Bloqueador de anúncios detectado: Nosso site é possível exibindo anúncios online para nossos visitantes. Por favor, considere nos apoiar desativando seu bloqueador de anúncios em nosso site.
Olá!
Estou com algumas dúvidas em relação ao oscilador harmônico amortecido. Me compliquei nesta questão a seguir, devido à utilização de variável complexa. Pela resolução, utiliza-se de algum modo a fórmula de Euler [tex3]e^{ix}[/tex3] = cos(x) + isen(x).
"Mostre que a função x(t)= A [tex3]e^{\frac{-γ}{2}} e^{i(ωt + φ)}[/tex3] satisfaz a equação d²x/dt² + γ.dx/dt + ω0²x = 0
Derivei a função, mas não cheguei a lugar nenhum. Lembro-me um pouco da demonstração que mostrava a relação entre as frequências angulares ω e ω0, mas realmente estou muito confusa com tudo isso. Não entendi muito bem essa parte de variável complexa.
Desde já agradeço a ajuda!
Editado pela última vez por KarinaTorre em 02 Abr 2017, 00:36, em um total de 1 vez.
E senão me engano, você deve simplesmente esquecer esse [tex3]e^{i(ωt + φ)}[/tex3] e escrever [tex3]cos(ωt + φ)[/tex3], mas só derivando para saber. Verifique se existe o erro que falei aí.
Editado pela última vez por Andre13000 em 02 Abr 2017, 09:40, em um total de 1 vez.
“Study hard what interests you the most in the most undisciplined, irreverent and original manner possible.” -Richard Feynman
Sim, você está certo!! Realmente a função é como você falou.
O problema é que estou me atrapalhando para demonstrar. Derivando a função, fiquei com:
dx/dt = A [tex3]e^{\frac{-γt}{2}}[/tex3][[tex3]\frac{-γ}{2}[/tex3] cos(ωt + φ) - ω.sen(ωt + φ)]
d²x/dt² = A [tex3]e^{\frac{-γt}{2}}[/tex3][ω.[tex3]\frac{γ}{2}[/tex3] sen(ωt + φ) - ω².cos(ωt + φ)]
(não sei se errei algo nas derivações)
Quando tentei encaixar essas duas derivadas na equação diferencial, me perco e parece que não chego a lugar nenhum. Também tenho a relação ω² = ω0^2 - (γ²/4). Está bem complicado..
Editado pela última vez por KarinaTorre em 02 Abr 2017, 10:14, em um total de 1 vez.
Hmm, não sei o que fazer com isso. Talvez esteja de alguma forma relacionado com o ângulo [tex3]wt+\phi[/tex3], mas não tenho certeza. Vamos tentar a outra substituição.
Um bloco inicialmente comprime uma mola de 2m (ponto A). Considere o coeficiente de atrito cinético igual a 0,2.
Calcular:
A) Velocidade quando x =0
B) calcular o máximo afastamento de xf
C) calcular o valor aproximado da distância total percorrida...
Dúvida relativamente simples mas que tá me tirando o sono. Estava fazendo um exercício do Halliday em que consistia em um bloco pendurado numa mola vertical (em repouso) que recebia de baixo para cima uma bala de espingarda que...
Pois é, também não consegui encontrar um porque da energia potencial sair fora da jogada. Mas estive refletindo um pouco e notei que, quando o sistema esta em repouso antes da bala atingir o bloco, a mola esta esticada de modo que o...
Aqui estou eu novamente, me desculpem. Estou confusa com as equações de movimento do oscilador harmônico simples.
Eu entendi que as soluções para esse oscilador simples são do tipo x(t) = a.cos(ωt + φ) + b.sen(ωt + φ). Mas, penso que...
Tanto faz a função ser seno ou cosseno. O importante é que descreva o tipo de movimento que estamos lidando, que é o MHS. A função usada para a posição da partícula no eixo x é geralmente o cosseno, pois facilita o estudo do movimento,...