Bloqueador de anúncios detectado: Nosso site é possível exibindo anúncios online para nossos visitantes. Por favor, considere nos apoiar desativando seu bloqueador de anúncios em nosso site.
Usando todo o calor produzido pela combustão direta de gasolina, é possível, com 1,0 litro de tal produto, aquecer 200 litros de água de 10ºC a 45ºC. Esse mesmo aquecimento pode ser obtido por um gerador de eletricidade, que consome 1,0 litro de gasolina por hora e fornece 110 V a um resistor de 11 ? , imerso na água, durante um certo intervalo de tempo. Todo o calor liberado pelo resistor é transferido à água. Nessas condições, o aquecimento da água
obtido através do gerador, quando comparado ao obtido diretamente a partir da combustão, consome uma quantidade de gasolina, aproximadamente,
a) 7 vezes menor
b) 4 vezes menor
c) igual
d) 4 vezes maior
e) 7 vezes maior
Resposta
E
Editado pela última vez por rodrigosnt em 22 Set 2008, 11:00, em um total de 1 vez.
"Usando todo o calor produzido pela combustão direta de gasolina, é possível, com 1,0 litro de tal produto, aquecer 200 litros (2.10^5g) de água de 10ºC a 45ºC."
A potência fornecida pelo gerador ao resistor é [tex3]P=\frac{U^2}{R}\rightarrow \,P=1100W\rightarrow \,1100J/s[/tex3], assim o tempo requerido para que o gerador produza aquele calor é
[tex3]t=\frac{29,4.10^6}{1100}\\t=2,67.10^4s[/tex3]
ou [tex3]t=\frac{2,67.10^4}{3600}\sim7,4h[/tex3] o que consome [tex3]7,4l[/tex3] de gasolina, um quinto do consumo por combustão, ou ainda 7,4 vezes maior
Editado pela última vez por Thales Gheós em 22 Set 2008, 14:15, em um total de 1 vez.
vamos deixar de lado, por um momento, o amperímetro (que deixa passar por si toda a corrente) e simplificar o circuito. podemos ver que o voltímetro está colocado entre o paralelo e a resistência interna do gerador: a resistência equivalente do...
No circuito da figura , o amperímetro e o voltímetro são ideais. O voltímetro marca [tex3]1,5\text{ v}[/tex3] quando a chave [tex3]k[/tex3] está aberta. Fechando-se a chave [tex3]K[/tex3] , o amperímetro marcará:
Olá, eu estou com uma dúvida nesse exercício. As letras a e b eu resolvi tranquilamente, mas na c, eu não entendi o porquê a corrente contida no fio neutro é igual a diferença da corrente das duas fases.
A figura abaixo representa o gráfico de uma função da forma [tex3]f(x)=\frac{x+a}{bx+c},[/tex3] para [tex3]{-}1 \leq x \leq 3[/tex3] Pode-se concluir que o valor de [tex3]b[/tex3] é :
Alienígenas desejam observar o nosso planeta. Para tanto, enviam à Terra uma nave N, inicialmente ligada a uma nave auxiliar A, ambas de mesma massa. Quando o conjunto de naves se encontra muito distante da Terra, sua energia cinética e sua energia...
Resolução correta: deve-se conservar a energia desde o infinito até o ponto P (antes da explosão) [tex3]0 = \frac{-GM(2m)}{R_0} + \frac{1}{2}(2m)v_0^2 \Longrightarrow v_0 = \sqrt{\frac{2GM}{R_0}}[/tex3]
Enfim, a resposta é a mesma, mas agora pelos...