Bloqueador de anúncios detectado: Nosso site é possível exibindo anúncios online para nossos visitantes. Por favor, considere nos apoiar desativando seu bloqueador de anúncios em nosso site.
Pessoal estou tentando fazer um exercicio de eletromagnetismo relacionado a campo magnetico em um fio Finito. Eu estudei as demonstraçoes usando a lei de biot-savart para fio infinito, porem neste exercicio é dado um fio finito e nao consigo desenvolver.
Utilize a Lei de Biot-Savart para calcular o campo magnético no ponto (3;3;3) gerado pelo filamento de corrente de tamanho finito mostrado na figura a seguir. O filamento conduz uma corrente de 50 A e situa-se entre os pontos (0,0,2) e (0,0,4). Valores em metros.
Boa tarde .. obrigado por me responder ,mas não é essa a resposta, parece que tem que usar a fórmula I/4piR (sena2-sena1) só que não estou conseguindo relacionar essas ângulos e também achar esse R que eu acho que seria a distancia radial né ?
Obrigado
Editado pela última vez por cajuADMIN em 02 Out 2017, 18:43, em um total de 2 vezes.
Razão:TeX --> TeX3
Muito obrigado por responder.. só vou fazer mais uma pergunta, teria como resolver sem essa integral toda, apenas usando a fórmula I/4piR (sena2-sena1) e esses ângulos pelo gráfico ? Como ficaria se tiver
Editado pela última vez por cajuADMIN em 02 Out 2017, 18:44, em um total de 2 vezes.
Razão:TeX --> TeX3
tomando como referência o ponto (0,0,3) que é o centro do fio logo R será
[tex3]\vec{R}=(3,3,3)-(0,0,3)=(3,3,0)[/tex3]
[tex3]R=\sqrt{3^2+3^2}=3\sqrt2[/tex3]
o vetor B será perpendicular ao vetor R porém sua componente na direção z também será igual à 0 portanto será um vetor do tipo [tex3](a,b,0)[/tex3]
por ser perpendicular a R, pelo produto escalar
[tex3](3,3,0)(a,b,0)=0[/tex3]
[tex3]3a+3b=0[/tex3]
[tex3]a=-b[/tex3]
[tex3](-b,b,0)[/tex3]
como o que nos interessa é apenas sua direção, então pegamos seu valor unitário, ou seja modulo igual a 1
tomando como referência o ponto (0,0,3) que é o centro do fio logo R será
[tex3]\vec{R}=(3,3,3)-(0,0,3)=(3,3,0)[/tex3]
[tex3]R=\sqrt{3^2+3^2}=3\sqrt2[/tex3]
o vetor B será perpendicular ao vetor R porém sua componente na direção z também será igual à 0 portanto será um vetor do tipo [tex3](a,b,0)[/tex3]
por ser perpendicular a R, pelo produto escalar
[tex3](3,3,0)(a,b,0)=0[/tex3]
[tex3]3a+3b=0[/tex3]
[tex3]a=-b[/tex3]
[tex3](-b,b,0)[/tex3]
como o que nos interessa é apenas sua direção, então pegamos seu valor unitário, ou seja modulo igual a 1
Dois longos fios paralelos transportam correntes iguais e de sentidos opostos, e estão separados por uma distância igual a [tex3]2b[/tex3]. Determine a relação [tex3]B_Q/B_P[/tex3] entre os módulos do vetor indução magnética no ponto [tex3]Q[/tex3],...
(PSC Ufam-2015) 47. As primeiras observações experimentais de fenômenos magnéticos foram realizadas pelos gregos em uma região da Ásia Menor denominada de Magnésia. Eles verificaram que certo tipo de pedra denominada de magnetita (ou ímã natural)...
Eae bora lá!!
Lembre que a equação do campo magnético:
B=[tex3]\frac{µ.i}{2π .r}[/tex3], logo, B1=[tex3]\frac{µ.2}{2π .8.10^{-2}}[/tex3] e B2=[tex3]\frac{µ.4}{2π .4.10^{-2}}[/tex3]
Portanto, [tex3]\frac{B1}{B2} = \frac{µ.2}{2π .8.10^{-2}}[/tex3]...
[tex3]\vec{B}=\frac{\mu _oq}{4\pi}.\frac{v.sen\theta}{r^2}[/tex3] , onde esse theta é o angulo formado entre o vetor velocidade e a vetor raio que liga a posição da carga até o ponto w.