• 🔴 [ENEM 2025 PPL Live 05] Matemática - Resolução de 156 até 160
  • 🔴 [ENEM 2025 PPL Live 04] Matemática - Resolução de 151 até 155
  • 🔴 [ENEM 2025 PPL Live 03] Matemática - Resolução de 146 até 150
  • 🔴 [ENEM 2025 PPL Live 02] Matemática - Resolução de 141 até 145
  • 🔴 [ENEM 2025 PPL Live 01] Matemática - Resolução de 136 até 140
  • 🔴 [ENEM 2025 Belém Live 09] Matemática - Resolução de 176 até 180

Links e Livrosfundamentos de matematica (gelson iezzi)

Aqui você encontra indicações de sites e Livros. Você pode divulgar seu trabalho ou indicar sites, blogs ou canais bons para o estudo de nossa comunidade.
dodo360 Offline
Pleno
Fev 2014 07 13:07

fundamentos de matematica (gelson iezzi)

Mensagem por dodo360 »

olá eu gostaria de tirar uma duvida sobre essa coleção, se eu tiver a a base da matematica (ensino fundamantal) eu consigo aprender a matematica do ensino médio atraves dessa coleção, sozinho ? de forma autodidatica ? é que esse ano eu vou estudar em casa mesmo para o vestibular e gostaria de saber se da ? obrigado
csmarcelo Offline
6 - Doutor
Agradeceu: 355 vezes
Agradeceram: 2820 vezes
Fev 2014 08 08:25

Re: fundamentos de matematica (gelson iezzi)

Mensagem por csmarcelo »

Creio que sim. Eu estou fazendo isso.
kluis37 Offline
sênior
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 19 vezes
Mar 2014 11 11:32

Mensagem por kluis37 »

Sim, é possível. A diferença é que o nível dessa coleção é um pouco melhor do que o que se ensina na maioria das escolas brasileiras. Eu, antes de entrar no curso de matemática estudei esses livros, e me foi muito útil, dado que estudei em uma escola pública e fiquei meses sem professor de matemática, ou seja, estudei praticamente sozinho os temas do ensino médio por meio desses livros.

É possível que alguns tópicos fiquem sem sentido na hora, ou você tenha alguma dificuldade em abstrair as ideias, como por exemplo no primeiro livro quando ele fala de lógica. Eu acho importante conhecer a simbologia matemática, a linguagem lógica clássica, mas o entendimento do que é lógica e de como ela "opera" e do significado de muito do que o livro fala de maneira rasa, você só iria compreender em um nível mais avançado, depois de cursos de álgebra abstrata por exemplo, eu diria que nesse tópico especificamente o que vale é desenvolver uma intuição do assunto, feito isso, passe adiante, não precisa gastar tempo tentando decorar coisas que mais pra frente se tornarão naturais.

Hoje eu estou terminando meu mestrado em matemática e devo minha base pré universitária a essa coleção divina. Vou fazer uma análise breve dos livros do IEZZI.

1º livro: Conjuntos e funções.

Esse livro eu considero fundamental no estudo da matemática. Diria inclusive que é o mais importante de todos. Como falei, na parte da lógica, é possível apenas focar em desenvolver uma intuição, está ok. Na parte de teoria de conjuntos e funções você deve fazer todos os exercícios, e se alguma coisa não ficar clara, procurar em algum outro material, fórum ou amigo uma explicação diferente.
Sobre teoria de conjuntos, o que tenho a dizer é, tome cuidado. Estude o conteúdo como ele é passado no livro, é aquilo ali que você necessita saber no ensino médio (a menos que queira ser um matemático), pois o tema pode ser aprofundado de maneira absurda, e é um assunto que costuma deixar as pessoas malucas, principalmente quando começa a se falar de coisas infinitas.
A matemática clássica basicamente se resume a conjuntos e funções (+ lógica), e na verdade funções também podem ser vistas como conjuntos, mas isso já é algo pra se ignorar em nível médio, estude esse livro como se fosse o mais importante, porque o é.

2º livro: Log.

