Bloqueador de anúncios detectado: Nosso site é possível exibindo anúncios online para nossos visitantes. Por favor, considere nos apoiar desativando seu bloqueador de anúncios em nosso site.
Problemas sobre assuntos estudados no Ensino Médio que você obteve durante seu estudo de Ensino Médio.
Se o problema for de Vestibular, poste-o no fórum Pré-Vestibular
Sejam [tex3]m[/tex3] e [tex3]n[/tex3] dois números reais. A desigualdade [tex3]m^2 + n^2 \geq 2mn[/tex3] vale
a) somente para [tex3]m \geq 0, n \geq 0.[/tex3]
b) para todos os m e n reais.
c) somente para [tex3]m \geq 0, n \geq 0.[/tex3]
d) somente para [tex3]m = n = 0[/tex3]
e) Somente para [tex3]m[/tex3] e [tex3]n[/tex3] inteiros
Resposta
Gabarito:B
Não consigo entender essa questão, queria entender o motivo da resposta ser letra B.
Alguém pode me explicar? ou mostrar uma resolução ?
Agradeço desde já
Editado pela última vez por paulojorge em 01 Set 2016, 21:17, em um total de 1 vez.
Entenda o momento presente e não perca a oportunidade de mudar a sua realidade, o tempo não para, o tempo voa meu irmão!
"O caminho pode ser longo, mas sempre terá um fim!"
Tome [tex3](m-n)^2[/tex3]. Veja que um número real ao quadrado SEMPRE será positivo ou zero, então podemos escrever: [tex3](m-n)^2 \geq 0[/tex3]
Desenvolvendo, chegamos na relação do enunciado: [tex3]m^2-2mn+n^2\geq0[/tex3] [tex3]\therefore m^2+n^2 \geq 2mn[/tex3]
Editado pela última vez por undefinied3 em 01 Set 2016, 21:57, em um total de 1 vez.
Ocupado com início do ano no ITA. Estarei fortemente inativo nesses primeiros meses do ano, então busquem outro moderador para ajudar caso possível.
Entenda o momento presente e não perca a oportunidade de mudar a sua realidade, o tempo não para, o tempo voa meu irmão!
"O caminho pode ser longo, mas sempre terá um fim!"
Sejam [tex3]i[/tex3] a unidade imaginaria [tex3]a_{n}[/tex3] o n-ésimo termo dessa progressão geométrica com [tex3]a_{2}=2.a_{1}[/tex3]. Se [tex3]a_{1}[/tex3] é um número ímpar, então. [tex3]i^{a_{1}}+i^{a_{2}}+i^{a_{3}}+...i^{a_{10}}[/tex3] é...
[tex3]a_1q=a_2[/tex3] Mas o enunciado diz que [tex3]a_2=2a_1[/tex3] Então: [tex3]a_1q=2a_1[/tex3] Logo: [tex3]a_1=0[/tex3] ou [tex3]q=2[/tex3]. Se o primeiro termo for nulo, a PG será constante. E isso não convém à questão! Então aceitaremos...