, 08:34, em um total de 1 vez.
-Rudyard Kipling-
Gauss Offline
2 - Nerd
Abr 2016 14 10:25

Mensagem por Gauss »

De nada!
Responder