Química Geral ⇒ Precipitado Tópico resolvido
- ivanginato23 Offline
- Agradeceu: 30 vezes
- Agradeceram: 63 vezes
Set 2017
09
20:58
Precipitado
Na reação de NaCl + AgNO3 em meio aquoso haverá, nesse caso, a precipitação de um sólido branco, o AgCl. Mas como eu saberia que o sólido é o AgCl? Eu tem pesquisar os critérios de formação de um cristal, mas não achei.
Quer nos ver vencer, o único que pode nos deter.
- Brunoranery Offline
- Agradeceu: 161 vezes
- Agradeceram: 797 vezes
Set 2017
10
10:42
Re: Precipitado
Bom dia, tudo bem?
O x da questão não é se forma cristal ou não. Se trata de sais, logo, teremos quase que com certeza sólidos.
O NaNO3 formado na reação química tem uma densidade de 2,26g/cm³
O AgCl tem a densidade numericamente igual a 5,56g/cm³, logo, ele será o precipitado.
O x da questão não é se forma cristal ou não. Se trata de sais, logo, teremos quase que com certeza sólidos.
O NaNO3 formado na reação química tem uma densidade de 2,26g/cm³
O AgCl tem a densidade numericamente igual a 5,56g/cm³, logo, ele será o precipitado.
Ajudei-te? Confira minhas resoluções no canal: https://www.youtube.com/channel/UCFy9BChtDB9V2GfvtRvWwqw
Projeto Med.
Projeto Med.
- ivanginato23 Offline
Set 2017
10
11:57
Meu Deus! Vou apanhar muito para Química ainda.KKKK
A formação de sais não deriva da reacao de base + ácido?
A formação de sais não deriva da reacao de base + ácido?
- undefinied3 Offline
- Agradeceu: 104 vezes
- Agradeceram: 1217 vezes
Set 2017
10
17:25
Bruno, não me lembro de ter visto qualquer relação entre densidade do sal com sua precipitação. As regras de solubilidade são consequência de polaridade/ressonância/efeito polarizante, e por isso normalmente são decoradas. Nitratos são sempre solúveis, cloretos são todos solúveis exceto de prata chumbo e mercúrio, por isso que precipita AgCl. É um precipitado muito clássico, você tem que saber disso.
Sim, a reação de sais normalmente são base+ácido. O que dita se a reação ocorre é formação de precipitado, ou de substância volátil ou de produto fraco (que não ioniza), então parte do estudo é sim reconhecer os precipitados decorando a tabela de solubilidade.
Sim, a reação de sais normalmente são base+ácido. O que dita se a reação ocorre é formação de precipitado, ou de substância volátil ou de produto fraco (que não ioniza), então parte do estudo é sim reconhecer os precipitados decorando a tabela de solubilidade.
Ocupado com início do ano no ITA. Estarei fortemente inativo nesses primeiros meses do ano, então busquem outro moderador para ajudar caso possível.
- ivanginato23 Offline
Set 2017
10
21:48
Beleza! Farei isso! Eu tenho muita dificuldade com Química. Nem se quer ser montar a fórmula da reação, quem reage com quem, mas ja consegui o livro da Martha e estou começando a entender.undefinied3 escreveu: 10 Set 2017, 17:25 Bruno, não me lembro de ter visto qualquer relação entre densidade do sal com sua precipitação. As regras de solubilidade são consequência de polaridade/ressonância/efeito polarizante, e por isso normalmente são decoradas. Nitratos são sempre solúveis, cloretos são todos solúveis exceto de prata chumbo e mercúrio, por isso que precipita AgCl. É um precipitado muito clássico, você tem que saber disso.
- undefinied3 Offline
Set 2017
10
22:12
Química no começo intimida bastante porque não é igual física que é basicamente aplicação de matemática, mas você vai ver que é bem tranquilo. A parte de inorgânica que é cobrada em vestibulares não militares é basicamente as reações que seguem um padrão bem definido, que são as de dupla troca, as de neutralização e as de simples troca. Isso que você sente de não conseguir montar as fórmulas é falta de prática e confiança, aos poucos você vai vendo o caminho a se seguir e começa a ficar intuitivo esperar determinados produtos, dados os reagentes.
O livro da Martha é bem bacana, é bem explicado e bem didático, vai te ajudar bastante. Não se esqueça de utilizar o forum quando precisar
O livro da Martha é bem bacana, é bem explicado e bem didático, vai te ajudar bastante. Não se esqueça de utilizar o forum quando precisar
Ocupado com início do ano no ITA. Estarei fortemente inativo nesses primeiros meses do ano, então busquem outro moderador para ajudar caso possível.
- Brunoranery Offline
- Agradeceu: 161 vezes
- Agradeceram: 797 vezes
Set 2017
11
09:21
Dois sais insolúveis quando estão em solução podem ser precipitados (se concentrar no fundo) de acordo com suas densidades em relação à solução e um ao outro.undefinied3 escreveu: 10 Set 2017, 17:25 Bruno, não me lembro de ter visto qualquer relação entre densidade do sal com sua precipitação. As regras de solubilidade são consequência de polaridade/ressonância/efeito polarizante, e por isso normalmente são decoradas. Nitratos são sempre solúveis, cloretos são todos solúveis exceto de prata chumbo e mercúrio, por isso que precipita AgCl. É um precipitado muito clássico, você tem que saber disso.
Se for mais denso, obviamente, vai se precipitar no fundo. Essa análise de formação de um corpo de fundo não dependeria, além da solubilidade, da densidade dos compostos?
Outra coisa. Se você passar do ponto de saturação de uma solução, haverá precipitação. Nesse caso, nos limitamos também à quantidade de soluto.
Editado pela última vez por Brunoranery em 11 Set 2017, 09:36, em um total de 1 vez.
Ajudei-te? Confira minhas resoluções no canal: https://www.youtube.com/channel/UCFy9BChtDB9V2GfvtRvWwqw
Projeto Med.
Projeto Med.
- undefinied3 Offline
Set 2017
11
12:01
A densidade não indica solubilidade ou formação de precipitado. Você poderia ter AgCl numa quantidade que não precipitaria por exemplo. O que indica se haverá precipitação é Qps>Kps, e o Qps é um equilíbrio químico que depende sas concentrações molares e o Kps apenas da temperatura.
Acho que você está querendo dizer que o sólido deve ser mais denso que a água para que ele vá para o fundo? Corpo de fundo é um termo relacionado a ter mais soluto do que se pode dissolver, não necessariamente ter uma densidade maior que a água para que o empuxo não vença seu peso. Agora que falou isso, na verdade nunca li nada a respeito disso.
Acho que você está querendo dizer que o sólido deve ser mais denso que a água para que ele vá para o fundo? Corpo de fundo é um termo relacionado a ter mais soluto do que se pode dissolver, não necessariamente ter uma densidade maior que a água para que o empuxo não vença seu peso. Agora que falou isso, na verdade nunca li nada a respeito disso.
-