Esse assunto não é crucial como o primeiro, mas certamente é interessante porque é um tema no qual nas escolas brasileiras pouco se aborda ou as vezes nem ensinado é. O legal aqui é a questão de trabalhar com as definições das funções.

3º livro: trigonometria.

Esse livro é essencial se você vai cursar algum curso de exatas no ensino superior. Os cursos de cálculo assumem que você tem esse conhecimento básico de trigonometria. Uma vez que você conhece o assunto, o próprio cálculo se torna mais simples. Se for estudar um curso de complexos, também pode ser importante.

4º livro: Sistemas, matrizes, det ....

Esse livro irá lhe dar toda a base necessária pra cursar um curso de álgebra linear na faculdade. Esse tema pode ser abordado em vários níveis, desde pré universitário (que é o caso desse livro) até nível universitário ou até nível de pós graduação, não pense que o assunto se encerra quando você termina um livro do assunto hehe. Eu considero esse o segundo mais importante dos livros. Eu particularmente considero álgebra mais importante que essa geometria básica por uma série de motivos, mas não estou menosprezando o assunto, leia e estude bem os livros de geometria da coleção, mas dê 200% nesse livro aqui.

5º livro: Combinatória e probabilidade.

Esse possivelmente é um dos livros dos quais ele aborda o assunto de maneira bem rasa. É um dos assuntos dos quais eu mais gosto também, mas o seu nível de importância depende do que você pretende estudar futuramente. Caso queira se aprofundar um pouco mais no assunto tem o livro do Morgado de probabilidade e combinatória(acho que é do IMPA) que está de bom tamanho. A teoria de probabilidades é algo altamente importante na matemática moderna, na física, mas isso que você vê nesse livro é só a ponta do iceberg, pra níveis mais avançados você teria que estudar teoria de medida etc....

6º livro: Complexos, polinômios...

Esse livro mais é uma coleção de tópicos de ítens que são "básicos" pra temas mais profundos. Recomendo altamente, pra não acontecer de você chegar na universidade e dizer "nossa, eu nunca vi isso na minha vida".

7º livro: Geo Anal

Esse livro é importante, ele vai agregar no estudo de outros assuntos, e com ele estudado, um curso de geometria analítica na universidade depois, será bem tranquilo.

8º livro: Derivada , integral....

Vou te confessar que não estudei esse livro, e particularmente não gosto dele. Esse é um livro do qual você pode "pular". Caso você queira estudar os temas, que é basicamente um primeiro curso de cálculo, eu recomendaria ir direto pra um livro de cálculo.

9º livro: Geometria plana.

O livro é muito bom, é um tema básico pro ensino médio e vestibulares mas em nível universitário a utilidade vai depender muito do que você vai fazer, mas certamente é bom saber algumas coisas que tem nesse livro, ter alguma noção geral.

10º livro: Geo Espacial

O mesmo que o anterior.

11º livro: estatistica ...

Esses assuntos eu não dava tanta importância, até cursar um curso de medida e começar a jogar poker hehe. Acho que o tema é interessante, e pode ser bastante útil na vida de modo geral, tem muitos conceitos ali que mesmo que o livro não aplique, ensine só a teoria, na prática você vai ver bastante.

Eu posso ter falado um monte de besteira aqui, alguém discordar, mas é a minha opinião.
Editado pela última vez por kluis37 em 11 Mar 2014, 11:32, em um total de 1 vez.
MatheusBorges Offline
4 - Sabe Tudo
Agradeceu: 447 vezes
Agradeceram: 878 vezes
Nov 2017 15 08:13

Mensagem por MatheusBorges »

csmarcelo, quando você fez o livro de geometria plana, ele mistura muito trigonometria, complexos, polinômios e cálculo?
A alegria está na luta, na tentativa, no sofrimento envolvido e não na vitória propriamente dita.
-Mahatma Gandhi
csmarcelo Offline
6 - Doutor
Agradeceu: 355 vezes
Agradeceram: 2820 vezes
Nov 2017 15 10:01

Mensagem por csmarcelo »

Não que eu me lembre. Ele é bem básico mesmo.
Responder