Bloqueador de anúncios detectado: Nosso site é possível exibindo anúncios online para nossos visitantes. Por favor, considere nos apoiar desativando seu bloqueador de anúncios em nosso site.
Em uma população de organismos diploides, foram encontrados quatro alelos diferentes para um determinado locus gênico, denominados S1, S2, S3 e S4. A figura a seguir mostra, à esquerda, as diferenças na sequência de DNA que caracterizam cada um desses alelos e, à direita, o par de cromossomos homólogos (metafásicos) onde esse gene é encontrado.
Diante dessas informações, se um único indivíduo desta população for escolhido ao acaso, qual combinação alelo/posição cromossômica poderia ser encontrada no par de cromossomos metafásicos deste indivíduo?
b323d8c75c0573c374a1e5250eb74f75853fbe61db4e3759be9332420db256c0.png (6.48 KiB) Exibido 6979 vezes
291.png (17.58 KiB) Exibido 6979 vezes
Resposta
A
Alguém poderia me auxiliar nessa questão? Não consegui fazê-la.
Olá. Essa questão é bem simples, embora tenha MUITA informação! O que se pede é que haja a identificação da correspondência entre os locus gênicos. Passarei um resuminho aqui:
A e B; E e F; C e D; e G e H devem, obrigatoriamente, serem iguais, já que eles são a duplicação da cromátides. Não há relação direta entre A e C; E e G e outros pares, pois o ser pode ser tanto heterozigoto como homozigoto, não podendo concluir só com as informações dadas. Além disso, deve-te ter dois genes (ou seja, dois S diferentes), pois são duas posições nos cromossomos homólogos. Com essas informações, é viável encontrar de cara a proposição "a" como a correta. xD
Como essa questão é de análise de alternativas, tanto por eliminação das proposições com genes repetidos (que ocorre com maior frequência dentre as opções) como também a análise das posições de cada locus e a viabilidade são possíveis para o encontro da resposta ^^.
Editado pela última vez por Sypru em 01 Jun 2018, 14:45, em um total de 1 vez.
"Eu não sou eu nem sou o outro,
Sou qualquer coisa de intermédio:
Pilar da ponte de tédio
Que vai de mim para o Outro" - Mário de Sá-Carneiro.
Uma população com 3000 habitantes em equilíbrio gênico e genotípico de Hardy-Weinberg possui, entre eles, 270 indivíduos com fenilcetonúria (doença autossômica recessiva).
Nessas condições, o número esperado de indivíduos normais, porém portadores...
Diz a lenda que, por volta de 2737 a.C., o imperador chinês Shen Nong, conhecido por suas iniciativas como cientista, lançou a ideia de que beber água fervida seria uma medida higiênica. Durante uma viagem, deixou cair, acidentalmente, algumas...
Olá pessoal, vocês poderiam me mostrar a resolução dessa questão ?
Um professor, pretendendo demonstrar a existência de forças eletromagnéticas entre dois condutores, faz a seguinte montagem experimental na sala de aula. Sendo:
42- Os tubos catódicos de televisores em cores operam com diferença de potencial em torno de 22.000 V, produzindo raios X. Assinale a alternativa que fornece a energia máxima de um fóton produzido nessas condições e o comprimento de onda do feixe de...
A questão aborda assuntos relacionados a natureza da luz. Procure estudar o modelo corpuscular da luz, o efeito fotoelétrico e o efeito Compton. Isso não é cobrado em vestibulares comuns mas se vc está querendo ingressar em alguma instituição...
42- Os tubos catódicos de televisores em cores operam com diferença de potencial em torno de 22.000 V, produzindo raios X. Assinale a alternativa que fornece a energia máxima de um fóton produzido nessas condições e o comprimento de onda do feixe de...