Bloqueador de anúncios detectado: Nosso site é possível exibindo anúncios online para nossos visitantes. Por favor, considere nos apoiar desativando seu bloqueador de anúncios em nosso site.
88.94- No sistema esquematizado na figura, os blocos A e B tem massas respectivamente iguais a mA e mB. A aceleração da gravidade tem módulo g, o fio é ideal e não há atrito. Determine:
a) o módulo da aceleração dos blocos:
Resposta
g.sen [tex3]\theta [/tex3]
b) o módulo da tração no fio:
Resposta
zero
Anexos
planoinclinado2.png (12.83 KiB) Exibido 1876 vezes
Editado pela última vez por ismaelmat em 16 Abr 2019, 13:49, em um total de 1 vez.
Olá, Ismael. A ideia aqui é perceber que os corpos estão caindo sem estarem sujeitos à nenhuma força de resistência e submetidos à mesma aceleração, [tex3]\text{g} \sen (\theta)[/tex3], que não depende da massa desses corpos. Como não há movimento relativo entre os blocos, o fio que os liga fica frouxo (não tracionado), [tex3]t = 0[/tex3]
"Como sou pouco e sei pouco, faço o pouco que me cabe me dando por inteiro."
Três blocos A, B e C tem massas, Ma = 1,0 kg Mb = 2,0 kg e Mc = 5 kg, respectivamente. Sabendo que o coeficiente de atrito entre bloco B e a superficie horizontal vale u = 0, 5 e que as massas da polia e do fio são desprezíveis e que g = 10 m/s²...
Os blocos estão ligados por um fio de massa desprezível, sem atrito. Considere as seguintes
massas: M A = 2 kg, M B = 4kg e Mc = 14 kg. Calcule: A) A aceleração do sistema (obtenha a
expressão algébrica da aceleração ) ( 1, 5 pontos ) B ) As trações...
Um conjunto de caixas precisa ser deslocado através de um plano inclinado, conforme mostra a figura. Na figura, as massas das 3 caixas A, B e C são, respectivamente, 12kg, 8kg e 20kg. O fio que as une é inextensível e está conectado às caixas A e...
Um bloco A de massa M repousa em uma superfície inclinada de um ângulo α fixa e lisa. Um outro bloco B de massa m é conectado ao bloco A através de um fio ideal, paralelo ao plano inclinado, conforme a figura a seguir. Desprezando todas as forças de...
Vamos adotar a seguinte estratégia: divida a gravidade em duas componentes: uma tangencial e outra normal ao plano [tex3]g_N = g \cos \alpha \\ g_t = g \sen \alpha[/tex3]
Agora, gire esse plano de modo que ele fique horizontal e seja x'Oy' os eixos...
86.93- Os blocos A e B representados na figura têm massas iguais a m. O fio e a polia são ideais e a aceleração da gravidade tem módulo igual a g. Calcule, em função de m, g e [tex3]\theta [/tex3]:
a) o módulo da aceleração do bloco B: b) o módulo...
OI, Ismael. Se você acertou o valor da aceleração, basta substituí-lo em uma das equações. O que deve ter acontecido é que provavelmente você errou conta em algum passo. Compare o seu desenvolvimento com o meu: