Bloqueador de anúncios detectado: Nosso site é possível exibindo anúncios online para nossos visitantes. Por favor, considere nos apoiar desativando seu bloqueador de anúncios em nosso site.
Assinale a alternativa que apresenta efetivamente um período composto.
(A) “Não vale a pena tentar corrigi-las.”
(B) “...os grilos começam a cantar.”
(C) “A voz de Madalena continua a acariciar-me.”
(D) “Agora seu Ribeiro está conversando com d. Glória no salão.”
(E) “Afasto o papel.”
Observe: Encostei-me a ti, sabendo que eras somente onda. Sabendo bem que eras nuvem, depus minha vida em ti. A oração destacada, no texto acima, classifica-se como subordinada substantiva. A) subjetiva b) objetiva indireta c) predicativa d)...
Sempre que estiver resolvendo questões de sintaxe do período composto, procure iniciar a análise identificando a quantidade de verbos. Isso mostrará quantas orações nós teremos:
Sabendo bem que eras nuvem, depus minha vida em ti.
Outro exemplo sao as máquinas fotográficas - oração principal.
Que fazem o foco automático no rosto das pessoas- oração subordinada adjetiva restritiva.
Observe que o pronome relativo QUE é que introduz a oracão subordinada , e se classifica por...
Leia atentamente a frase: " O presidente comunicou ao Ministro do Planejamento e ao Ministro da Indústria e Comércio , que não haverá expediente na Segunda-feira próxima. " Nesta frase a vírgula está separando erroneamente a oração principal e a...
Analise o trecho abaixo e assinale o que for correto.
"Enquanto os primeiros são coletivos e dependem de escolhas e decisões políticas em cada sociedade, os direitos individuais podem ser mais facilmente expressos em termos absolutos e...