Bloqueador de anúncios detectado: Nosso site é possível exibindo anúncios online para nossos visitantes. Por favor, considere nos apoiar desativando seu bloqueador de anúncios em nosso site.
Uma partícula move-se ao longo de uma circunferência de raio igual a [tex3]1,0m[/tex3] e, num certo instante, quando ela passa por um ponto [tex3]A,[/tex3] sua aceleração vetorial [tex3]\vec{a}[/tex3] tem módulo [tex3]20m/s^2[/tex3] e orientação conforme representa a figura abaixo. Sabendo que [tex3]sen \theta=0,60[/tex3] e [tex3]cos \theta=0,80[/tex3], aponte a alternativa que traz o valor correto da relação entre o módulo da componente tangecial de [tex3]\vec{a}[/tex3] e o módulo da velocidade da partícula no ponto [tex3]A[/tex3], em [tex3]s^{-1}:[/tex3]
componente tangencial da aceleração: [tex3]a_t=a.cos\theta\rightarrow\,a_t=20.0,6=1,2m/s^2[/tex3]
componente radial: [tex3]1,6m/s^2[/tex3]
a componente radial é a aceleração centrípeta: [tex3]a_r=\frac{v^2}{r}[/tex3], portanto [tex3]v=0,4m/s[/tex3] e a relação é [tex3]\frac{1,2}{0,4}=3[/tex3]
Editado pela última vez por Thales Gheós em 10 Out 2008, 16:00, em um total de 1 vez.
Uma estação espacial possui uma forma cilíndrica, de raio [tex3]750 m[/tex3]. A estação gira em torno do eixo central de simetria de modo a simular um ambiente de aceleração de valor igual ao da aceleração da gravidade,[tex3]g[/tex3], na vizinhança...
Um cubo se encontra em equilíbrio apoiado em um plano inclinado, conforme mostra a figura. Identifique a melhor representação da força que o plano exerce sobre o cubo. Resposta: Eu não porque a resposta é essa. Expliquem-me, por favor.
Ok, agora entendi direito... já que o bloco está parado então a resultante tem que ter o mesmo módulo, direção e sentido oposto do peso. Logo, independe da inclinação do plano - oq estava me confundindo antes.
Boa questão.
Mas uma ajudinha...
Que formula eu devo usar para essa equação?
Duas forças agem sobre um mesmo ponto material, no mesmo plano em direção perpendiculares entre si. Uma das forças possui intensidade igual a 50N e a outra 120N. Qual deve ser o valor...
Mostre que o momentum angular de uma partícula de massa m se movendo com velocidade v em uma circunferência de raio r e v = const. é também uma constante.