Bloqueador de anúncios detectado: Nosso site é possível exibindo anúncios online para nossos visitantes. Por favor, considere nos apoiar desativando seu bloqueador de anúncios em nosso site.
Problemas sobre assuntos estudados no Ensino Médio que você obteve durante seu estudo de Ensino Médio.
Se o problema for de Vestibular, poste-o no fórum Pré-Vestibular
323. Obtenha a equação de uma reta que contenha P(2,1) e determine na circunferência [tex3](\lambda )(x-4)^{2}+(y+3)^{2}=9[/tex3] uma corda de comprimento [tex3]l=2.\sqrt{5}[/tex3]
Resposta
3x+4y-10=0\cup x-2=0
Galera não estou conseguindo achar esta equação:
x-2=0
Até entendo o porquê (joga x=2 na equ. da circunferência e depois calcula a distância entre dois pontos.), mas somente partindo do gabarito ou seja não estou "entendo" de fato o raciocínio por trás dessa equação.
Muito Obrigado.
A alegria está na luta, na tentativa, no sofrimento envolvido e não na vitória propriamente dita.
-Mahatma Gandhi
Determimemos a equação do feixe de retas que passam por (2,1)
Y-1=m(x-2)
e: mx-y-2m+1=0
O raio da circunferência é 3 e a metade do comprimento da corda é [tex3]\sqrt{5}[/tex3]
Basta agora determinar a distância do Centro C(4,-3) da circunferência até a reta r donde tiramos: [tex3]d_{c,r}=|\frac{4m+3-2m+1}{\sqrt{m²+1}}|[/tex3]
Agora acabou aplique Pitágoras no triângulo de catetos;[tex3]d_{c,r} [/tex3], [tex3]\sqrt{5}[/tex3] e hipotenusa 3
Editado pela última vez por jvmago em 15 Mai 2018, 06:53, em um total de 1 vez.
Não importa se você é magrinho ou gordinho, alto ou baixo, o que te difere dos outros é quando expõe seus conhecimentos.
[tex3]\left|\frac{4m+3-2m+1}{\sqrt{m^2+1}}\right|=2\\
\left|\frac{m+2}{\sqrt{m^{2}+1}}\right|=1\\
|m+2|=(\sqrt{m^{2}+1}).1\\
(m+2)^{2}=(m^{2}+1).1\\
\cup\\
(m+2)^{2}=(m^{2}+1).(-1)^{2}[/tex3]
Veja que indefere colocar 2 ou -2, obtemos o mesmo resultado, fora que isso é uma distância entre dois pontos, como pode ser -2?
Editado pela última vez por MatheusBorgesMOD em 15 Mai 2018, 10:39, em um total de 1 vez.
A alegria está na luta, na tentativa, no sofrimento envolvido e não na vitória propriamente dita.
-Mahatma Gandhi
Não tenho grandes conhecimentos de geometria analítica, mas me meti a tentar resolver a acabou saindo algo que envolve potência de ponto. Isso foi de manhã cedo, mas só tive tempo para postar agora. A solução já foi dada, mas vou deixar a minha aqui, mesmo sendo mais complicada, para não jogar fora o raciocínio.
Por potência de ponto, sendo [tex3]d[/tex3] a distância de P até a interseção da reta que passa por P com a circunferência, determinando a corda cujo comprimento é igual a[tex3]{\color{red}2\sqrt{5}}[/tex3]:
Editado pela última vez por csmarceloMOD em 15 Mai 2018, 10:46, em um total de 1 vez.
GEOMETRIA - problemas sem problemas volume 1,2,3 e 4
Olá,por um acaso alguém teria um dos livros do professor Eduardo Mauro em pdf?Não consigo encontrar na internet
grato!
ABCDE é um pentágono no qual os lados AB é CD são perpendiculares. Sabendo que os ângulos A e D são iguais, e que o ângulo E é o dobro do ângulo A, determine a medida do ângulo E
Soma dos Ângulos Internos de um pentágono (n=5): [tex3]S = (n - 2) \cdot 180^\circ = (5 - 2) \cdot 180^\circ = 3 \cdot 180^\circ = 540^\circ \therefore A + B + C + D + E = 540^\circ[/tex3] O enunciado afirma que os lados AE e BC são...
Determine as medidas dos ângulos de um triângulo, obtidos pelos pontos de tangência do círculo inscrito com os lados de um triângulo ABC , sendo [tex3]\hat A=60^{\circ}, \hat C=80^{\circ}, \hat B=40^{\circ}[/tex3]
[tex3]\hat{B}[/tex3] é um ângulo excêntrico exterior em relação à circunferência. Portanto, [tex3]m(\hat{B})=\frac{m(\widehat{EFG})-m(\widehat{EHG})}{2}[/tex3], ou seja,...