a) 4
b) 6
c) 8
d) 10
Resposta
Letra c)
Acho que não fez errado, prof Caju. Na prova não é dado o log de nenhum número, por isso achei super estranho. Fora que por ele falar que há um aumento de 15% no salário deu a entender que esses 15% são aumentados não apenas do salário inicial, mas dos salários após a variação. A prova é da UEG (2014/2) e esse é o gabarito definitivo, mas tudo leva a crer que o erro é da banca.caju escreveu: 04 Jul 2018, 11:21 Olá Brunoranery,
Para dar a resposta, e para ser possível de fazer em uma prova de vestibular sem calculadora, essa questão não pode ser vista como PG.
Vou utilizar minha experiência em trabalhos nas empresas para responder (não acho justo esse tipo de questão em um vestibular, pois não ficou claro no enunciado que deveria ser resolvida do jeito que vou resolver)
Algumas empresas calculam a gratificação no salário somente sobre o salário base.
No caso desse exercício, o salário base pode ser considerado como R$800,00. Sendo assim, cada ano que ele estudar teria um aumento, fixo, de [tex3]0,15\cdot 800=120[/tex3] reais. Que faria seu salário do próximo ano aumentar em 120 reais (seria algo como juros simples).
Portanto, podemos saber quantos anos ele estudou fazendo a equação: [tex3]1640=800+n\cdot 120\,\,\,\to\,\,\,\boxed{\boxed{n=7}}[/tex3]
Se fizéssemos por PG, teríamos a equação: [tex3]1640=800\cdot 1,15^n\,\,\,\to\,\,\,2,05=1,15^n\,\,\,\to\,\,\,n=\frac{\log 2,05}{\log 1,15}=5,13[/tex3].
Veja que, em nenhuma das resoluções chegamos em 8 de resposta (será que fiz alguma conta errada?).
Grande abraço,
Prof. Caju