Bloqueador de anúncios detectado: Nosso site é possível exibindo anúncios online para nossos visitantes. Por favor, considere nos apoiar desativando seu bloqueador de anúncios em nosso site.
Poste aqui questões de Vestibulares ou questões que você obteve durante seu estudo para Vestibulares.
Informe a fonte, o ano e o assunto. Exemplo: (FUVEST - 2008) Logaritmos.
Sejam [tex3]A(-2,1)[/tex3] e [tex3]B(3,-4)[/tex3], dois vértices do triângulo [tex3]ABC[/tex3]. O ponto [tex3]H(5,-1)[/tex3] é o ortocentro deste triângulo. Entao, as coordenadas do vertice [tex3]C [/tex3] serao:
Ortocentro é o encontro das alturas de um triângulo.
Vamos tratar as medidas (neste caso, lados, alturas) como constituintes, segmentos de retas.
Seja [tex3]\mathsf{C_{(x,y)}}[/tex3]. Logo, os segmentos (lados do [tex3]\triangle[/tex3]) [tex3]\mathsf{\overline{AC}}[/tex3] e [tex3]\mathsf{\overline{BC}}[/tex3] são constituintes de duas retas, que chamaremos de [tex3]\mathsf{r}[/tex3] e [tex3]\mathsf{s}[/tex3], respectivamente [tex3]\Longrightarrow[/tex3]
[tex3]\mathsf{\circ \ r \ :}[/tex3] Passa por [tex3]\mathsf{A_{(-2,1)}}[/tex3] e [tex3]\mathsf{C_{(x,y)}} \ \rightarrow[/tex3]
A reta [tex3]\mathsf{h_1}[/tex3], que passa por [tex3]\mathsf{A_{(-2,1)}}[/tex3] e [tex3]\mathsf{H_{(5,-1)}}[/tex3] contém a altura relativa ao lado [tex3]\mathsf{\overline{BC}}[/tex3], logo é perpendicular à reta [tex3]\mathsf{s}[/tex3], que contém tal lado.
[tex3]\mathsf{2\cdot y \ + \ 8 \ = \ 7\cdot x \ - \ 21 \ \rightarrow}[/tex3]
[tex3]\boxed{\mathsf{7\cdot x \ - \ 2\cdot y \ = \ 29}} \ \mathsf{(I)}[/tex3]
Já a reta [tex3]\mathsf{h_2}[/tex3], que passa por [tex3]\mathsf{B_{(3,-4)}}[/tex3] e [tex3]\mathsf{H_{(5,-1)}}[/tex3] contém a altura relativa ao lado [tex3]\mathsf{\overline{AC}}[/tex3], portanto é perpendicular à reta [tex3]\mathsf{r}[/tex3], que contém esse lado.
joaopcarv, Quando tentei resolver,fiquei um pouco confusa acerca de qual quadrante está o vértice C,observando os vértices dá pra supor que ele vai está ou no 1º ou no 3º. Só que pelo desenho das retas que você fez B e H só vão conter a altura relativa ao lado AC se este estiver no 3º quadrante. Então,não dá pra "supor o quadrante".Como definir antes de começar a resolver,é possível?
Ronny e Lucabral, como fica o triângulo, caso ajude em algo [tex3]\rightarrow [/tex3]
geogebra1.png (79.17 KiB) Exibido 4729 vezes
Lucabral, eu estou pensando melhor a respeito do raciocínio que você usou. Eu não acho que dê para determinar se o triângulo é acutângulo, retângulo ou obtusângulo, e isso altera a posição relativa do ortocentro ao triângulo.
Logo, eu realmente acho que não se pode supor isso com precisão antes de se fazer as contas. Não se pode supor justamente porque o triângulo, quando se lê o enunciado, pode ser que tenha o seu ortocentro dentro ou fora da área triangular. Isso torna a suposição mais incerta. Realmente eu não sei se existe um método seguro para se "supor quadrantes" quando não é algo tão óbvio, mas acredito que não.
That's all I'd do all day. I'd just be the catcher in the rye and all.
"Last year's wishes are this year's apologies... Every last time I come home (...)"
Se H é o ortocentro de um triângulo isósceles ABC de base [tex3]\overline {BC}[/tex3] e [tex3]B\hat {H}C=50^\circ[/tex3] , determine os ângulos do triângulo.
Ortocentro é onde se intersecta as três alturas relativas a cada vértice. Então é só calculando a equação de cada altura e depois calcular suas intersecções (só precisa calcular 2 delas, mas se vc quiser ter certeza que sua resposta está certa,...
Primeiramente é necessário definir o ortocentro como ponto de encontro das alturas; A altura de um triangulo é uma projeção que sai de um ponto até o seu lado oposto formando 90; Observe que ao traçarmos as alturas, formamos o quadrilátero ALHS; A...