• 🔴 [ENEM 2025 PPL Live 03] Matemática - Resolução de 146 até 150
  • 🔴 [ENEM 2025 PPL Live 02] Matemática - Resolução de 141 até 145
  • 🔴 [ENEM 2025 PPL Live 01] Matemática - Resolução de 136 até 140
  • 🔴 [ENEM 2025 Belém Live 09] Matemática - Resolução de 176 até 180
  • 🔴 [ENEM 2025 Belém Live 08] Matemática - Resolução de 171 até 175
  • 🔴 [ENEM 2025 Belém Live 07] Matemática - Resolução de 166 até 170

História Geral(PUC-RS) Antiguidade Tópico resolvido

Auto Excluído (ID:20137)
Fev 2018 28 21:55

(PUC-RS) Antiguidade

Mensagem por Auto Excluído (ID:20137) »

No contexto das chamadas Guerras Médicas, no século V a. C., configurou-se um período de hegemonia de Atenas sobre o mundo grego, em substituição a Esparta.

Um dos fatores condicionantes dessa hegemonia foi:
a)
o protagonismo ateniense nas principais vitórias contra os persas, obtidas, em terra, na Lacônia e na Ásia Menor.
b)
a formação da Liga do Peloponeso, liderada por Atenas e composta pelas principais cidades agrícolas fornecedoras de escravos.
c)
a diminuição drástica do número de metecos e escravos em Atenas devido à guerra, o que obrigou parte da elite a aplicar recursos no comércio e na manufatura.
d)
a permanência, após a guerra, do exército espartano na própria cidade, para defender a aristocracia das sublevações dos hilotas e periecos.
e)
a queda da ditadura de Péricles em virtude do final da guerra, o que consolidou a democracia e ampliou a influência política de Atenas.
Resposta

Letra D. Pq a 'A' tá incorreta? Eu sei pq a D tá certa, mas fiquei curioso com a A.
MatheusBorges Offline
4 - Sabe Tudo
Agradeceu: 447 vezes
Agradeceram: 878 vezes
Fev 2018 28 22:31

Re: (PUC-RS) Antiguidade

Mensagem por MatheusBorges »

adamantium, Atenas venceu os Persas no mar Egeu na batalha de Salamina e não em terra.
A alegria está na luta, na tentativa, no sofrimento envolvido e não na vitória propriamente dita.
-Mahatma Gandhi
Responder