Bloqueador de anúncios detectado: Nosso site é possível exibindo anúncios online para nossos visitantes. Por favor, considere nos apoiar desativando seu bloqueador de anúncios em nosso site.
Gente, as gorduras saturadas e insaturadas tem alguma relação com sua composição química por serem boas ou ruins para o organismo?
Digo, as gorduras saturadas são menos saudáveis por causa das ligações simples que são mais difíceis de quebrar? E então as gorduras insaturadas (óleos e etc) por possuírem ligações duplas são mais fáceis de serem quebradas e por isso mais saudáveis ao nosso organismo?
Editado pela última vez por Liss15 em 05 Mar 2018, 17:18, em um total de 1 vez.
"O futuro pertence àqueles que acreditam na beleza de seus sonhos." - Eleanor Roosevelt
Olá Liss,
Minha interpretação sobre isso é a seguinte. Gorduras insaturadas costumam ser líquidas na temperatura ambiente, portanto, são menos densas que as saturadas, que costumam ser sólidas. Isso ocorre pois a ligação dupla diminui a massa molecular, o que influi no ponto de fusão.
Nesse caso, como as gorduras saturadas são mais densas, há maior possibilidade de ficarem incrustradas, pois o sangue tem uma densidade próxima da da água e algumas gorduras saturadas atingem valores maiores. Assim, facilita a deposição da gordura nas artérias por conta da dificuldade do fluxo sanguíneo em empurrar a massa sólida gordurosa.
Quero corrigir um aspecto. As ligações duplas são mais difíceis de serem quebradas, pois ao invés de quebrar uma sigma, você quebra uma sigma e uma pi. Pode olhar na entalpia de ligação e verás que uma C-O tem a energia de quebra muito menor do que uma C=O.
Lembrando que isso é só minha interpretação. Há uma pequena margem de erro associada.
Editado pela última vez por Brunoranery em 06 Mar 2018, 09:23, em um total de 3 vezes.
Ajudei-te? Confira minhas resoluções no canal: https://www.youtube.com/channel/UCFy9BChtDB9V2GfvtRvWwqw
Projeto Med.
Brunoranery escreveu: 06 Mar 2018, 09:19a ligação dupla diminui a massa molecular, o que influi no ponto de fusão.
Brunoranery, Uma dúvida,o fato de diminuir a massa molecular tem haver com o comprimento menor da ligação dupla?
Não Lu, tem haver com o seguinte fato. Quando você coloca uma ligação dupla, diminui o número de átomos ligantes que o carbono precisa. Exemplo: no etano, um carbono é ligado a 3 átomos de hidrogênio e ao outro de carbono. Se você pega o eteno, que tem uma ligação dupla no lugar da simples, ele será ligado a 2 átomos de hidrogênio, pois há uma dupla com o outro carbono. Assim, a massa diminui por conta da menor quantidade de hidrogênios.
Ajudei-te? Confira minhas resoluções no canal: https://www.youtube.com/channel/UCFy9BChtDB9V2GfvtRvWwqw
Projeto Med.
Brunoranery escreveu: 06 Mar 2018, 09:19
Olá Liss,
Minha interpretação sobre isso é a seguinte. Gorduras insaturadas costumam ser líquidas na temperatura ambiente, portanto, são menos densas que as saturadas, que costumam ser sólidas. Isso ocorre pois a ligação dupla diminui a massa molecular, o que influi no ponto de fusão.
Nesse caso, como as gorduras saturadas são mais densas, há maior possibilidade de ficarem incrustradas, pois o sangue tem uma densidade próxima da da água e algumas gorduras saturadas atingem valores maiores. Assim, facilita a deposição da gordura nas artérias por conta da dificuldade do fluxo sanguíneo em empurrar a massa sólida gordurosa.
Quero corrigir um aspecto. As ligações duplas são mais difíceis de serem quebradas, pois ao invés de quebrar uma sigma, você quebra uma sigma e uma pi. Pode olhar na entalpia de ligação e verás que uma C-O tem a energia de quebra muito menor do que uma C=O.
Lembrando que isso é só minha interpretação. Há uma pequena margem de erro associada.
É.. seu ponto faz sentido. Talvez eu tenha escolhido um aspecto errado para levantar hipóteses. Mas gostei da tua explicação.
Continuarei estudando mais sobre. Isso certamente me intrigou
"O futuro pertence àqueles que acreditam na beleza de seus sonhos." - Eleanor Roosevelt
Existe uma grande variedade de produtos alimentícios derivados de óleos vegetais, dentre os quais as margarinas são exemplos típicos. Por não conterem gorduras de origem animal, por algum tempo acreditou-se que o seu consumo seria mais saudável que...
Davi, fiz um esquema de como ocorre as hidrogenações parciais e totais a partir do óleo vegetal. Dá uma olhada e vê se você consegue entender agora a questão!
Ah óleos vegetais são poliinsaturados e possuem isomeria cis, características que faz com...
(Adaptada) A respeito de gorduras, óleos vegetais, biodiesel, ácidos graxos e sabões, assinale a(s) alternativa(s) correta(s). 01) As gorduras trans são produzidas a partir de um processo de oxidação catalítica. 02) Sabões podem ser produzidos a...