Bloqueador de anúncios detectado: Nosso site é possível exibindo anúncios online para nossos visitantes. Por favor, considere nos apoiar desativando seu bloqueador de anúncios em nosso site.
Poste aqui questões de Vestibulares ou questões que você obteve durante seu estudo para Vestibulares.
Informe a fonte, o ano e o assunto. Exemplo: (FUVEST - 2008) Logaritmos.
Certa noite, uma moça de [tex3]1,50\text{m}[/tex3] de altura estava a dois metros de distância de um poste de luz de [tex3]4\text{m}[/tex3] de altura. O comprimento da sombra da moça no chão era de:
a) [tex3]0,75\text{m}[/tex3]
b) [tex3]1,20\text{m}[/tex3]
c) [tex3]1,80\text{m}[/tex3]
d) [tex3]2,40\text{m}[/tex3]
e) [tex3]3,20\text{m}[/tex3]
Resposta:
b
Editado pela última vez por barbarahass em 26 Jul 2008, 14:04, em um total de 1 vez.
Note que pela figura você tem dois triângulos, sendo um maior e um menor. Usando a semelhança de triângulos vc pode escrever:
[tex3]\frac{4}{1,5} =\frac{2 + x}{x}[/tex3], agora aplique a propriedade fundamental das proporções que diz: em toda proporção o produto dos meios é igual ao produto dos extremos, ou vice-versa. Em outras palavras multiplique em cruz. Tenho certezaque vc consegue resolver.
Editado pela última vez por paulo testoniMOD em 26 Jul 2008, 22:24, em um total de 1 vez.
Oi, td bem? Obrigado pela resolução, consegui fazer sim. Eu ainda tenho muita dificuldade em montar os desenhos, quando o exercício não dá. Mas me ajudou muito sua explicação. Abraços
Na figura abaixo, temos que cada quadrado da malha quadriculada mede [tex3]1[/tex3] unidade de comprimento. Calcule a razão [tex3]\frac{DE}{BC}[/tex3].
Sejam os triângulos ABC e A’B’C’ onde os lados AB e AC são, espectivamente, congruentes aos lados A’B’ e A’C’. Sabendo que os ângulos internos B e B’
possuem a mesma medida , considere as seguintes afirmativas:
( I ) Os triângulos ABC e...
[tex3]A,\, B[/tex3] e [tex3]C[/tex3] tentam adivinhar um número selecionado ao acaso no conjunto [tex3]\{1,\,2,\,3,\,4,\,\cdots ,\,100\}.[/tex3] Ganha um prêmio quem mais se aproximar do número selecionado. Se [tex3]A[/tex3] decidiu-se por...
O diretor de uma orquestra percebeu que, o ingresso de 9,00 , em média 300 pessoas assistem ao concerto e que para cada redução de 1,00 no preço dos ingressos, o público aumenta de 100 espectadores. Qual deve ser o novo preço para que a receita seja...
Uma bomba de vácuo consegue em cada sucção, retirar 2 % do gás existente em um recipiente. Quantas sucções serão necessárias para retirar cerca de 99 % do gás no recipiente?
Chamemos de [tex3]m_i[/tex3] a massa inicial de gás no recipiente.
Então, após a primeira sucção nos restará 98% da massa de gás inicial (já que a cada sucção, a bomba retira 2% do gás existente): [tex3]0,98 \cdot m_i[/tex3]