Bloqueador de anúncios detectado: Nosso site é possível exibindo anúncios online para nossos visitantes. Por favor, considere nos apoiar desativando seu bloqueador de anúncios em nosso site.
Aqui você encontra indicações de sites e Livros. Você pode divulgar seu trabalho ou indicar sites, blogs ou canais bons para o estudo de nossa comunidade.
Olá pessoal, meu nome é João Paulo, criador do canal Ramfly Lab. Eu venho hoje trazer um vídeo que eu fiz de uma reação orgânica chamada esterificação de Fischer, muito utilizada para fazer aromatizantes. https://www.youtube.com/watch?v=naANbeP9DRw
Abraço
Na esterificação de Fischer ( formação de éster e água a partir de ácido carboxílico e álcool ), o grupo OH - da água é proveniente de qual reagente? Alguém saberia os mecanismos dessa reação?
Considere a reação apresentada abaixo: Se, em outra reação, semelhante à primeira, a mistura de ácido acético e metanol for substituída pelo ácido 4-hidroxibutanóico, os produtos da reação serão água e um:
poti, trata-se de uma reação de esterificação intramolecular com apenas um composto:
DEFINIÇÃO DE ESTERIFICAÇÃO: Ésteres são compostos orgânicos derivados dos ácidos oxigenados pela substituição de seus hidrogênios ionizáveis por radicais derivados...
Fazendo um ex. Da reaçao de esterificaçao do acido etanoico com etanol m surgiu uma duvida:No equilibrio‚ a composiçao final de mols era de 2 mols dos reagentes e 4 mols dos prodts (composiçao inicial de reagentes 6 mols /K = 4).Sendo a proporçao...
Qdo se atinge o equilíbrio as velocidades d conversao n se igualam?E isso quer dizer q NÃO ha mais diferença entre os conteudos energeticos (n de moleculas e energia interna) d reagents e produts certo?
Qdo nesse caso...