Bloqueador de anúncios detectado: Nosso site é possível exibindo anúncios online para nossos visitantes. Por favor, considere nos apoiar desativando seu bloqueador de anúncios em nosso site.
De acordo com o princípio da superposição, duas ondas luminosas podem se somar (interferência construtiva) ou se subtrair (interferência destrutiva) quando atingem simultaneamente o mesmo ponto do espaço.
Assinale as corretas
I. Luz mais luz pode resultar em escuridão.
II. Luz mais escuridão pode resultar em escuridão.
III. Luz mais escuridão pode resultar em luz.
IV. Escuridão mais escuridão pode resultar em luz.
Resposta
I e III
Editado pela última vez por andrezza em 15 Mai 2019, 21:42, em um total de 1 vez.
Quando ocorre interferência de luz proveniente de duas fontes luminosas, pode ocorrer uma interferência com reforço (interferência construtiva) ou uma interferência com anulação (interferência destrutiva). O item [tex3]\text{II}[/tex3] é falso pois escuridão é ausência de luz, ou seja, não haverá capacidade de realizar interferência com a fonte luminosa resultando, assim, "em escuridão". O raciocínio é análogo para o item [tex3]\text{IV}.[/tex3]
"Como sou pouco e sei pouco, faço o pouco que me cabe me dando por inteiro."
Um raio de luz monocromática, propagando-se no ar, incide sobre a face esférica de um hemisférico maciço de raio [tex3]R[/tex3] e emerge perpendicularmente à face plana, a uma distância [tex3]\frac{R}{2}[/tex3] do eixo óptico. O índice de refração...
Calcular o angulo de refração:
Por Pitágoras: [tex3]\sen r= \frac{AC}{BC}= \frac{\frac{R}{2}}{R}=\frac{1}{2}[/tex3][tex3]\rightarrow[/tex3][tex3]\sen 30^{\circ}[/tex3]
Uma fonte luminosa pontual F = (0,0,1) emite um raio luminoso na direção do ponto A = (1,1,0), que é refletido por um espelho plano contido em pi: y = 3.
- Em que ponto do espelho incide o raio luminoso?
Consegui achar a resolução fazendo a...
Observe Já que você resolveu a primeira parte , resolverei a sua segunda dúvida ( caso não tivesse resolvido a primeira eu iria resolver somente a primeira parte ). Vamos usar o resultado que você obteve na primeira pergunta.
Uma fonte pontual se encontra a 60 cm do anteparo. A intensidade medida no ponto P é I. Uma lente divergente de distância focal 20 cm é colocada a 20 cm da fonte (como na figura). Sabendo que a lente transmite 75% da luz que chega até ela, encontre...
Dois espelhos planos, dispostos paralelamente, têm suas faces refletoras voltadas uma para a outra. Um raio de luz penetra na região entre os espelhos, fazendo um ângulo de 5,7º com a horizontal, conforme a figura. O número de reflexões que o raio...
A figura representa o esquema de um circuito elétrico de uma lanterna. Considerando-se que a força eletromotriz e a resistência interna de cada pilha, respectivamente, iguais a 3,0 V e 0,5 Ω, a resistência elétrica da lâmpada igual a 5,0 Ω e que da...