Bloqueador de anúncios detectado: Nosso site é possível exibindo anúncios online para nossos visitantes. Por favor, considere nos apoiar desativando seu bloqueador de anúncios em nosso site.
Sejam [tex3]P_{\leq 2}[x][/tex3] o espaco vectorial real dos polinomios de grau menor ou igual a dois com coeficientes reais e a transformacao [tex3]f:P_{\leq 2}[x]\rightarrow \mathbb{R}^{2}[/tex3] definida por:
[tex3]f(ax^2+bx+c)=(a+b;c)[/tex3]
Determine se [tex3]f[/tex3] 'e uma transformacao linear.
i) Verificamos a existência do elemento nulo.
Tomamos [tex3]a=b=c=0[/tex3]
Logo: [tex3]f(0) = (0+0,0) = (0,0) [/tex3]OK
ii) Sejam [tex3]p_1[/tex3] e [tex3]p_2[/tex3] elementos do domínio de [tex3]f[/tex3] e [tex3]\lambda \in \mathbb{R}[/tex3].
Verificamos se f é fechado pela soma e pela multiplicação por escalares:
[tex3]\boxed{f(p1+\lambda p2) = f(p1) + \lambda f (p_2)}[/tex3]
Normalmente, quando resolvo esse tipo de transformacao nao uso essa formulinha, minha duvida e: Essa forma de provar essa aplicacao linear e quando temos casos de polinomios? Normalmente os exercicios que acho sao tipo T(x,y)= (x+y, y), prove que e uma transformacao linear, mas quando vi dessa maneira, fiquei muito confuso, e saiu num teste meu
Bom essa forma prova para qualquer espaço que você estiver trabalhando (seja polinômio, vetores, matrizes e etc...)
Se provamos que o elemento nulo do domínio é levado ao elemento nulo do contradomínio pela transformação e provamos que a transformação é fechada pela soma e multiplicação por um escalar, então provamos que se trata de uma Transformação Linear.
Nesse caso temos:
[tex3]T(x,y)= (x+y, y)[/tex3]
i) Existência do elemento neutro: tome [tex3]x=y=0[/tex3] [tex3]T(0,0)=(0+0,0)=(0,0)...[/tex3]OK
ii) Seja [tex3]\vec{u}[/tex3] e [tex3]\vec{v}[/tex3] dos elementos do domínio de T e [tex3]\lambda \in \mathbb{R}[/tex3].
Tal que: [tex3]\vec{v} =(x_1,y_1)[/tex3] [tex3]\vec{u} =(x_2,y_2)[/tex3]
Boa tarde, estou com uma duvida acerca de uma questão de álgebra Linear, não estou conseguindo saber se o caminho que tomei é o certo, a questão é a seguinte:
Ache uma transformação linear T: [tex3]\mathbb{R}^3[/tex3][tex3]\rightarrow[/tex3]...
Dada a transformação linear T(v)=[tex3]\begin{pmatrix}
1 & 0 & 2 \\
-2 & 1 & 3 \\
\end{pmatrix}[/tex3].v, determine v tal que T(v)= (22,34), sabendo que a abscissa de v é igual a 2.
Bem, a parte de "criar" a transformação não tem muita explicação, você só vai testando combinações até que alguma dê o que você queria. No nosso caso, queremos uma transformação [tex3]G[/tex3], tal que [tex3]G(1,2,3,4)=(0,0,0)[/tex3]e...
Seja [tex3]T:\mathbb{R}^3\rightarrow \mathbb{R}^3[/tex3] dada por [tex3]T(x,y,z)=(x+y,z,x-y)[/tex3]
a) Determine uma base para [tex3]N(T)[/tex3];
b) Determine a [tex3]dim(T)[/tex3];
c) [tex3]T[/tex3] é um isomorfismo? Se sim encontre a sua inversa.