• 🔴 [ENEM 2025 PPL Live 05] Matemática - Resolução de 156 até 160
  • 🔴 [ENEM 2025 PPL Live 04] Matemática - Resolução de 151 até 155
  • 🔴 [ENEM 2025 PPL Live 03] Matemática - Resolução de 146 até 150
  • 🔴 [ENEM 2025 PPL Live 02] Matemática - Resolução de 141 até 145
  • 🔴 [ENEM 2025 PPL Live 01] Matemática - Resolução de 136 até 140
  • 🔴 [ENEM 2025 Belém Live 09] Matemática - Resolução de 176 até 180

Física IForça de atrito atuando como força centrípeta na curva Tópico resolvido

Mecânica: Estática e Dinâmica
legislacao Offline
Ultimate
Agradeceu: 509 vezes
Agradeceram: 62 vezes
Jun 2019 10 16:40

Força de atrito atuando como força centrípeta na curva

Mensagem por legislacao »

Eu sei que quando a força de atrito faz o papel de força centrípeta numa curva, a velocidade máxima sem derrapar está relacionada ao mi estático máximo.

Porém eu também aprendi que, para o corpo sair do repouso, é necessário vencer o mi estático, e assim que o corpo saiu do repouso, existe somente o mi dinâmico, que tem valor único. Dessa forma, não entendo como a velocidade máxima na curva esta ligada ao mi estático e não ao mi dinâmico. Claro, eu entendo que pode haver o mi estático durante o movimento caso o veículo esteja freando, porém não é o caso. Em qual parte do raciocínio estou errando?
Augustus Offline
2 - Nerd
Agradeceu: 39 vezes
Agradeceram: 67 vezes
Jun 2019 11 00:32

Re: Força de atrito atuando como força centrípeta na curva

Mensagem por Augustus »

O atrito dinâmico existe quando um corpo está deslizando/escorregando em uma superfície. Um corpo pode estar em movimento e sofrendo a ação do atrito estático. Quando um carro anda normalmente, por exemplo, o que existe é o atrito estático (pois o corpo está em movimento, mas não está deslizando). Essa é uma parte conceitual geralmente aprendida de forma errada: atrito dinâmico não se refere ao movimento em si, mas ao deslizamento/escorregamento. O atrito estático se refere a corpos que não estão deslizando, podendo estar ou não em movimento.

Assista a esse vídeo para entender melhor: https://youtu.be/5Bkq17qozMs
Editado pela última vez por Augustus em 11 Jun 2019, 00:35, em um total de 1 vez.
Responder