Bloqueador de anúncios detectado: Nosso site é possível exibindo anúncios online para nossos visitantes. Por favor, considere nos apoiar desativando seu bloqueador de anúncios em nosso site.
“Beber é mal, mas é muito bom.”
FERNANDES, Millôr. Mais! Folha de S. Paulo, 5 ago. 2001, p. 28.
A palavra “mal”, no caso específico da frase de Millôr, é:
a) adjetivo.
b) substantivo.
c) pronome.
d) advérbio.
e) preposição.
Resposta
Letra B
DÚVIDA: Fiquei sem entender a questão, porque dessa ser a alternativa correta?
Essa questão causou polêmicas entre alguns internautas, mas veja a explicação que achei e considerei correta :
Você poderia transformar o sentido da frase para a seguinte : Beber é um mal, mas é um mal bom,ou seja, caso você faça uma análise mais minuciosa e interpretativa, verá que ele se classifica como substantivo, mas não fica claro visto que o autor omitiu o artigo.
Caso queira uma explicação bem mais aprofundada, visite o site :https://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotid ... 200206.htm
Abraços!!
Siga em frente, você só falhará se parar de tentar !!
Era um sonho dantesco... o tombadilho
Que das luzernas avermelha o brilho.
Em sangue a se banhar.
Tinir de ferros... estalar de açoite...
Legiões de homens negros como a noite,
Horrendos a dançar...
"O furor causado pelo atraso dos artistas causou, em toda a plateia, uma reação impressionante." Sobre este período, não se pode dizer que a) são substantivos "furor" e "atraso". b) a expressão "dos artistas" é modificador nominal. c) o termo...
De linguagem acessível e envolvente, o livro é permeado por referências a filmes, livros de divulgação científica, notícias de grande destaque e artigos científicos.
"De linguagem acessível e envolvente, o livro é permeado por referências a filmes, livros de divulgação científica, notícias de grande destaque e artigos científicos."
Todas as palavras em negrito são adjetivos. Se você observar, pode...
A palavra sublinhada em “Durante toda a história da humanidade, a passagem do tempo sempre foi vista com um misto de fascínio e terror” pertence à mesma classe gramatical da palavra sublinhada em:
A palavra "final" se refere à derrota, que é um substantivo, logo, "final" é um adjetivo.
A palavra "enquanto" é uma conjunção. O único advérbio está na letra A. Acho que dá pra argumentar que "sempre" é de modo também, mas não acho que o tipo...
A minha pergunta pode parecer trivial mas gostaria de saná-la:
Por que no Sistema de Numeração Decimal (sistema hindu-arábico) as classes são formadas por 3 ordens, ou seja, vão até as centenas? O que motivou o hindus a escolher esse modelo sendo...
Volto a dizer que acredito que seja por questão de comodidade, dividindo os números em classes fica mais fácil a leitura e organização, mas o motivo de serem 3 ordens em cada classe...talvez seja porque com um numero baixo de ordens em cada classe...