Bloqueador de anúncios detectado: Nosso site é possível exibindo anúncios online para nossos visitantes. Por favor, considere nos apoiar desativando seu bloqueador de anúncios em nosso site.
- O heredograma representado na figura a seguir mostra a genealogia de uma família.
Mod 8 - Q3.png (6.67 KiB) Exibido 2033 vezes
a) Quais são o indivíduos heterozigotos?
b) Qual é o número máximo de homozigotos que ocorrem no heredograma? Cite-os.
obs: eu estou com um poquinho de dificuldade e só pra ter certeza que meu raciocínio está correto, me mostrem passo a passo como caracterizar os números diante dos alelos? E principalmente por onde começar.
Obrigada desde já!!!
Editado pela última vez por Carolinethz em 02 Mai 2017, 20:18, em um total de 1 vez.
Os individuos 8 e 9 são obrigatoriamente heterozigotos, pois são semelhantes e deram origem a um diferente. Como esses mesmos (8 e 9) não são portadores da anomalia e seu filho (10) é, significa que a anomalia é homozigota recessiva.
Como o 8 é heterozigoto, um de seus pais obrigatoriamente é heterozigoto.
Como o individuo 7 é homozigoto recessivo, e nenhum de seus pais (5 e 6) é homozigoto recessivo tbm, significa que ambos os pais são heterozigotos.
Como a prole (5) dos individuos 1 e 2 é heterozigota, significa que NO MINIMO um dos pais heterozigoto.
Como a prole (6) dos individuos 3 e 4 é heterozigota, significa que NO MINIMO um dos pais heterozigoto.
a) Quais são o indivíduos heterozigotos?
1 e 2 ou ambos são heterozigotos ou um deles é homozigoto dominante e o outro heterozigoto
3 e 4 ou ambos são heterozigotos ou um deles é homozigoto dominante e o outro heterozigoto
5, 6, 8 e 9 são obrigatoriamente heterozigotos
7 e 10 são homozigotos recessivos
b) Qual é o número máximo de homozigotos que ocorrem no heredograma? Cite-os.
o numero maximo seriam 2, já falei em cima quem poderiam ser e o pq.
Na espécie humana, o albinismo oculocutâneo é uma alteração genética que afeta a pigmentação dos cabelos, pele e olhos. Essa condição pode ser determinada por um gene com herança autossômica recessiva. O heredograma mostra uma família em que a...
Olá, é dito no enunciado que o albinismo é uma doença com herança autossômica recessiva, vamos trabalhar com "A" para o alelo dominante e "a" para o recessivo. Então veja pelo heredograma no cruzamento de II-2 com II-3 que necessariamente estes...
Olá! Por favor, poderia me explicar como resolver a seguinte questão? Vlw!
A árvore genealógica a seguir mostra os tipos sanguíneos dos indivíduos de uma família. Com base nessas informações, calcule a probabilidade de um descendente 12x13 ser do...
Eu cheguei a seguinte conclusão sobre o indivíduo 6... Se os pais são rh - então o indivíduo 6 também será, sendo que seu sangue poderá ser O ou B.
Assim teremos duas opções:
O com Rh - (aglutina A, aglutina B e aglutina rh) ou B com Rh - (aglutina...
A galactosemia é uma doença que provoca diarreia, vômitos, desidratação, icterícia e até morte. Uma forma de evitar esses problemas desencadeados pela doença é deixar de consumir leite e seus derivados. Uma família com algumas pessoas com...
Não é justamente o contrário?? Quando é ligado ao cromossomo X, as mulheres tem MENOR possibilidade de adquirirem, já que precisaria ter dois alelos recessivos, ao invés de apenas um, que é o caso dos homens. Eu tinha feito dessa forma:
Observe o seguinte heredograma hipotético de uma doença rara. Sobre essa doença, assinale a alternativa CORRETA. A)A doença é transmitida pelo cromossomo X de pais afetados para as filhas normais. B)O cromossomo Y é o portador dos genes causadores...
Sabemos que em doenças autossômicas os genes causadores da doença não estão localizados nos cromossomos sexuais, portanto, deveremos esperar proporções semelhantes de homens e mulheres afetados, o que não ocorre no...
E aí, Will. Em primeiro lugar é preciso determinar os genótipos dos indivíduos IV e V aos quais se refere o problema. O homem V tem sangue Rh [tex3]^{-}[/tex3] e, portanto, seu genótipo é rr. Como ele tem sangue do tipo A, um de seus alelos é IA....