Bloqueador de anúncios detectado: Nosso site é possível exibindo anúncios online para nossos visitantes. Por favor, considere nos apoiar desativando seu bloqueador de anúncios em nosso site.
Considere que os genes A, a, C e c se relacionam, respectivamente, com as características olhos castanhos, olhos azuis, destro e canhoto. Admita que esses genes estejam situados em um mesmo par de cromossomos homólogos a uma distância entre eles que torna possível o crossing-over em 60% das células em processo de formação de gametas.
Uma mulher de olhos castanhos e destra, cujo pai tem olhos azuis e é canhoto, casa-se com um indivíduo de olhos azuis e canhoto. Qual a probabilidade de esse casal vir a ter uma menina de olhos azuis e canhota?
Olá, Aline. Bem, faz um tempo que não escrevo redação para as questões de biologia, então talvez eu não seja muito claro, mas qualquer coisa você avisa ai. Primeiramente, faz-se necessário determinar como os genes estão distribuídos nos cromossomos dessa mulher. Como ela é filha de um pai de olhos azuis e canhoto, isto é, [tex3]\text{ac/ac}[/tex3], obrigatoriamente um de seus cromossomos possui constituição de genes [tex3]\text{ac}[/tex3], já que é a única possibilidade de doação de seu pai. Mas é dito, também, que ela possui olhos castanhos e é destra. Como essas característica são dominantes, temos que em seu outro cromossomo os genes são [tex3]\text{AC}[/tex3]. Assim, temos um arranjo cis para o genótipo: [tex3]\text{AC}/\text{ac}[/tex3]. O carinha com quem ela se casa possui olhos azuis e é canhoto: [tex3]\text{ac}/\text{ac}[/tex3]. Daí, o cruzamento que devemos fazer é [tex3]\text{AC}/\text{ac} \,\,\, \text{x} \,\,\, \text{ac}/\text{ac} [/tex3].
Agora, é preciso fazer duas meioses: uma com as céluas que sofrem crossing e outra com as células que não sofrem crossing.Sabendo que as células originalmente possuem um arranjo cis: [tex3]\text{AC}/\text{ac}[/tex3], temos:
1) 60% das células sofrem crossing. Nesse caso nós temos a formação dos seguintes gametas em iguais proporções: [tex3]\text{AC}[/tex3], [tex3]\text{Ac}[/tex3], [tex3]\text{aC}[/tex3], [tex3]\text{ac}[/tex3]. Como são [tex3]60\%[/tex3] das células que sofrem crossing, temos [tex3]15\%[/tex3] de cada um dos gametas com essa constituição.
2) 40% das células não sofrem crossing. Temos a formação dos seguintes gametas em iguais proporções: [tex3]\text{AB}[/tex3], [tex3]\text{AB}[/tex3], [tex3]\text{ab}[/tex3], [tex3]\text{ab}[/tex3]. Como são [tex3]40\%[/tex3] das células que não sofrem crossing, temos [tex3]10\%[/tex3] de cada um dos gametas com essa constituição.
A probabilidade de nascer uma menina com genótipo [tex3]\text{ac}/\text{ac}[/tex3] (olhos azuis e canhota) é [tex3]\underbrace{ \frac{1}{2} }_{ \text{menina} } \cdot \overbrace{ \( 0,15 + 0,1 + 0,1 \)}^{ \text{ac da mãe} } \cdot \underbrace{ 1 }_{ \text{ac do pai} }= 0,175 = 17,5\%[/tex3]
"Como sou pouco e sei pouco, faço o pouco que me cabe me dando por inteiro."
Olá, bom eu não entendi como foi a divisão dos gametas, pois eu achava que os gametas que não sofriam crossing-over seriam: AC e ac e os que sofreriam seriam Ac e aC. Não entendi como foram formados os restos dos gametas.
A posição ocupada pelos alelos que determinam grupo sanguíneo e alcaptonúria, no par de cromossomos 9, está representada para o indivíduo 7, ao lado do heredograma. A frequência de recombinação entre os dois loci gênicos é de 10%. São frequências...
Olá, estava preste a responder teu tópico quando fui procurar se essa pergunta já havia sido feita no fórum e percebi que sim.
Segue anexo à mensagem o link para o tópico respondido corretamente (e bem detalhado, o solucionador foi muito eficiente...
Suponha a existência de dois genes, A e B, localizados no mesmo cromossomo e com frequência de permuta de 16%. Do cruzamento de uma fêmea aabb, qual a frequência esperada, na primeira geração filial, de indivíduos com o genótipo aabb? Na...
Admita que o gene(a) para albinismo (recessivo) apresenta ligamento fatorial completo com um gene letal (l)recessivo. Qual a probabilidde de existência de indivíduos albinos na prole de um cruzamento:
Michele obrigado por responder mas a resposta é essa mesmo . Eu também não entendi , a única possibilidade que encontrei foi fazer 2 cruzamentos que dão [tex3]\frac{1}{3}[/tex3] ,fazendo o cruzamento de Al x Al dá 1/3 AA (albino ) e fazendo o...
A figura representa uma célula com os seus respectivos alelos e a distância entre eles.
Se um indivíduo com o genótipo da célula apresentada for cruzado com um indivíduo recessivo, aabb, a porcentagem de descendentes Aabb resultante desse...
Olá, gostaria de ajuda para o cálculo do número de gametas não-recombinantes e da taxa de recombinação desta questão: Analise as proposições a seguir, considerando a seguinte situação: Em uma amostra de 100 (cem) espermatogônias, de um organismo...
Algo importante a se saber é que a taxa de permuta (ou recombinação) é metade da porcentagem de células que sofrem permutação. Ao mesmo tempo, essa taxa representa o total de gametas recombinantes. Provemos no seu caso onde 20 das células sofrem...