• 🔴 [ENEM 2025 PPL Live 05] Matemática - Resolução de 156 até 160
  • 🔴 [ENEM 2025 PPL Live 04] Matemática - Resolução de 151 até 155
  • 🔴 [ENEM 2025 PPL Live 03] Matemática - Resolução de 146 até 150
  • 🔴 [ENEM 2025 PPL Live 02] Matemática - Resolução de 141 até 145
  • 🔴 [ENEM 2025 PPL Live 01] Matemática - Resolução de 136 até 140
  • 🔴 [ENEM 2025 Belém Live 09] Matemática - Resolução de 176 até 180

Ensino SuperiorDúvida teórica de derivadas.

Poste aqui problemas sobre assuntos estudados no Ensino Superior (exceto os cobrados em concursos públicos e escolas militares).
CAPITÃOVERDI Offline
Pleno
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 1 vez
Abr 2018 12 10:30

Dúvida teórica de derivadas.

Mensagem por CAPITÃOVERDI »

Estou com uma dúvida que me aflige muito, que é a utilização da primeira e da segunda derivada. Eu nunca consigo encontrar fontes boas que expliquem isso direito. Por exemplo, as vezes quando eu derivo uma função e igualo as duas derivadas a zero, o que eu encontro na segunda derivada são pontos de inflexão e na primeira são mínimos e máximos.
Porém, acabei de derivar uma função trigonométrica e iguala-la a zero. O que eu encontrei foram pontos de inflexão. Então o zero da primeira derivada também podem ser os P.I.s :?:
Estou muito confuso. Um video mostrou que o zero da primeira é sempre mínimo ou máximo ou ambos. E os pontos que forem negativos ou positivos na primeira derivada denotam na função original, respectivamente, que ela é decrescente ou crescente no tal intervalo. Também foi dito que na segunda derivada o zero não é um mínimo ou máximo mas sim um ponto de inflexão. Mas em certas questões tive que fazer o contrário e usar a segunda derivada como meio de achar mínimos e máximos.

Já agradeço às futuras respostas :)
PUA, redpill and economics.
CAPITÃOVERDI Offline
Pleno
Abr 2018 13 14:43

Re: Dúvida teórica de derivadas.

up up up up up up up up up up up up up up up
caju Offline
5 - Mestre
Agradeceu: 1177 vezes
Agradeceram: 1717 vezes
Contato:
Abr 2018 13 15:07

Mensagem por caju »

Olá CAPITÃOVERDI,
CAPITÃOVERDI escreveu: 12 Abr 2018, 10:30 Porém, acabei de derivar uma função trigonométrica e iguala-la a zero. O que eu encontrei foram pontos de inflexão. Então o zero da primeira derivada também podem ser os P.I.s
Apresente aqui a função trigonométrica que você derivou, assim podemos ter uma ideia melhor de sua dúvida.

Grande abraço,
Prof. Caju
"A beleza de ser um eterno aprendiz..."
Youtube: @profcaju
CAPITÃOVERDI Offline
Pleno
Abr 2018 14 07:38

Se puderem me dizer de forma prática um método para encontrar máximos e mínimos e pontos de inflexão já está resolvida a dúvida. Infelizmente já perdi a questão pois foi feita há uns 3-4 dias e já não lembro qual foi.
CAPITÃOVERDI Offline
Pleno
Abr 2018 14 07:49

OK, acabei de analisar a função sinx como teste.
O esperado seria ponto de máximo (pi/2; 1), ponto de mínimo (3pi/2; -1) e ponto de inflexão sendo (kpi; 0). Derivei a função e encontrei exatamente isso. O zero da segunda derivada era o kpi e os zeros da primeira eram os pontos de mínimo e máximo.
Minha dúvida agora é: isso é válido para TODA e QUALQUER equação? E se na solução da primeira derivada houver 3 raízes, ou 4, e forem todas diferentes, tornando-se muito difícil distinguir qual é máximo e qual é mínimo? É só aplicar as derivadas que os zeros SEMPRE e em TODOS os casos serão pontos relevantes?

PS: Outra coisa que percebi é que ao derivar a primeira equação, você encontra só os resultados de mínimo e máximo sem saber qual é qual. Você tem que ir na raça e substituir na equação original?
Editado pela última vez por CAPITÃOVERDI em 14 Abr 2018, 07:50, em um total de 1 vez.
Responder