Bloqueador de anúncios detectado: Nosso site é possível exibindo anúncios online para nossos visitantes. Por favor, considere nos apoiar desativando seu bloqueador de anúncios em nosso site.
Problemas sobre assuntos estudados no Ensino Médio que você obteve durante seu estudo de Ensino Médio.
Se o problema for de Vestibular, poste-o no fórum Pré-Vestibular
acredito que seja um ponto qualquer ,pois no problema não diz nada .alias, problema esse envolvendo incírculo mixtilinear muito parecido com aqueles problemas de inversão de pólo que voce respondeu.
Editado pela última vez por geobson em 21 Jul 2019, 15:37, em um total de 1 vez.
olha, eu acho que M é arbitrário, mas eu não estou conseguindo fazer para o caso geral, vou fazer assumindo que ele é ponto médio. Se depois eu encontrar alguma coisa eu tento fazer pro M arbitrário:
Se [tex3]M[/tex3] for o incentro de [tex3]\Delta ABC[/tex3]
então do teorema do incentro: [tex3]\frac{MB}{MD} = \frac{a+c}{b} \iff \frac{BD}{MD} = \frac{a+b+c}b \iff MD = \frac{b}{2p} \cdot BD = \frac b{2p} \cdot \frac{2ac \cdot \cos \frac{B}2}{a+c}[/tex3]
de onde [tex3]MB = \frac{ac \cos \frac{B}2}{p}[/tex3]
sabemos que [tex3]EM = EA = EC = \frac{\frac b2}{\cos \frac B2} = \frac b{2\cos \frac B2}[/tex3]
usando por fim a relação não tão comum: [tex3]ac \cos^2 \frac B2 = p(p-b)[/tex3]
chegamos que [tex3]\frac{MB}{ME} = \frac{2(p-b)}b \iff \frac{6}{1 + MD} = \frac{a+c - b}{b} = \frac{MB}{MD} -1[/tex3] [tex3]\frac6{1+x} = \frac6x -1 \iff x=2[/tex3]
parece dificil generalizar isso, acho que talvez usando que PQ [e polar de B e pensando na divisão harmônica da secante BM em relação ao incírculo saia alguma coisa, mas precisa de algo a mais ainda
Editado pela última vez por Auto Excluído (ID:12031) em 21 Jul 2019, 17:14, em um total de 1 vez.
estou pensando em usar o fato de que [tex3]PQ[/tex3] é polar de [tex3]B[/tex3] em relação ao incírculo mixtilíneo:
isso implica que ela divide a secante [tex3]BM[/tex3] harmonicamente (teorema 8 do meu tópico de pólos e polares) e depois brincar com as potências dos pontos.
Então veja sejam [tex3]X[/tex3] e [tex3]Y[/tex3] os encontros de [tex3]BM[/tex3] com o incírculo com [tex3]X[/tex3] mais próximo de [tex3]B[/tex3] do que [tex3]Y[/tex3].
Como [tex3]BM[/tex3] é secante temos então [tex3]\frac{MX}{MY} = \frac{BX}{BY}[/tex3]
o que parece ajudar bastante o proble é incluir [tex3]ME[/tex3] ai no meio
Seja [tex3]\Delta ABC[/tex3] com circuncentro [tex3]O[/tex3], incentro [tex3]I[/tex3], pontos médios dos arcos menores [tex3]AB,AC[/tex3] e [tex3]BC[/tex3] são [tex3]M_C,M_B[/tex3] e [tex3]M_A[/tex3]. Chama-se de [tex3]A-[/tex3] incírculo...
Galera que ama a geometria plana como eu amo, por favor me ajudem a sanar uma dúvida cruel ,
pessoal neste site de matemática que estava visitando , há uma demonstração de colinearidade envolvendo incírculo mixtilinear.
a demonstração é feita por...
Da homotetia entre os dois círculos pelo ponto de contato o encontro da reta [tex3]PT[/tex3] com o circuncírculo de [tex3]\Delta ABC[/tex3] é o ponto médio do arco [tex3]AB[/tex3].
(conforme demonstrado no tópico do Incírculo...
O círculo em verde é o [tex3]A-incírculo \ Mixtilinear [/tex3], [tex3]T[/tex3], [tex3]U[/tex3] são pontos de tangência, [tex3]AT=AU=t[/tex3]. [tex3]BC=a, CA=b[/tex3] e [tex3]AB=c[/tex3]. Prove que [tex3]t=\frac{2bc}{a+b+c}[/tex3] e...
Sabemos do item 2 daqui que [tex3]TU[/tex3] é perpendicular à bissetriz interna do [tex3]\triangle ABC[/tex3] pelo vértice [tex3]A[/tex3] e que o incentro [tex3]I[/tex3] do [tex3]\triangle ABC[/tex3] é ponto médio de [tex3]TU[/tex3].