Bloqueador de anúncios detectado: Nosso site é possível exibindo anúncios online para nossos visitantes. Por favor, considere nos apoiar desativando seu bloqueador de anúncios em nosso site.
Poste aqui questões de Vestibulares ou questões que você obteve durante seu estudo para Vestibulares.
Informe a fonte, o ano e o assunto. Exemplo: (FUVEST - 2008) Logaritmos.
Uma pessoa pretende elaborar uma senha bancária composta por quatro elementos distintos, sendo números de 1 a 9 ou letras, dentre as 26 letras do nosso alfabeto, sabendo que o sistema do banco faz distinção entre letras em caixa alta (maiúsculas) e letras em caixa baixa (minúsculas). O primeiro elemento será um número múltiplo de 3; o segundo elemento, uma vogal; o terceiro elemento será um número ímpar; e o último elemento, uma letra qualquer. O número total de possibilidades diferentes para essa pessoa elaborar a senha é :
a) 7 800.
B) 7 650.
C) 7 190.
D) 6 540.
E) 6 630.
Resposta
E
Editado pela última vez por cajuADMIN em 05 Jun 2019, 11:03, em um total de 1 vez.
Razão:arrumar título (regra 4).
[tex3]\textrm{i)}[/tex3] O primeiro elemento deve ser um número múltiplo de [tex3]3[/tex3] dentre [tex3]2[/tex3] opções de preenchimento: [tex3]3\,\, \text{ou} \,\, 9.[/tex3] Para o segundo elemento, existem [tex3]5 \times 2 = 10[/tex3] opções, pois cada vogal pode ser maiúscula ou minúscula. Já para o terceiro elemento, tem-se [tex3]4[/tex3] opções de preenchimento [tex3](1, \, 3, \, 5, \, 7, \,\, \text{ou} \,\, 9), \,[/tex3] perceba que um desses números já foi utilizado anteriormente. Por fim, existem [tex3]51[/tex3] opções para o último elemento, já que se deve preenchê-lo com alguma letra do alfabeto diferente da vogal já utilizada anteriormente.
Estes casos são em número de [tex3]2 \times 10 \times 4 \times 51 = 4080 [/tex3]
[tex3]\textrm{ii)}[/tex3] O primeiro elemento deve ser [tex3]6[/tex3] ([tex3]1[/tex3] opção de preenchimento). Para o segundo elemento, existem [tex3]5 \times 2 = 10[/tex3] opções, pois cada vogal pode ser maiúscula ou minúscula. Já para o terceiro elemento, tem-se [tex3]5[/tex3] opções de preenchimento [tex3](1, \, 3, \, 5, \, 7, \,\, \text{ou} \,\, 9), \,[/tex3] perceba que aqui nenhum ímpar foi utilizado anteriormente. Por fim, existem [tex3]51[/tex3] opções para o último elemento, já que se deve preenchê-lo com alguma letra do alfabeto diferente da vogal já utilizada.
Estes casos são em número de [tex3]1 \times 10 \times 5 \times 51 = 2550 [/tex3]
A resposta é [tex3]4080 + 2550 = 6630.[/tex3]
"Como sou pouco e sei pouco, faço o pouco que me cabe me dando por inteiro."
É mais interessante dividir em casos esse problema. No primeiro caso, há apenas múltiplos de 3 que são ímpares no primeiro elemento. Já no segundo caso, há o múltiplo de 3 par no terceiro elemento, 6.
Isso acontece porque a quantidade de opções para o terceiro elemento depende de qual número múltiplo de 3 foi escolhido inicialmente. Caso tenhamos um múltiplo de 3 ímpar escolhido, teremos apenas 4 opções para o terceiro elemento. Mas caso tenha sido escolhido o número 6, teremos 5 opções.
Isso fica mais fácil de analisar dividindo em casos como foi feito acima. Entende?
"Como sou pouco e sei pouco, faço o pouco que me cabe me dando por inteiro."
Para entrar na sala da diretoria de uma empresa é preciso abrir dois cadeados. Cada cadeado é aberto por meio de uma senha. Cada senha é constituída por 3 algarismos distintos. Nessa condições, o número máximo de tentativas para abrir os cadeados...
Para entrar na sala da diretoria de uma empresa é preciso abrir dois cadeados. Cada cadeado é aberto por meio de uma senha. Cada senha é constituída por 3 algarismos distintos. Nessa condições, o número máximo de tentativas para abrir os cadeados...
Os clientes de um banco devem escolher uma senha, formada por [tex3]4[/tex3] algarismos de [tex3]0[/tex3] a [tex3]9[/tex3], de tal forma que não haja algarismos repetidos em posições consecutivas (assim, a senha “[tex3]0120[/tex3]” é válida, mas...
Em uma empresa, o acesso a uma área restrita é feito digitando uma senha que é mudada diariamente. Para a obtenção da senha, utiliza-se uma operação matemática [tex3]''\# ''[/tex3] definida por [tex3]a\#b = 4a (a+2b).[/tex3]
A senha a ser digitada é...
Boa tarde pessoal...
Aproveitando a oportunidade, fiz essa questão mas não sei se estou errado. O gabarito diz ser 1/19520 mas eu achei 1/19250. Segue a questão
"Necessita-se identificar uma senha composta de cinco elementos distintos, sendo, cada...
Analise a figura. A estimativa da medida da altura da montanha representada na figura é A) 1356 m. B) 1464 m. C) 1489 m. D) 1512 m. E) 2563 m. Use √ 3= 1,7
Eu fiz essa prova nesse domingo. O gabarito traz a B) como correta, mas eu cheguei...
Que questão esquisita, porque o seu raciocínio está certo, mas o dado que eles dão que [tex3]\sqrt{3}=1,7[/tex3] quebra o resultado por completo. Tipo, se fosse pra utilizar 1,73 a resposta daria 1465, muito próximo do gabarito 1464, mas quando se...